Pesquisar
Close this search box.

Rondônia

Plataforma “Portal do Cidadão” que unifica os serviços ofertados no “Tudo Aqui” será lançada dia 28

Rondônia

“Portal do Cidadão” será uma plataforma  que integrará e unificará alguns serviços de interesse do cidadão

Para automatizar e tornar online os agendamentos, solicitações e outros serviços ofertados no “Tudo Aqui”, a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação – Setic em parceria com a Superintendência de Gestão de Gastos Públicos Administrativos – Sugesp, desenvolveu a Plataforma “Portal do Cidadão”. O lançamento acontecerá na próxima terça-feira, 28, em Porto Velho no Palácio Rio Madeira.

O “Portal do Cidadão” será uma plataforma que integrará e unificará serviços de interesse do cidadão como: os agendamentos de Carteira de Identidade (RG); do Passe Livre do idoso/portador de deficiências; Solicitação da CNH definitiva e mais outros 50 serviços prestados no Tudo Aqui. Além da realização de serviços como solicitações e acompanhamento de etapas de atendimento, o portal será canal direto de comunicação, como  informativos, campanhas e avisos relevantes.

A plataforma, atende ao Plano Estratégico de Rondônia em seu Eixo de Gestão Estratégica, que visa aumentar a eficiência e a qualidade da prestação do serviço público com o uso de tecnologia, integrando todos os serviços públicos acessados de forma remota pelo cidadão.

A gerente de projeto da Setic, Karine Santos, destacou que o “Governo Digital” é um resultado da transformação digital. “As instituições e grandes empresas estão vivendo esse movimento, o Governo de Rondônia acompanhando essa nova realidade, realiza ações inovadoras que modernizam e simplificam a relação do Poder Público com a sociedade”.

O diretor técnico da Setic, Maico Moreira, destacou que o desenvolvimento do portal é fruto de muita análise e planejamento. “A plataforma reflete o compromisso que o Poder Executivo Estadual tem com a população rondoniense, possibilitando por meio de procedimentos inovadores o atendimento das demandas e consequentemente, a melhoria e qualidade de vida dos cidadãos.

Conforme destacado, o Governo de Rondônia tem empregado esforços para aumentar a eficiência da qualidade da prestação do serviço público com o uso de tecnologia, conforme consignado no Plano Estratégico de Rondônia 2019-2023. O “Portal do Cidadão” é a mais nova solução do Governo de Rondônia que cumpre esse propósito.

PLATAFORMA ALPHA

Treinamento realizado com os atendentes das Instituições Estaduais

A Setic realizou uma série de treinamentos para dar suporte no cadastramento às instituições que possuem serviços voltados ao cidadão, com ações realizadas nas unidades do “Tudo Aqui”. 

As consultorias foram realizadas nas unidades dos municípios de Porto Velho, Rolim de Moura, Ji-Paraná e Ariquemes, contando com a participação de 56 agentes públicos. Também foram realizadas consultorias no Instituto de Identificação Civil e Criminal – IICC, Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia – Detran, Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes – DER, Sistema Nacional de Emprego – Sine, Programa de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon e a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas, tendo como finalidade orientar e auxiliar no uso da plataforma responsável pelo gerenciamento das cartas de serviços do Executivo Estadual – Sistema Alpha.

Após a conclusão das consultorias e treinamentos, a Setic apresentou o manual de cadastramento de serviços para auxiliar os gestores responsáveis pelo cadastramento de serviços no sistema.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Governo de RO inaugura Centro Integrado de Operações em Ji-Paraná

Publicados

em

Centro Integrado de Operações II (Ciop-II) está localizado nas instalações do 2º Batalhão da Polícia Militar, em Ji-Paraná

O governo de Rondônia entregou, oficialmente, o Centro Integrado de Operações II (Ciop-II), localizado nas instalações do 2º Batalhão da Polícia Militar, em Ji-Paraná. A cerimônia aconteceu na sexta-feira (20). A iniciativa, da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), tem como objetivo centralizar os atendimentos de emergência e urgência realizados pelos números 190 e 193, otimizando os serviços de segurança pública em diversos municípios da região Central e Cone Sul do estado.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a nova unidade é mais um avanço no fortalecimento da segurança pública no estado. “Estamos investindo em tecnologia, capacitação de pessoal e integração das forças de segurança, a fim de proporcionar um atendimento mais rápido e eficiente às comunidades”, salientou.

ESTRUTURA E OPERAÇÃO

O Ciop-II conta com modernas instalações, que incluem uma sala de coordenação, datacenter, uma central de atendimento com capacidade para quatro atendentes por turno e um supervisor, além de uma sala destinada ao videomonitoramento e despacho integrado de equipes da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) e Corpo de Bombeiros  Militar de Rondônia (CBMRO). Os atendimentos compreendem o uso de sistemas tecnológicos como o Sistema Interact  e o Sistema Integrado de Segurança (Siseg), ferramentas essenciais para coordenar as ações de emergência na região.

IMPACTOS 

Sala destinada ao videomonitoramento no CIOP II

Desde o início das operações, em setembro, o Centro Integrado de Operações-II já registrou números expressivos. Entre 2 de setembro e 16 de dezembro foram atendidas 12.988 ligações, criados 3.299 protocolos no Siseg, e realizadas 2.951 ações de despacho de equipes. Além disso, as forças de segurança apreenderam 15 armas de fogo e recapturaram 30 foragidos.

O secretário de Segurança, Felipe Bernardo Vital, ressaltou os benefícios do novo Ciop para as forças de segurança e sociedade. “Com o Ciop-II, estamos avançando na modernização e integração das nossas operações. Esse Centro é mais do que uma estrutura física, é um símbolo do comprometimento do governo com a segurança pública e a eficiência do atendimento à população.”

INVESTIMENTOS E RESULTADOS

O projeto do Centro Integrado de Operações-II recebeu um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão, que abrangeu reformas, aquisição de equipamentos tecnológicos, como telas côncavas e sistemas de videomonitoramento, e a contratação de novos prestadores de serviço voluntário. Os esforços buscam replicar o modelo de sucesso já implementado no Ciop de Porto Velho, promovendo um atendimento mais humano e ágil.

Com a inauguração do CIOP-II, Ji-Paraná e municípios vizinhos passam a contar com uma estrutura de segurança pública robusta e eficiente, fortalecendo a ordem pública e a defesa social na região.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA