Rondônia
Parceria entre Porto de Porto Velho e terminal peruano pode criar nova rota logística para Peru e China
Rondônia
O governo de Rondônia está no centro de uma potencial parceria estratégica com uma empresa peruana de transporte, logística, cadeia de suprimentos e armazenamento, e uma empresa de navegação chinesa, que pode abrir novas rotas logísticas entre o Brasil, Peru e China. Durante uma visita ao Porto de Porto Velho, na terça-feira (3), as duas instituições demonstraram interesse em conectar o terminal brasileiro ao Porto de Chancay, no Peru, que está em fase final de construção e tem inauguração prevista para o final deste ano.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa tem o potencial de impulsionar o desenvolvimento regional do estado. “A infraestrutura do terminal portuário de Porto Velho e sua dinâmica de operações de exportação e importação são fundamentais para fortalecer a parceria, transformando o estado em uma importante rota de ligação entre o continente asiático e da América do Sul”, ressaltou.
ROTA
O plano prevê a criação de uma rota que utiliza os rios Madeira, Amazonas e Solimões, passando pela fronteira aduaneira de Tabatinga, no Amazonas, até Pucallpa, no Peru. De lá, as cargas seguiriam por via terrestre até o Porto de Chancay, de onde seriam exportadas para a China, principalmente soja. No sentido inverso, a rota seria utilizada para a importação de fertilizantes.
O Porto de Porto Velho já realiza operações até Iquitos, no Peru, um trajeto de aproximadamente 20 dias. Com a nova rota, as cargas poderiam sair alfandegadas diretamente de Porto Velho para a China, ampliando a eficiência logística e fortalecendo a integração econômica entre Brasil e Peru, habilitando as importações e ampliando as exportações já existentes.
VIABILIDADE LOGÍSTICA
As empresas que serão responsáveis pela administração do terminal de alta capacidade em Chancay analisaram a viabilidade da rota e consideram o projeto promissor. O sub-gerente da empresa peruana, Juan Manoel Gonzales, destacou a localização geográfica privilegiada de Porto Velho. “O município de Porto Velho está localizado no centro da América do Sul e está ligado ao Peru por duas rotas. A primeira pelo Rio Madeira e Rio Amazonas, com a qual se chega a Iquitos e Pucallpa, e a segunda pela Rodovia Interoceânica ou Estrada do Pacifico.”
Ainda de acordo com o sub-gerente da empresa, que fica localizada no Sul do Peru, a inauguração do porto de Chancay modificará os fluxos de carga no Pacífico Sul porque seu tamanho permite receber navios de grande porte, que economizarão tempo de trânsito para cargas de toda a América do Sul. “É uma grande oportunidade para fortalecer a aproximação entre o Peru e o Brasil, que estão de costas voltadas para o Pacífico e o Atlântico respectivamente; assim, Porto Velho é o ponto de encontro”, explicou.
INFRAESTRUTURA
Durante a visita, os dirigentes do Porto de Porto Velho apresentaram à comitiva a infraestrutura do terminal portuário, a capacidade de movimentação de cargas, além da dinâmica das operações de exportação e importação. Cada barcaça pode transportar até 2 mil toneladas de soja, e um comboio com 20 barcaças pode movimentar até 40 mil toneladas por viagem. O Porto de Porto Velho, que está em vias de completar 50 anos, também possui áreas disponíveis para arrendamento e construção de novas instalações, oferecendo segurança jurídica para os investidores.
O diretor-presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (Soph), empresa que administra o Porto de Porto Velho, Fernando Parente destacou que, “a parceria pode transformar o Porto de Porto Velho em um importante elo na cadeia logística que conecta a América do Sul à Ásia, oferecendo alternativas mais rápidas e eficientes para o comércio internacional.”
CONSOLIDAÇÃO DE PARCERIA
O sub-gerente da empresa peruana salientou que, os principais desafios são infraestruturais e regulamentares. “É como se estivéssemos falando de hardware e software. O que a infraestrutura física implica é muito avançado. A infraestrutura rodoviária entre Peru e Brasil é completa, mas são necessários pontos de transferência de carga em áreas próximas à fronteira. Do ponto de vista regulatório, é necessário aumentar o número de caminhões que transitam na fronteira, para que através do aumento da oferta, as taxas de frete sejam reduzidas. Também é necessário flexibilizar os procedimentos sanitários para facilitar o trânsito internacional, além de aspectos aduaneiros que agilizam a passagem na fronteira.”
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
Rondônia
Governo de RO inaugura Centro Integrado de Operações em Ji-Paraná
O governo de Rondônia entregou, oficialmente, o Centro Integrado de Operações II (Ciop-II), localizado nas instalações do 2º Batalhão da Polícia Militar, em Ji-Paraná. A cerimônia aconteceu na sexta-feira (20). A iniciativa, da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), tem como objetivo centralizar os atendimentos de emergência e urgência realizados pelos números 190 e 193, otimizando os serviços de segurança pública em diversos municípios da região Central e Cone Sul do estado.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a nova unidade é mais um avanço no fortalecimento da segurança pública no estado. “Estamos investindo em tecnologia, capacitação de pessoal e integração das forças de segurança, a fim de proporcionar um atendimento mais rápido e eficiente às comunidades”, salientou.
ESTRUTURA E OPERAÇÃO
O Ciop-II conta com modernas instalações, que incluem uma sala de coordenação, datacenter, uma central de atendimento com capacidade para quatro atendentes por turno e um supervisor, além de uma sala destinada ao videomonitoramento e despacho integrado de equipes da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) e Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO). Os atendimentos compreendem o uso de sistemas tecnológicos como o Sistema Interact e o Sistema Integrado de Segurança (Siseg), ferramentas essenciais para coordenar as ações de emergência na região.
IMPACTOS
Desde o início das operações, em setembro, o Centro Integrado de Operações-II já registrou números expressivos. Entre 2 de setembro e 16 de dezembro foram atendidas 12.988 ligações, criados 3.299 protocolos no Siseg, e realizadas 2.951 ações de despacho de equipes. Além disso, as forças de segurança apreenderam 15 armas de fogo e recapturaram 30 foragidos.
O secretário de Segurança, Felipe Bernardo Vital, ressaltou os benefícios do novo Ciop para as forças de segurança e sociedade. “Com o Ciop-II, estamos avançando na modernização e integração das nossas operações. Esse Centro é mais do que uma estrutura física, é um símbolo do comprometimento do governo com a segurança pública e a eficiência do atendimento à população.”
INVESTIMENTOS E RESULTADOS
O projeto do Centro Integrado de Operações-II recebeu um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão, que abrangeu reformas, aquisição de equipamentos tecnológicos, como telas côncavas e sistemas de videomonitoramento, e a contratação de novos prestadores de serviço voluntário. Os esforços buscam replicar o modelo de sucesso já implementado no Ciop de Porto Velho, promovendo um atendimento mais humano e ágil.
Com a inauguração do CIOP-II, Ji-Paraná e municípios vizinhos passam a contar com uma estrutura de segurança pública robusta e eficiente, fortalecendo a ordem pública e a defesa social na região.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Polícia7 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte7 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE
-
Esporte7 dias atrás
Fifa revela vencedores do Prêmio The Best em evento de gala no Catar
Você precisa estar logado para postar um comentário Login