TJ RO
Tribunal de Justiça de Rondônia participa do Prêmio Auditoria de Geração de Valor, do CNJ
TJ RO
Três iniciativas inovadoras foram inscritas pela Auditoria Interna do TJRO
A Auditoria Interna do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia participa da Campanha Prêmio Auditoria de Geração de Valor – 2024, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a inscrição de três ações que demonstram a inovação e a geração de valor promovidas pela unidade que faz auditoria interna do TJRO. O regulamento da premiação foi instituído pela Portaria CNJ nº 153, de 6 de maio de 2024.
Para o presidente do TJRO, desembargador Raduan Miguel Filho, a participação do TJRO demonstra que a instituição está em sintonia com as orientações para melhoria da atuação institucional promovida pelo CNJ. “Nossas ações e projetos buscam sempre melhorar nosso serviço à sociedade e a auditoria interna faz parte deste esforço contínuo”, afirmou o desembargador.
Segundo a secretária-chefe da Auditoria Interna, Simara Jandira, a primeira ação indicada para concorrer ao prêmio foi a Consultoria na Implementação do Sistema de Integridade do PJRO. Nessa atividade, os auditores e técnicos da Audint forneceram consultoria técnica, na modalidade assessoramento, especializada para implantar o Sistema de Integridade e Compliance no Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO). O objetivo foi apoiar e aconselhar a administração do TJRO na proposição de soluções que aprimorem os processos de governança, gerenciamento de riscos e controles internos, para a promoção de uma cultura de integridade e transparência.
“Como resultados e benefícios, foi possível alcançar maior personalização, ao TJRO, dos riscos e controles para a evitar fraude e corrupção, além de maior alinhamento dos normativos do Sistema de Integridade às normas e aos critérios (guias e manuais) tidos como referência em relação ao tema de conflitos de interesse e integridade”, destacou Simara.
Conscientização
A segunda iniciativa inscrita no Prêmio Auditoria Geração de Valor foi a “Campanha de Conscientização das Atividades de Auditoria Interna”. A mobilização buscou a conscientização junto ao público interno da instituição das atividades de Auditoria Interna com o objetivo de divulgar a profissão e sua importância. Os(as) servidores(as) da Audint/TJRO visitaram as unidades para apresentação da auditoria. Foi, também, realizada a gravação e publicação de vídeos informativos nas redes sociais do TJRO; além de reuniões com gestores e a divulgação de matérias no site do TJRO, dentre outras atividades de divulgação e promoção da auditoria. De acordo com a secretária da Audint, foi perceptível que o retorno dado pelas visitas institucionais como positivo, uma vez que vários servidores manifestaram que não conheciam as metodologias de trabalho da Audint bem como
admiraram a aproximação da Unidade. Os vídeos informativos acerca do funcionamento da Auditoria Interna obtiveram 5.762 visualizações até o final de junho de 2024, o que evidenciou os resultados na divulgação dos trabalhos da Unidade.
Outra boa prática que foi apresentada pelo TJRO ao prêmio do CNJ foi a “Avaliação do Relatório Integrado de Gestão. A prática consistiu em realizar uma avaliação abrangente do Relatório, na forma de relato integrado. A equipe de auditoria interna verificou a conformidade do conteúdo do Relatório com os critérios da Estrutura Internacional de Relato Integrado da IFRS Foundation, contribuindo para a integração das informações e a clareza na comunicação do valor público gerado. A titular da Auditoria Interna do TJRO ressalta que, com a ação, foi registrada a melhoria da qualidade do reporte, a otimização do processo de tomada de decisões, a maior transparência e conformidade, além do processo de aprendizado contínuo.
O TJRO será representado por servidores(as) da Audint no Fórum Permanente de Auditoria Interna do Poder Judiciário – Edição 2024, no mês de agosto, onde as ações inscritas pelos Tribunais serão apresentadas avaliadas e premiadas; oportunidade troca de conhecimentos e experiências com outros Tribunais, assim como reconhecimento e fortalecimento ainda do papel da Auditoria Interna no âmbito do Poder Judiciário.
Assessoria de Comunicação Institucional
JavaScript is currently disabled.Please enable it for a better experience of Jumi.
Fonte: TJ RO
TJ RO
TJRO divulga nomes de desembargadores presidente das câmaras julgadoras
O Tribunal de Justiça de Rondônia designou novos presidentes para a 2ª Câmara Cível, 1ª Câmara Especial e 2ª Câmara Especial. Os novos dirigentes iniciaram suas gestões no dia 21 de dezembro de 2024, pelo período de um ano.
O ato do presidente Raduan Miguel Filho designou para a presidência da 2ª Câmara Cível o desembargador Paulo Kiyochi Mori. Já a 1ª Câmara Especial tem a continuação do desembargador Glodner Luiz Pauletto; e na 2ª Câmara Especial, foi designado o desembargador Roosevelt Queiroz Costa.
As demais unidades julgadoras da Corte Estadual continuam sem mudança nas presidências: na 1ª Câmara Criminal, quem preside é o desembargador Jorge Luiz dos Santos Leal; já na 2ª Câmara Criminal, o desembargador José Jorge Ribeiro da Luz; e na 1ª Câmara Cível, o desembargador José Antônio Robles.
As Câmaras Cíveis Reunidas são presididas pelo o desembargador Kiyochi Mori; as Criminais Reunidas têm na sua presidência o desembargador José Jorge Ribeiro da Luz, e as Câmaras Especiais Reunidas são presididas pelo desembargador Roosevelt Queiroz Costa.
O que são as Câmaras no Judiciário?
As câmaras julgadoras do Tribunal de Justiça são grupos de desembargadores responsáveis por analisar e decidir casos em segunda instância, ou seja, em situações em que uma das partes não concorda com a decisão tomada por um juiz de primeira instância. Cada câmara é composta por três ou mais desembargadores (juízes de instâncias superiores) que reavaliam as decisões do juiz de primeiro grau, podendo mantê-las, alterá-las ou até anulá-las.
Assessoria de Comunicação Institucional
Fonte: TJ RO
-
Polícia6 dias atrás
OPERAÇÃO FORÇA TOTAL: POLÍCIA MILITAR PRENDE SUSPEITO DE ROUBO DURANTE AÇÃO EM NOVA LONDRINA
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO regulamenta programa “Contribuinte Legal” para impulsionar ambiente empresarial do estado
-
Polícia6 dias atrás
JI-PARANÁ – ENCERRAMENTO DO ESTÁGIO DE PRIMEIRO INTERVENTOR EM CRISES POLICIAIS É MARCADO POR SOLENIDADE
-
Polícia6 dias atrás
Apreensão de Motocicleta Furtada em Monte Negro: Adolescente Infrator foi apreendido
-
Polícia3 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR CUMPRE MANDADOS DE PRISÃO EM ROLIM DE MOURA E PARECIS
-
Rondônia4 dias atrás
Obras de capa asfáltica estão em andamento na RO-473 entre Teixeirópolis e Urupá
-
Agronegócio6 dias atrás
MT começa a colher, enquanto outros estados ainda plantam
-
Polícia6 dias atrás
Formatura da Polícia Militar Mirim de Ji-Paraná celebra conquistas e homenagens