Pesquisar
Close this search box.

Pimentel se nega a permutar Ilusões por votos com moradores de áreas urbanas em litígio

Porto Velho possui 25 mil imóveis pendentes de regularização em 12 bairros

– “Eu me recuso, definitivamente, a praticar escambo ou permuta de ilusões e mentiras pelo voto do eleitor. E desautorizo qualquer um de meus amigos e colaboradores a fazê-lo. Como haverei de construir uma cidade melhor para todos apoiado em alicerces falsos?” Com estas palavras, o candidato a prefeito Williames Pimentel (MDB – 15) abriu a reunião com moradores das ocupações “Terra Prometida” e “Planalto II” para discutir a possibilidade de apoio do futuro prefeito à regularização imobiliária dos lotes que ocupam, alguns há mais de dez anos.

Conforme havia se comprometido com as lideranças dos moradores, Pimentel convocou a manifestação técnica de especialistas em regularização fundiária vinculados à campanha. E ainda incorporou ao encontro a participação do experiente “Eustáquio do INCRA” – Eustáquio Chaves Godinho, técnico federal com quase 50 anos de atuação no INCRA – para apresentação de um quadro real da situação que envolve quase 25 mil moradias em pelo menos 12 bairros. Os técnicos comprovaram o acerto do compromisso com a verdade defendido por Pimentel. Muitas dessas famílias estão, há décadas, sendo vítimas desses mercadores de ilusão que aparecem a cada eleição.

“O resultado” – lembra Eustáquio Godinho – tem sido sempre decepção e desalento, como ocorreu com muitas das famílias que receberam escrituras de suas moradias em administrações passadas e se frustraram ao tentar registrá-las em cartório. Não foi possível, porque as áreas já possuíam escrituras públicas anteriores em nome de terceiros. “Por isso é preciso cuidado” – lembra Pimentel, que se comprometeu a adotar o que tem faltado na Prefeitura ao longo do tempo: atitude.

Já a partir dos primeiros dias de sua administração, Pimentel vai orientar a força tarefa da regularização fundiária que terá sido constituída ainda no período de transição para que seja buscada, de imediato, a parceria com o INCRA e, ao mesmo tempo, fazer o levantamento de cada demanda judicial. “Nós vamos trabalhar com a verdade – disse ele, ao lembrar que o que se consegue com a mentira é apenas mais mentira. Vamos estudar caso a caso e apresentar soluções. Existem áreas de ocupação irregular que foram, inclusive, adquiridas – e pagas – pelo Governo do Estado. Vamos buscar a sua incorporação ao patrimônio da Prefeitura e, dentro do que estabelece a legislação, regulamentar a documentação de cada moradia”.

– “Se pretendemos construir uma cidade melhor para todos, um dos pontos de partida deverá ser a regularização da atual área urbana do município. Vamos estudar o projeto do novo plano diretor já enviado à Câmara e buscar, se possível, sua adequação com base em critérios técnicos, de forma a ampliar a zona urbana e encontrar maiores facilidades para incorporar as áreas irregulares ao patrimônio da Prefeitura. Precisamos oferecer condições de acesso a financiamento público para melhoria e reforma dos imóveis, já que moradia digna é fundamental para a consolidação de nosso projeto, na certeza de que Saúde é Tudo!”.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Rondônia

Governo de RO inaugura Centro Integrado de Operações em Ji-Paraná

Publicados

em

Centro Integrado de Operações II (Ciop-II) está localizado nas instalações do 2º Batalhão da Polícia Militar, em Ji-Paraná

O governo de Rondônia entregou, oficialmente, o Centro Integrado de Operações II (Ciop-II), localizado nas instalações do 2º Batalhão da Polícia Militar, em Ji-Paraná. A cerimônia aconteceu na sexta-feira (20). A iniciativa, da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), tem como objetivo centralizar os atendimentos de emergência e urgência realizados pelos números 190 e 193, otimizando os serviços de segurança pública em diversos municípios da região Central e Cone Sul do estado.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a nova unidade é mais um avanço no fortalecimento da segurança pública no estado. “Estamos investindo em tecnologia, capacitação de pessoal e integração das forças de segurança, a fim de proporcionar um atendimento mais rápido e eficiente às comunidades”, salientou.

ESTRUTURA E OPERAÇÃO

O Ciop-II conta com modernas instalações, que incluem uma sala de coordenação, datacenter, uma central de atendimento com capacidade para quatro atendentes por turno e um supervisor, além de uma sala destinada ao videomonitoramento e despacho integrado de equipes da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) e Corpo de Bombeiros  Militar de Rondônia (CBMRO). Os atendimentos compreendem o uso de sistemas tecnológicos como o Sistema Interact  e o Sistema Integrado de Segurança (Siseg), ferramentas essenciais para coordenar as ações de emergência na região.

IMPACTOS 

Sala destinada ao videomonitoramento no CIOP II

Desde o início das operações, em setembro, o Centro Integrado de Operações-II já registrou números expressivos. Entre 2 de setembro e 16 de dezembro foram atendidas 12.988 ligações, criados 3.299 protocolos no Siseg, e realizadas 2.951 ações de despacho de equipes. Além disso, as forças de segurança apreenderam 15 armas de fogo e recapturaram 30 foragidos.

O secretário de Segurança, Felipe Bernardo Vital, ressaltou os benefícios do novo Ciop para as forças de segurança e sociedade. “Com o Ciop-II, estamos avançando na modernização e integração das nossas operações. Esse Centro é mais do que uma estrutura física, é um símbolo do comprometimento do governo com a segurança pública e a eficiência do atendimento à população.”

INVESTIMENTOS E RESULTADOS

O projeto do Centro Integrado de Operações-II recebeu um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão, que abrangeu reformas, aquisição de equipamentos tecnológicos, como telas côncavas e sistemas de videomonitoramento, e a contratação de novos prestadores de serviço voluntário. Os esforços buscam replicar o modelo de sucesso já implementado no Ciop de Porto Velho, promovendo um atendimento mais humano e ágil.

Com a inauguração do CIOP-II, Ji-Paraná e municípios vizinhos passam a contar com uma estrutura de segurança pública robusta e eficiente, fortalecendo a ordem pública e a defesa social na região.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA