Pesquisar
Close this search box.

Rondônia

Rolim de Moura – 3º Dia de Mercado do Café acontece dia 24 de agosto

Rondônia

O 3º Dia de Mercado do Café em Rolim de Moura (RO), Capital da Zona da Mata acontecerá no dia 24 de agosto de 2017, a partir das 9h no Auditório da Faculdade FAROL localizada na Rodovia RO 383, Km 01,  Lado Sul.

O objetivo do evento é difundir informações técnicas e gerenciais aos cafeicultores, a fim de contribuir para o aumento das margens de lucro da atividade e melhoria nos processos de gestão da propriedade cafeeira. Baseado nas condições de produção do Estado de Rondônia, obtidas a partir de dados levantados pelo Projeto Campo Futuro, o evento vai promover o debate de temas relevantes como: custo de produção, adubação, clima, tendências de mercado e a política cafeeira nacional.

Para Dionísio Pereira “Goiaba”, Secretário de Agricultura de Rolim, Presidente do Conselho Estadual dos Secretários de Agricultura do Estado de Rondônia (Consemagri) e membro da Câmara setorial de Cacau e da Câmara setorial café, o 3º Dia de Mercado do Café é o momento de integração dos cafeicultores. “Os cafeicultores, empresas do segmento e estudantes aguardam a realização do Seminário do Café, pois é nesse momento que irão encontrar as tecnologias para crescimento de sua atividade”, afirma Dionísio.

PROGRAMAÇÃO

09h às 09h30min – Abertura e Contextualização dos participantes sobre o Projeto Campo Futuro

09h30min às 11h – Custos de Produção de Café em Rondônia Diego Humberto de Oliveira – Centro de Inteligência em Mercados da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA)

11h às 12h30min – O Clima e a Produção de Café em Rondônia Nadiara Pereira – Somar Meteorologia

12h30min às 14h – Almoço

14h às 15h30min – Adubação do Café Conilon André Guarçoni – Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper)

15h30min às 17h – O Mercado de Café e a Política Cafeeira Nacional Maciel Silva – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)

INSCRIÇÕES

As Inscrições podem ser feitas pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone (69) 3223-2403 As inscrições devem conter: Nome,

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Rondônia

Pioneirismo na Região Norte: Governo de RO lança Comitê de Equidade no SUS

Publicados

em

O lançamento do Comitê aconteceu no Iespro, em Porto Velho

O lançamento do primeiro Comitê de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu  na sexta-feira (20), no auditório do Instituto Estadual de Educação em Saúde Pública de Rondônia (Iespro). A criação foi oficializada pela Portaria nº 5318, de 09 de agosto de 2024, com o objetivo de promover e monitorar políticas e ações que assegurem a equidade de gênero, raça e etnia, além de valorizar as trabalhadoras no âmbito do SUS.

O Comitê integra o programa nacional coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), que visa enfrentar desigualdades de gênero e raça, promovendo políticas públicas para combater as desigualdades sociais no Brasil.

O Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou a importância da iniciativa para os profissionais do setor. “Este comitê reforça o compromisso do governo do estado em combater desigualdades históricas e promover o respeito e a dignidade no ambiente de trabalho. É preciso cuidar dos profissionais para que possamos oferecer o melhor de nós à população”, afirmou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a criação do Comitê é um marco que beneficia tanto os profissionais de saúde quanto a população rondoniense, fortalecendo a construção de políticas públicas que priorizam a equidade e o bem-estar de todos.

COMPETÊNCIAS DO COMITÊ 

I – Desenvolver e implementar políticas e estratégias para promover a equidade de gênero, raça e etnia no ambiente de trabalho do SUS em Rondônia;

II – Elaborar e monitorar planos de ação que valorizem as trabalhadoras, assegurando condições dignas de trabalho, saúde e bem-estar;

III – Realizar campanhas de conscientização e capacitação sobre equidade de gênero, raça, etnia e valorização das trabalhadoras para servidores e gestores do SUS;

IV – Monitorar e avaliar as condições de trabalho e saúde das trabalhadoras do SUS, identificando desigualdades e propondo soluções;

V – Promover a participação ativa das trabalhadoras na formulação e implementação de políticas de saúde, garantindo representatividade de gênero, raça e etnia;

VI – Assegurar canais de denúncia e suporte para trabalhadoras que enfrentem discriminação, assédio ou violência no ambiente de trabalho.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA