Pesquisar
Close this search box.

MP/RO

Para evitar riscos à saúde e ao meio ambiente, MPRO recomenda novos estudos antes da construção de cemitério em União Bandeirantes

MP/RO

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio da 17ª Promotoria de Justiça, recomendou nesta segunda-feira (9/9) a suspensão imediata da licença ambiental para a construção de um cemitério no distrito de União Bandeirantes, em Porto Velho.

A recomendação foi direcionada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA), após serem identificados vícios e impropriedades no processo de licenciamento.

Chuva e lençol freático

Moradores da área destinada ao cemitério relataram ao MPRO falhas nos laudos de estudo de solo, especialmente por não incluírem análises durante o período chuvoso, o que poderia comprometer a qualidade dos resultados. Em resposta, o Núcleo de Análises Técnicas do MPRO (NAT) elaborou parecer técnico que apontou uma série de irregularidades, indicando que praticamente todos os documentos que instruem o processo de licenciamento ambiental possuem impropriedades que comprometem seu conteúdo.

Novos estudos

Desse modo, o MPRO recomendou que a SEMA suspenda a Licença Ambiental de Instalação emitida para o cemitério e refaça os estudos necessários, eliminando as falhas identificadas pelo NAT. Além disso, foi solicitado que todos os documentos sejam analisados com rigor antes de qualquer nova deliberação sobre a concessão de licença.

A Secretaria Municipal de Resolução Estratégica de Convênios e Contratos (SEMESC) também recebeu orientações do MPRO para adotar medidas necessárias ao refazimento dos documentos com vícios, conforme indicado pelo NAT. Até que a SEMA reavalie a licença de instalação seguindo os preceitos legais, a SEMESC deve se abster de qualquer ato que leve ao início das obras.

Direitos protegidos

O MPRO atua na fiscalização e aplicação das normas que visam proteger o meio ambiente e a saúde pública. A construção de cemitérios, como serviço público relevante, deve seguir rigorosos padrões ambientais para evitar riscos à saúde da população.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MP/RO

MPRO lança portal para aposentados da Instituição

Publicados

em

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) lançou nesta segunda-feira (9/12) o Portal do Aposentado, uma plataforma digital voltada para membros, servidores aposentados e pensionistas. O objetivo é facilitar o acesso a serviços e informações, além de fortalecer o vínculo com aqueles que já contribuíram para a instituição.

Funcionalidades

O portal, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação, está disponível no site oficial do MPRO e reúne diversas ferramentas de uso cotidiano, como emissão de contracheques, declarações de rendimentos, acesso ao sistema de auxílio-saúde (PASS) e ao recadastramento previdenciário do Iperon. Também estão disponíveis o Diário Oficial do MPRO, notícias institucionais, homenagens a aniversariantes, informações históricas no memorial da instituição e links para associações de classe e requerimentos.

Integração e acolhimento

A plataforma foi desenvolvida sob determinação do Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, que atendeu a um pedido da Associação do Ministério Público (Ampro), e tem como foco ampliar a integração e o sentimento de pertencimento entre os aposentados e pensionistas do MPRO. Além disso, o portal busca tornar mais ágil a identificação e a solução de demandas dessa comunidade.

Fortalecimento de vínculos

Ao lançar o Portal dos Aposentados, o MPRO reforça seu compromisso com a valorização e o acolhimento de seus ex-colaboradores. A iniciativa busca reconhecer o trabalho de quem contribuiu para o fortalecimento da instituição ao longo dos anos, garantindo que continuem conectados e amparados.

O direito ao acesso a informações e serviços é essencial para a inclusão digital e cidadania. O MPRO segue atuando na defesa desses princípios, promovendo iniciativas que assegurem o bem-estar de todos que fazem parte de sua história.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA