Rondônia
Trabalhadores criam Fórum contra as reformas do Governo e organizam greve geral para esta sexta-feira em Rondônia (28)
Rondônia
Abson, presidente do Sindsef-Rondônia, enfatizou desde o inicio que esta ferramenta era imprescindível para o atual momento e outros que requeiram mobilização conjunta contra a retirada de direitos sociais e trabalhistas.
Com a compreensão de que para enfrentar as reformas do governo, em especial as da Previdência e trabalhista, as entidades representativas dos trabalhadores em Rondônia, unificando representações do setor privado e público das três esferas de governo, do campo e da cidade, buscaram unidade entre si e criaram o Fórum Permanente das Entidades dos Trabalhadores em Rondônia – FETRARON.
A iniciativa partiu do Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Rondônia – SINDSEF-, tendo como idealizador Abson Praxedes, atual presidente da entidade. A ideia surgiu em 09/03, quando o Sindsef discutia a mobilização contra o Projeto de Emenda Constitucional – PEC 287 – Reforma da Previdência. Abson defendeu, na ocasião, que o objetivo da estratégia contra a reforma não seria alcançado de forma isolada pelas entidades, já que tal reforma da PEC 287 atinge todos os trabalhadores, independente de ter vínculo ou não com empregador.
Sempre com a coordenação de Abson Praxedes, a primeira reunião ocorreu em 22/03, de lá para cá, outras quatro já foram realizadas, tendo o FETRARON sendo criado na segunda reunião em 06/04/2107, integrando inicialmente 12 (doze) entidades. Atualmente 27 entidades integram o Fórum.
Abson enfatizou desde o inicio que esta ferramenta era imprescindível para o atual momento e outros que requeiram mobilização conjunta contra a retirada de direitos sociais e trabalhistas. E que ainda o Fórum não nasce para medir forças com outras organizações, e sim unificar os trabalhadores, portanto, o Fórum não pertence à entidade A, B ou C, e sim do conjunto de entidades que o integram. E que para enfrentamentos que são comuns aos trabalhadores, deixa-se de lado o fato de uma entidade ser mais ou menos importante que outra. O Fórum já tem seu regimento próprio e com mandato anual, sua primeira direção ficou composta pelas seguintes entidades: Coordenador – SINDSEF, Vice-coordenador – SINDUR, Secretaria Geral – OAB/RO e Vice-secretária Geral – ASPOMENTRON.
Acompanhando orientações das entidades nacionais, o FETRARON deliberou um ato conjunto contra a PEC 287 – Reforma da Previdência, para o dia 28/04 com a seguinte programação: Concentração a partir das 8 horas na praça das 3 caixas d’água, com passeada a ser percorrida no seguinte trajeto: Av. Carlos Gomes, Av. Farquar, Av. 7 de Setembro, Av. Marechal Deodoro, Av. Carlos Gomes, Av. Campos Sales (ato no INSS), Rua Júlio de Castilho, Av. Carlos Gomes, retorno à praça das 3 caixas d’água.
O entendimento do FETRARON é que esta Reforma da Previdência rouba a “dignidade da pessoa humana” um dos fundamentos da nossa Constituição Federal, em especial quando adentrar à terceira idade.
Rondônia
Ação para conscientização de condutores sobre mistura de álcool e direção é realizada pelo Detran-RO, em Porto Velho
O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) realizou uma blitz educativa, em Porto Velho, como parte da campanha “Álcool e Direção”. A iniciativa, intitulada “Calma Vai de Boa”, reforça a importância de comportamentos responsáveis ao volante. Durante a ação, que aconteceu na quinta-feira (19), 95 condutores foram abordados e assistiram a um vídeo educativo que alerta sobre os perigos de dirigir sob efeito de álcool. O objetivo é conscientizar motoristas e promover mudanças de atitudes no trânsito para reduzir acidentes e salvar vidas.
O diretor da Escola Pública de Trânsito (EPTran), Welton Roney esclareceu que, “os trabalhos incluem orientação, prevenção e correção quando necessário. Em casos graves, como a identificação de condutores embriagados ou inabilitados, realizamos as medidas administrativas para evitar riscos à segurança de todos.”
Além do foco no álcool e direção, a blitz também corrigiu outras irregularidades no momento da abordagem, como o transporte inadequado de crianças sem cadeirinha ou em motocicletas, a fim de garantir o cumprimento das normas de segurança.
AÇÃO INTEGRADA
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, destacou que a operação, que conta com a participação do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), visa educar condutores, fortalecendo a construção de um trânsito mais humanizado e seguro. “A união das instituições de segurança pública fortalece a cultura de respeito e segurança nas vias públicas, beneficiando toda sociedade.”
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Polícia7 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE
-
Rondônia6 dias atrás
Ponte no Rio Melgaço é revitalizada e garante segurança para a população de Pimenta Bueno
-
TJ RO6 dias atrás
TJRO irá realizar Seminário sobre Justiça, sustentabilidade e agronegócio na Rondônia Rural Show, em 2025