Pesquisar
Close this search box.

Eleições

TRE/RO nega oficialmente que vá recontar votos a pedido de candidatos derrotados

Eleições

Um grupo de candidatos derrotados tem insistido em apontar possível fraude nas eleições deste ano

A Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia negou que o TER tenha aceitado recontar votos no Estado a pedido de um grupo de candidatos derrotados. Segundo a assessoria, o que o Tribunal fará é disponibilizar, aos interessados, os boletins de urna para que cada um possa conferir quantos votos obtiveram em determinada seção eleitoral. Este ato não se confunde com recontagem de votos.

Um grupo de candidatos derrotados tem insistido em apontar possível fraude nas eleições deste ano, mas o TRE/RO e o Tribunal Superior Eleitoral já demonstraram a lisura do pleito, que teve problemas apenas na divulgação dos votos, não na apuração.

TRE-RO atende grupo de movimento político

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, em resposta à manifestação ocorrida na manhã da última sexta-feira (20), em frente à Secretaria do Tribunal, prestou os necessários esclarecimentos a um grupo de movimento político liderado por candidatos à reeleição à Câmara Municipal de Porto Velho.

A Diretoria-Geral recebeu o grupo de manifestantes nas dependências do Tribunal, atendendo ao pleito do grupo e respondendo os questionamentos em questão.

Foi informado que a demora na divulgação dos resultados das eleições foi motivada por problemas técnicos no TSE; o atraso médio de duas horas e trinta minutos na divulgação dos resultados das Eleições Municipais foi ocasionado por recurso de inteligência artificial existente em um otimizador do banco de dados Oracle, responsável pela velocidade no processamento das informações, conforme informou o TSE.

Apesar disso, os cidadãos portovelhenses tiveram acesso ao resultado das urnas no mesmo dia, com aproximadamente 1 hora e meia de atraso.

Boletins de urna

Os cidadãos e candidatos que quiserem consultar os boletins de urna poderão realizar em consulta pública através do link.

É possível também acompanhar os resultados finais em cada município através do site.

Apoio às manifestações públicas

O TRE-RO reforça que são livres as práticas de manifestações públicas, sendo um importante meio no exercício do controle externo popular da Administração Pública, como também reafirma o seu posicionamento na confiabilidade do sistema eletrônico eleitoral.

Garantir a legitimidade da realização das eleições de forma célere e transparente é missão institucional que sempre marcou os trabalhos da Justiça Eleitoral em Rondônia.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Eleições

Léo agradece à população de Porto Velho pelos 135 mil votos conquistados no 2º turno

Publicados

em

Representante do Podemos teve 56,18% dos votos válidos

Ainda no final da tarde do último domingo (27), Porto Velho já conhecia o seu novo prefeito a partir do dia 01 de janeiro de 2025: Léo, do Podemos, foi eleito com 56,18% do total ou 135.118 votos válidos. Bem à frente de sua adversária, Mariana Carvalho (União Brasil), que teve 43,82% ou 105.406 votos.

Com a notícia já consolidada, Léo participou de uma carreata no Espaço Alternativo da cidade, além de subir em um trio elétrico para agradecer a todos que depositaram confiança nele para administrar a cidade pelos próximos quatro anos:

“Graças a Deus foi muito bonito, mas eu quero lembrar porquê a gente ganhou. Nós fizemos sim, aliança. Tivemos duas grandes alianças e essas eu não abro mão: tivemos Deus na frente e o povo de Porto Velho. Obrigado! Agora o trabalho vai começar e daqui em diante” , afirmou ele.

Que prosseguiu: “Esse foi o maior recado que Porto Velho quer a mudança. Minha gratidão a todos que não acreditaram em tantas fake news. Sem dúvida esse segundo turno foi marcado como o mais sujo da história, fizeram de tudo, mas o povo deu o recado”.

Já nesta segunda-feira (28), Léo deu entrevistas em programas ao vivo e a agenda segue nesta terça (29) com outra participação, agora no programa A Voz do Povo, apresentado pelo jornalista Arimar Souza de Sá, na Rádio Caiari.

Texto: Felipe Corona
Fotos: Robert Alves

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA