Eleições
Pesquisa aponta Léo quase 15 pontos à frente de Mariana no 2º turno
Eleições
Instituto Amazônia de Pesquisas (IAP) ainda demonstra alta rejeição da candidata de Hildon Chaves (UB) em quase 60% dos entrevistados
Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Amazônia de Pesquisas (IAP) no último domingo (13), dá uma dimensão de quanto há uma virada em curso no 2º turno nas eleições municipais em Porto Velho.
O levantamento, que está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RO-04161/2024, ouviu 650 pessoas entre os dias 08 a 10 de outubro, e apurou que se o 2º turno da eleição fosse hoje, 52,8% dos entrevistados votariam no candidato do Podemos, Léo Moraes, enquanto 38,2% escolheriam Mariana Carvalho, do União Brasil.
Votos brancos ou nulos somariam 4,2%, enquanto não sabem foram 3,9% e aqueles que disseram que não vão votar, somaram apenas 0,8%.
Já nos votos válidos, que excluem votos brancos, nulos ou aqueles que não sabem e que são computados no resultado final, Léo Moraes (Podemos) soma 58% contra 42% de Mariana Carvalho (UB).
Quando perguntado aos entrevistados em QUEM ELES NÃO VOTARIAM DE JEITO NENHUM, há uma inversão negativa de percentuais: a rejeição de Mariana Carvalho (União Brasil) é de 58,4%, enquanto Léo Moraes (Podemos) tem 38,2%, enquanto aqueles que não souberam responder somaram apenas 3,3%.
A pesquisa tem um intervalo de confiança de 95%, ou seja: ela tem 95% de chances de demonstrar a realidade para as eleições deste ano, com uma margem de erro de 3,8% para mais ou para menos.
O levantamento foi contratado pela C. Gomes Marketing e está sob responsabilidade do estatístico Ricardo da Costa Lima, que tem o registro 9583 (Conre).
Eleições
Léo agradece à população de Porto Velho pelos 135 mil votos conquistados no 2º turno
Representante do Podemos teve 56,18% dos votos válidos
Ainda no final da tarde do último domingo (27), Porto Velho já conhecia o seu novo prefeito a partir do dia 01 de janeiro de 2025: Léo, do Podemos, foi eleito com 56,18% do total ou 135.118 votos válidos. Bem à frente de sua adversária, Mariana Carvalho (União Brasil), que teve 43,82% ou 105.406 votos.
Com a notícia já consolidada, Léo participou de uma carreata no Espaço Alternativo da cidade, além de subir em um trio elétrico para agradecer a todos que depositaram confiança nele para administrar a cidade pelos próximos quatro anos:
“Graças a Deus foi muito bonito, mas eu quero lembrar porquê a gente ganhou. Nós fizemos sim, aliança. Tivemos duas grandes alianças e essas eu não abro mão: tivemos Deus na frente e o povo de Porto Velho. Obrigado! Agora o trabalho vai começar e daqui em diante” , afirmou ele.
Que prosseguiu: “Esse foi o maior recado que Porto Velho quer a mudança. Minha gratidão a todos que não acreditaram em tantas fake news. Sem dúvida esse segundo turno foi marcado como o mais sujo da história, fizeram de tudo, mas o povo deu o recado”.
Já nesta segunda-feira (28), Léo deu entrevistas em programas ao vivo e a agenda segue nesta terça (29) com outra participação, agora no programa A Voz do Povo, apresentado pelo jornalista Arimar Souza de Sá, na Rádio Caiari.
Texto: Felipe Corona
Fotos: Robert Alves
-
Polícia7 dias atrás
OPERAÇÃO FORÇA TOTAL: POLÍCIA MILITAR PRENDE SUSPEITO DE ROUBO DURANTE AÇÃO EM NOVA LONDRINA
-
Polícia7 dias atrás
JI-PARANÁ – ENCERRAMENTO DO ESTÁGIO DE PRIMEIRO INTERVENTOR EM CRISES POLICIAIS É MARCADO POR SOLENIDADE
-
Rondônia4 dias atrás
Obras de capa asfáltica estão em andamento na RO-473 entre Teixeirópolis e Urupá
-
Polícia4 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR CUMPRE MANDADOS DE PRISÃO EM ROLIM DE MOURA E PARECIS
-
Rondônia4 dias atrás
Obras de manutenção predial em unidades de segurança do estado são entregues pelo governo de RO
-
Rondônia4 dias atrás
Ação para conscientização de condutores sobre mistura de álcool e direção é realizada pelo Detran-RO, em Porto Velho
-
TJ RO4 dias atrás
TJRO divulga nomes de desembargadores presidente das câmaras julgadoras
-
Esporte5 dias atrás
Paulinho curte show em SP enquanto negociação com Palmeiras avança