Pesquisar
Close this search box.

TJ RO

Parceria entre Judiciário e Estado forma professores para práticas restaurativas

TJ RO

Projeto capacita a comunidade escolar para lidar com os desafios do cotidiano de forma empática e colaborativa

 Professores na sala de formação.

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), por meio da Escola da Magistratura e em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou, em novembro, uma capacitação do projeto ASAS. A iniciativa busca implementar práticas restaurativas nas escolas públicas estaduais, com o objetivo de transformar o ambiente escolar em um espaço mais acolhedor, inclusivo e cooperativo, promovendo a cultura de paz por meio de soluções inovadoras para a resolução de conflitos.

Por meio de práticas restaurativas, o projeto capacita a comunidade escolar, (professores/as, gestores/as e colaboradores/as) a lidar com os desafios do cotidiano de forma empática e colaborativa. Essa abordagem fortalece as relações interpessoais, incentiva a resolução construtiva de conflitos e contribui para o desenvolvimento de uma cultura de respeito e apoio mútuo, essencial para a formação de cidadãos conscientes e preparados para uma convivência pacífica.

A facilitadora e instrutora Wídia Paiva destaca que o projeto tem um impacto profundo e transformador para toda a comunidade escolar, pois cria condições para que os alunos(as) desenvolvam uma cidadania ativa e responsável, capacitando-os a participar de maneira positiva na sociedade. 

Facilitadoras em Justiça Restaurativa

Para Wídia, a formação de professores e gestores escolares é um passo fundamental para que as práticas restaurativas criem um  cotidiano de convivência saudável e acolhedora, que por muitas vezes pode transcender os muros das escolas.

“Com essa abordagem, os estudantes não estão apenas sendo preparados para alcançar o sucesso acadêmico, mas estão aprendendo habilidades essenciais para a vida em sociedade, como empatia, responsabilidade e colaboração”, destaca a facilitadora. 

Durante o mês de outubro, o projeto Asas, deu início às atividades e as primeiras unidades a receberem essa iniciativa foram a Escola Flora Calheiros Cotrin e a Escola Capitão Cláudio Manoel da Costa. 

Na formação os(as) profissionais das escolas selecionadas foram capacitados(as) com ferramentas e práticas essenciais para aplicar e desenvolver a justiça restaurativa no cotidiano escolar. Cada escola foi orientada a criar e implementar um projeto específico, com acompanhamento contínuo para avaliar e ajustar o impacto das práticas restaurativas em seus contextos.

Para o professor e participante Gustavo Leitão, a iniciativa da Emeron colabora para a atuação dos educadores, com a construção de ambientes mais sadios, seguros, confortáveis e sem a intervenção e mobilização de outros órgãos, como o Judiciário ou a Polícia Militar.

“A formação se tornou essencial depois de conhecermos toda a teoria, toda a metodologia e todos os horizontes que ela vai nos possibilitar daqui em diante”, destacou Gustavo.

 A foto mostra os professores que fizeram a formação pousando para uma foto no final do curso.

 Assessoria de Comunicação Institucional

com informções da Emeron

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TJ RO

TJ do Amazonas concede medalha do mérito ao presidente do TJRO

Publicados

em

54215181103 3a0642ff0f c 1

Uma solenidade no auditório do Tribunal de Justiça do Amazonas marcou, nesta quinta-feira, 19, a outorga de medalhas e diplomas do mérito do Estado do Amazonas a membros do Poder Judiciário e autoridades de diversos segmentos. O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho foi um dos homenageados com a honraria amazonense. 

A outorga ao presidente do TJRO se deu por reconhecimento de seus méritos reconhecidos pelo Conselho de Medalhas do Tribunal de Justiça do Amazonas. A medalha foi entregue pela desembargadora presidente do TJAM, Nélia Caminha Jorge, que destacou a contribuição de todos os homenageados à Justiça. “Que essa medalha seja, além de uma distinção pessoal, um estímulo para que continuem a exercer suas funções com excelência”, desejou. 

 destaque medalhaTJAM 2024 1

Além do presidente do TJRO, a honraria, no Grau “Grande Mérito” foi concedida ao Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Flávio Dino de Castro e Costa (que foi representado no evento pela juíza Lidia de Abreu Carvalho); ao presidente do Superior Tribunal Militar, ministro Francisco Joseli Parente Camelo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), desembargador Carlos Alberto França; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, desembargador Waldir Leôncio Júnior; ao Procurador-Geral do Município de Manaus, Rafael Lins Bertazzo; à vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso, desembargadora Maria Erotildes Kneip; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Maranhão, desembargador José Ribamar Froz Sobrinho; à ministra Eliana Calmon Alves (representada pela juiza Lidia de Abreu Carvalho); à presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Célia Ferrari Longuini; ; e ao Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner.

Sobre a medalha

A condecoração foi criada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas por meio da Resolução n.º 49, de 21 de outubro de 1982, e se constitui na mais alta distinção honorífica da Corte, com a finalidade de laurear Membros da Magistratura que se destacaram no exercício de seus deveres constitucionais, cultura jurídica e produtividade, bem como as personalidades que tenham se distinguido pela notoriedade do saber jurídico e serviços relevantes prestados à Justiça Estadual.

Assista a solenidade

 

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA