Pesquisar
Close this search box.

Rondônia

PROJETO – Corregedor apresenta campanha “Declare seu Amor” a defensores de todo país

Rondônia

A campanha “Declare seu Amor”, que visa incentivar contribuições ao fundo dos Direitos da Criança e Adolescentes, por meio do direcionamento do imposto de renda do contribuinte, foi apresentada nesta sexta-feira, 26, pelo Corregedor-Geral da Justiça, desembargador José Jorge Ribeiro da Luz, em evento nacional que reúne defensores públicos de todo Brasil, em Porto Velho. Trata-se do Defensoria sem Fronteiras, promovido pelo Condege – Colégio Nacional dos Defensores Públicos – e pela Defensoria de Rondônia, com intuito de analisar processos de 3,6 mil pessoas presas nas unidades penais do Estado.

Na ocasião o corregedor se comprometeu em mobilizar os juízes da área das execuções penais para dar agilidade nas decisões aos processos analisados, dando vazão ao trabalho que 44 defensores estarão aplicados durante 2 semanas.

Reconheceu a importância do Mutirão, porém chamou a atenção dos defensores para o que considera um trabalho preventivo. A campanha “Declare seu Amor” abre a possibilidade aos doadores de deduzirem suas contribuições do Imposto de Renda (IR) em até 3%. “O imposto será pago do mesmo jeito, só que o contribuinte tem condições de escolher onde quer que seja empregado. E mais, pode fiscalizar de perto a aplicação”, destacou.

A juíza de direito Ana Valéria de Queiroz Santiago Zipparro, da 2ª Vara Cível e Juizado da Infância e da Juventude de Ji-Paraná, auxiliou o corregedor na apresentação. Para ela a campanha representa o verdadeiro sentido da democracia participativa em que o cidadão contribuinte pode direcionar a aplicação do seu IR para projeto existente no seu município ou no seu estado; é o caso da Apae e da Orquestra em Ação, projetos agraciados com os recursos do Fundo Municipal da Infância e Juventude de Ji-Paraná. “Temos que nos preocupar não mais com o futuro de nossos filhos, mas com os filhos que deixaremos para o futuro deste país”, disse a magistrada, referindo-se a importância de se investir em projetos sociais que apoiem a causa.

Os projetos sociais que serão custeados pelo Fundo serão selecionados em critérios definidos em edital publicado no Diário Oficial. A seleção é feita pelo Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente (Conedca). Os municípios que ainda não têm Fundo, podem registrá-los, inclusive com a ajuda das defensorias, conforme lembrou o defensor público-geral do Estado de Rondônia, Marcus Edson de Lima, que acolheu de imediato o projeto, colocando-se à disposição como parceiro. O mesmo apoio obtido pelos demais defensores do Condege, que se prontificaram a divulgar a cartilha que explica o passo a passo para a doação e abate do imposto.

Defensores sem Fronteiras

O evento dos defensores foi aberto oficialmente nessa quinta-feira, dia 25, na Escola Murilo Braga, e contou com a presença do presidente do TJRO, desembargador Walter Waltenberg. Convidado a discursar, chamou a atenção para a necessidade de se mudar a realidade do sistema penitenciário brasileiro. “Precisamos mudar o sistema penitenciário nacional que hoje apresenta ares medievais, este trabalho aqui é importantíssimo para o aperfeiçoamento do sistema penal”.

Autor / Fonte: TJ-RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Governo de RO inaugura Centro Integrado de Operações em Ji-Paraná

Publicados

em

Centro Integrado de Operações II (Ciop-II) está localizado nas instalações do 2º Batalhão da Polícia Militar, em Ji-Paraná

O governo de Rondônia entregou, oficialmente, o Centro Integrado de Operações II (Ciop-II), localizado nas instalações do 2º Batalhão da Polícia Militar, em Ji-Paraná. A cerimônia aconteceu na sexta-feira (20). A iniciativa, da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), tem como objetivo centralizar os atendimentos de emergência e urgência realizados pelos números 190 e 193, otimizando os serviços de segurança pública em diversos municípios da região Central e Cone Sul do estado.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a nova unidade é mais um avanço no fortalecimento da segurança pública no estado. “Estamos investindo em tecnologia, capacitação de pessoal e integração das forças de segurança, a fim de proporcionar um atendimento mais rápido e eficiente às comunidades”, salientou.

ESTRUTURA E OPERAÇÃO

O Ciop-II conta com modernas instalações, que incluem uma sala de coordenação, datacenter, uma central de atendimento com capacidade para quatro atendentes por turno e um supervisor, além de uma sala destinada ao videomonitoramento e despacho integrado de equipes da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) e Corpo de Bombeiros  Militar de Rondônia (CBMRO). Os atendimentos compreendem o uso de sistemas tecnológicos como o Sistema Interact  e o Sistema Integrado de Segurança (Siseg), ferramentas essenciais para coordenar as ações de emergência na região.

IMPACTOS 

Sala destinada ao videomonitoramento no CIOP II

Desde o início das operações, em setembro, o Centro Integrado de Operações-II já registrou números expressivos. Entre 2 de setembro e 16 de dezembro foram atendidas 12.988 ligações, criados 3.299 protocolos no Siseg, e realizadas 2.951 ações de despacho de equipes. Além disso, as forças de segurança apreenderam 15 armas de fogo e recapturaram 30 foragidos.

O secretário de Segurança, Felipe Bernardo Vital, ressaltou os benefícios do novo Ciop para as forças de segurança e sociedade. “Com o Ciop-II, estamos avançando na modernização e integração das nossas operações. Esse Centro é mais do que uma estrutura física, é um símbolo do comprometimento do governo com a segurança pública e a eficiência do atendimento à população.”

INVESTIMENTOS E RESULTADOS

O projeto do Centro Integrado de Operações-II recebeu um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão, que abrangeu reformas, aquisição de equipamentos tecnológicos, como telas côncavas e sistemas de videomonitoramento, e a contratação de novos prestadores de serviço voluntário. Os esforços buscam replicar o modelo de sucesso já implementado no Ciop de Porto Velho, promovendo um atendimento mais humano e ágil.

Com a inauguração do CIOP-II, Ji-Paraná e municípios vizinhos passam a contar com uma estrutura de segurança pública robusta e eficiente, fortalecendo a ordem pública e a defesa social na região.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA