Rondônia
#TJRO nega pedido de anulação do júri de réu acusado de matar caminhoneiro na balsa do Abunã
Rondônia
Em recurso de Apelação Criminal movida pelo Ministério Público (MP), a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Rondônia, por unanimidade de votos (decisão coletiva), manteve a sentença condenatória de Peterson Pereira Rodrigues, sob acusação de ter matado com várias facadas a vítima Celso Ferreira. O réu foi condenado pelo 2º Tribunal do Júri da Comarca de Porto Velho a 5 anos de reclusão, a cumprir no regime semiaberto.
O Conselho de Sentença (jurados), durante o julgamento, não reconheceu as qualificadoras de motivo fútil e recurso que dificultou a defesa da vítima. Para os jurados, o réu agiu mediante violenta emoção. Todavia para o Ministério Público Estadual o Conselho de Sentença cometeu erro ao afastar as qualificadoras de motivo fútil e de recurso que dificultou a defesa da vítima, por isso pediu, na apelação, que o réu fosse a novo julgamento.
Porém, para o relator, desembargador Valdeci Castellar Citon, “os limites impostos pelo art. 593, §, do Código de Processo Penal, não deixam dúvidas de que somente deve se dar provimento do recurso (de apelação), sujeitando o réu a novo julgamento, se ficar demonstrado que a decisão do Conselho de Sentença for manifestamente contrária ao conjunto probatório”, não sendo o caso.
Ainda de acordo com o voto do relator, constitucionalmente, a decisão dos jurados é soberana e “não pode ser reformada; cabe anulação quando houver prova patente”, que contrarie as provas contidas no processo criminal. No caso, com relação ao motivo fútil, o réu, “ao procurar vítima para tirar satisfações quanto às agressões contra a sua esposa, tinha motivação que supera a valoração da futilidade”. E no que diz respeito à qualificadora que dificultou a defesa da vítima, o relator entendeu que o contexto emocional que se encontrava o réu quando proferiu as facadas na vítima, está explicado no laudo pericial.
O Caso
Consta no relatório do voto do relator que, no dia 3 de setembro de 2017, o acusado ofendeu a cobradora da bilheteria que trabalha na balsa do distrito de Abunã, com palavras depreciativas ao ser cobrado para pagar diferença a maior da tarifa para travessia de seu caminhão. A vítima teria informado o tipo de veículo errado. Depoimentos testemunhais afirmam que teria tal comportamento com outros balseiros.
O réu, esposo da vítima, que também trabalha na mesma empresa, após terminar o seu turno, foi para sua casa tomar banho e se alimentar. Feito isso, retornou ao guichê com café para sua companheira, encontrando-a chorando. Ao tomar conhecimento do ocorrido foi atrás da vítima.
Segundo o relatório, o réu tentou dialogar, porém a vítima foi ríspida. Durante a conversa, a vítima repetiu as ofensas chamando a esposa do réu de preta, burra, que teria de estudar mais e, ainda, disse que ele e a esposa eram ladrões.
Apelação Criminal n. 1001793-30.2017.8.22.0501. O julgamento foi no dia 10 deste mês.
Assessoria de Comunicação Institucional
Rondônia
Pioneirismo na Região Norte: Governo de RO lança Comitê de Equidade no SUS
O lançamento do primeiro Comitê de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu na sexta-feira (20), no auditório do Instituto Estadual de Educação em Saúde Pública de Rondônia (Iespro). A criação foi oficializada pela Portaria nº 5318, de 09 de agosto de 2024, com o objetivo de promover e monitorar políticas e ações que assegurem a equidade de gênero, raça e etnia, além de valorizar as trabalhadoras no âmbito do SUS.
O Comitê integra o programa nacional coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), que visa enfrentar desigualdades de gênero e raça, promovendo políticas públicas para combater as desigualdades sociais no Brasil.
O Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou a importância da iniciativa para os profissionais do setor. “Este comitê reforça o compromisso do governo do estado em combater desigualdades históricas e promover o respeito e a dignidade no ambiente de trabalho. É preciso cuidar dos profissionais para que possamos oferecer o melhor de nós à população”, afirmou.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a criação do Comitê é um marco que beneficia tanto os profissionais de saúde quanto a população rondoniense, fortalecendo a construção de políticas públicas que priorizam a equidade e o bem-estar de todos.
COMPETÊNCIAS DO COMITÊ
I – Desenvolver e implementar políticas e estratégias para promover a equidade de gênero, raça e etnia no ambiente de trabalho do SUS em Rondônia;
II – Elaborar e monitorar planos de ação que valorizem as trabalhadoras, assegurando condições dignas de trabalho, saúde e bem-estar;
III – Realizar campanhas de conscientização e capacitação sobre equidade de gênero, raça, etnia e valorização das trabalhadoras para servidores e gestores do SUS;
IV – Monitorar e avaliar as condições de trabalho e saúde das trabalhadoras do SUS, identificando desigualdades e propondo soluções;
V – Promover a participação ativa das trabalhadoras na formulação e implementação de políticas de saúde, garantindo representatividade de gênero, raça e etnia;
VI – Assegurar canais de denúncia e suporte para trabalhadoras que enfrentem discriminação, assédio ou violência no ambiente de trabalho.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Polícia7 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte7 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO7 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE