Pesquisar
Close this search box.

Saúde

Sobe para 22 número de casos suspeitos de doença transmitida por fungos em Manaus

Saúde

Doença causada por fungos ultrapassa 22 casos suspeitos em Manaus
Autoridades alertam que doença tem cura e pedem que moradores não abandonem animais

Enquanto o país ainda luta contra a pandemia do novo coronavírus, novas doenças passam a assustar a população. Em Manaus, a esporotricose animal, enfermidade transmitida por fungos, já chega a 22 casos suspeitos. A doença, no entanto, não é letal e tem tratamento, segundo especialista.

Segundo informações de Matheus Castro, do G1 AM, além dos 22 suspeitos, há outros 4 casos confirmados da esporotricose, que atinge humanos e animais.

PUBLICIDADE

O avanço da doença, que tem tratamento e não é letal, fez o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Manaus emitir um alerta sobre o abandono de animais.

“É importante esclarecer para a população não abandone os animais. É uma doença que tem cura. Abandonar os animais, além de ser crime, vai disseminar a doença e a gente pode acabar perdendo o controle na cidade. Se o animal é saudável, principalmente o gato macho, a solução é castrar, para que ele não saia de casa e não se contamine”, disse Patrícia de Paula Roberto, diretora do CCZ, ao G1.

A doença é causada por um fungo que vive no ambiente, em terra, folhas secas, gravetos, e são mais comuns em gatos, mas atinge também outros animais, como cães.

A médica veterinária alertou que é importante tomar cuidados caso tenha contato com um animar que esteja infectado. “Se o animal está infectado, é importante evitar arranhaduras, porque a doença se dissemina assim”, destacou.

“O gato pode arranhar o dono e com isso pode passar a doença. Mas é claro que se o animal estiver saudável não tem nenhum perigo. Orientamos também que caso o animal venha a falecer devido a complicações da doença, que nos avise imediatamente. Ele não pode ser enterrado para que não contamine o solo. Nos acionem, por favor”, completou.

Com informações do G1

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Casais revelam fetiches mais populares de 2024, de acordo com pesquisa do Bumble

Publicados

em

Em 2024, a tara escolhida como favorita foi continuar o sexo depois do orgasmo

Assim, uma nova pesquisa realizada pelo aplicativo de relacionamento Bumble com 4 mil pessoas indicou que correntes e chicotes não excitam mais as pessoas. Em 2024, a tara escolhida como favorita foi continuar o sexo depois do orgasmo.

O segundo fetiche mais escolhido foi ter relações na sacada do apartamento, considerado ao ar livre. Já o terceiro, foi fazer sexo enquanto jogavam videogame. E na quarta posição está acordar um ao outro com sexo oral. Uma tara pouco conhecida surgiu em quinto lugar: muitos afirmaram que malhar juntos nus funcionava bem como um “pré-aquecimento”.

A pesquisa revelou que geração atual prefere uma abordagem mais calma e dócil do sexo. Dentre as atividades sexuais escolhidas, por exemplo, o carinho ficou em primeiro lugar. Outros mimos também foram citados: incluindo dias spa em casa, “ficar na banheira de um hotel com uma vista incrível” e sexo no chuveiro.

Quanto a brinquedos sexuais, apenas 43% dos entrevistados da geração Z disseram que estariam abertos a isso. Em comparação, 54% daqueles das gerações mais antigas afirmaram usar algum tipo de apetrecho para apimentar as experiências no quarto.

POSIÇÕES FAVORITAS

No geral, as posições sexuais favoritas dos casais foram: ajoelhado (74%), cara a cara (72%), ângulo reto (70%), cowgirl (59%) e sexo oral (56%). Já as menos populares escolhidas foram cachorrinho (53%), sessenta e nove (52%) e anal (50%).

 

Outro detalhe mencionado pela pesquisa é que a geração Z apresenta duas vezes mais probabilidade de escolher a posição “missionário” como a preferida, em comparação aos usuários da geração Y e da geração X.

 

Fonte: O Globo

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA