Agronegócio
Tenha uma nova possibilidade de renda com o curso de cutelaria artesanal do Senar Goiás
Agronegócio
Em muitas propriedades rurais, discos de arado que não servem mais para serem usados no preparo do solo ficam encostados. Molas de caminhão da mesma forma. Assim como diversos outros metais que podem virar facas e ferramentas de corte.
Diante disso, aliando a sustentabilidade a um hobby ou nova profissão, o Senar Goiás lançou o curso de Cutelaria Artesanal. Nele se aprende diversas técnicas pra fazer facas, ferramentas de corte, cabos, bainhas de couro e outras dicas que podem ser uteis na criação de um pequeno negocio. Para fazer o treinamento, procure um Sindicato Rural de Goiás. Conheça um pouco mais no vídeo abaixo.
Agronegócio
Publicação prevê um ano incrível para o agronegócio brasileiro
Com um cenário favorável à produção e expectativas de boas colheitas, 2025 deve ser um ano de recuperação para o agronegócio brasileiro. Especialistas e entidades do setor, ouvidos pela Revista norte-americana Forbes, indicam que o clima mais ameno e a recuperação de preços em diversas cadeias produtivas devem contribuir para resultados mais positivos.
A expectativa é de que a safra de grãos seja recorde, com o VBP (Valor Bruto da Produção) crescendo 7,4%, impulsionado especialmente pelo setor pecuário. Apesar de desafios econômicos e logísticos, o setor se prepara para um ciclo próspero no próximo ano.
A produção de grãos é uma das grandes apostas para 2025. Segundo os especialistas, o Brasil deve alcançar 322 milhões de toneladas de grãos, com destaque para o aumento na produção de soja, milho e trigo, que devem continuar a representar uma parcela significativa das exportações brasileiras. O setor pecuário, por sua vez, deve registrar um crescimento de 7,4% no VBP, em grande parte devido à melhoria na produção de carne.
Marcos Matos, diretor-geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), destaca que o café também tem boas perspectivas para o próximo ano. Para ele, 2025 será um ano de recuperação, especialmente após os impactos causados pelas mudanças climáticas nos últimos anos, como secas e excessos de umidade. O setor de café arábica será monitorado com cautela, mas a expectativa é de que o conilon supere as projeções de produção.
Nem todos os segmentos do agronegócio esperam uma recuperação tão forte. O setor de suco de laranja, por exemplo, pode enfrentar mais dificuldades. Ibiapaba Neto, presidente da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), alerta para a falta de oferta da fruta devido aos impactos climáticos, o que continua a afetar os preços e o consumo, trazendo desafios para o setor.
Já a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC) observa que a demanda externa deverá continuar forte, com o Brasil exportando até 103 milhões de toneladas de grãos. No entanto, a logística e os desdobramentos políticos internacionais, como as tensões comerciais com os Estados Unidos, devem ser observados de perto.
O clima em 2025 deve ser mais favorável para a produção, com previsões de temperaturas amenas e menos extremos climáticos, o que contribui para as boas perspectivas de safra. No entanto, a alta dos custos logísticos e os efeitos da economia brasileira, como a reforma tributária e os juros elevados, ainda representam desafios para a rentabilidade do setor. A economia global também exerce pressão sobre os preços e as trocas comerciais.
Paulo Hartung, presidente da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), destaca a expectativa de crescimento para o setor de celulose, com aumento na produção e na área plantada. Contudo, ele também chama a atenção para os riscos econômicos, como a instabilidade fiscal e os conflitos comerciais internacionais.
Além das questões internas, o Brasil também deve focar nas questões externas que impactam o agronegócio. A Forbes, uma das principais publicações econômicas do mundo, destacou em seu levantamento que a relação comercial entre os Estados Unidos e a China será um dos pontos de atenção para o setor, assim como o possível impacto do Acordo Mercosul-UE, que pode modificar a dinâmica comercial do agronegócio brasileiro.
Fonte: Pensar Agro
-
Rondônia6 dias atrás
Decreto regulamenta calendário de feriados e pontos facultativos para 2025 em Rondônia
-
Rondônia6 dias atrás
Destaques das ações do governo de RO de 23 a 27 de dezembro
-
Agronegócio6 dias atrás
Autorizado plantio em fazenda embargada pelo Ibama no Matopiba
-
Rondônia6 dias atrás
Com o maior combate ao desemprego da história, Rondônia crava seu nome na economia brasileira em 2024
-
Polícia6 dias atrás
Operação Aliança pela Vida, Moradia Segura já apresenta resultados positivos
-
Rondônia3 dias atrás
Ações para reduzir sinistros com motociclistas nas festas de fim de ano são promovidas pelo Detran-RO
-
Polícia5 dias atrás
CTPMVII -Formatura de encerramento do ano letivo 2024
-
Rondônia6 dias atrás
Mobilização une doação de sangue e sensibilização por um trânsito mais seguro