A 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, evento no qual se celebra e reforça a conexão entre cinema e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, será aberto nesta terça-feira, 26 de novembro, no auditório do Ministério Público do Trabalho de Rondônia, na Avenida Presidente Dutra, 4055, com apoio do Tribunal de Justiça de Rondônia.
Com o tema “Viver com Dignidade é Direito Humano”, a cerimônia de abertura ocorrerá às 19h e contará com a exibição dos filmes “Abá”, de Cristina Amaral e Raquel Gerber, “Belos Carnavais”, de Thiago B. Mendonça, “Sem Asas”, de Renata Martins, e “Confluências”, de Dácia Ibiapina, co-dirigido com Nêgo Bispo, todos editados por Cristina Amaral, montadora homenageada pelo evento.
Haverá em seguida um debate com Michele Saraiva, montadora rondoniense, e Cassio Alves Lus, professor do Ifro, com mediação de Ana Clara Ribeiro, roteirista, diretora e pesquisadora. O primeiro dia da Mostra terminará com uma confraternização no hall do MPT e uma apresentação musical da cantora porto-velhense Gabriê.
Serão quatro dias com a exibição de 24 filmes e debates. A programação é composta por 8 sessões com curtas e longas metragens que foram editados pela homenageada, uma sessão infantil, e filmes selecionados por chamada pública com produções de todas as regiões do país, incluindo o estado de Rondônia. As exibições são gratuitas e acessíveis com legenda descritiva e janelas de Libras.
A Mostra realizada pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e produzida pelo Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói) e Universidade Federal de Rondônia tem parcerias estaduais de várias instituições como Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea), Programa de Doutorado e Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS), Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO), Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), Comitê Gestor Interinstitucional da Política de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade – CGGRD, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NeabbiI), Prefeitura de Porto Velho Ministério Público do Trabalho – MPT (14ª Região) – Rondônia e Acre.
Veja a programação completa em https://mostracinemaedireitoshumanos.mdh.gov.br/cidades/porto-velho/
Assessoria de Comunicação Institucional