Colunistas
UM POLICIAL MORTO A CADA DOIS DIAS, NO RIO: A MÍDIA DIVULGOU ISSO?
Colunistas
É vergonhosa e facciosa, a cobertura de alguns veículos da grande imprensa, sobre a reação policial contra baderneiros, vândalos e os bandidos, entre outros os do grupo Black Block, que agiram com extrema violência, durante a manifestação da última sexta-feira, principalmente no Rio de Janeiro. Eventualmente, houve sim excesso aqui e ali, mas a grande mídia continua tratando os policiais como bandidos e os bandidos como vítimas. Ninguém usou expressões como “vândalos” ou “criminosos”, para denunciar os vagabundos que quebram vitrines de lojas: jogaram pedras na PM, fogos de artifício ou queimaram pneus e lixo, impedindo o livre ir e vir, em algumas cidades. O que se viu foram comentários facciosos, como se um ou outro excesso fosse a prática geral, denunciando policiais que estavam defendendo a grande maioria da sociedade, que não estava envolvida na greve e que, em quase todos os locais onde reagiu, a PM só o fez por ter sido atacada. É esse tipo de inversão de valores que faz com que os bandidos temam cada vez menos a polícia e que a ataque, matando dezenas de homens da lei, sem que isso seja destacado na grande imprensa. No Rio de Janeiro e apenas lá, para se ter uma ideia, em quatro meses de 2017, foram assassinados por criminosos nada menos do que 56 PMs e seis policiais civis, totalizando 62 assassinatos brutais, um a cada dois dias. Alguém leu alguma coisa sobre isso? Ouviu na grande mídia protestos, gritos, pedidos de mudança na lei, para proteger a vida de quem protege a sociedade? Nada…O que se lê, vê e ouve são ataques à PM, que, no geral, se defende só quando é afrontada por marginais.
No caso da Greve Geral de sexta, em que se contou meia dúzia de gatos pingados na maioria das cidades brasileiras (exceção aos grandes centros, como Rio, São Paulo e Belo Horizonte, entre outras poucas capitais que tiveram mais gente), é impressionante a parcialidade com que as coisas foram noticiadas. Muitas redações, dominadas pelo esquerdismo, inventaram números fictícios, tentando transformar um fracasso em sucesso, repetindo a máxima do nazista Goebeles: “uma mentira repetida muitas vezes, se transforma em verdade”. O mesmo se pode falar sobre as ações policiais. Houve excessos? Houve sim, como exceção. Mas no geral, a polícia agiu corretamente, enfrentando os baderneiros. Menos, é claro, para os amigos dos Black Blocks e outros bandidos. Para eles, a PM é que não presta. A maioria da população, contudo, sabe muito bem quem é da lei e quem é criminoso.
“LER É ALGO LIBERTADOR!”
Vale a pena divulgar um curto texto, publicado nas redes sociais, pela jovem e competente advogada porto velhense Natália Lemos Mourão, sobre a liberação do empresário Eike Batista: “Antes de emitir críticas severas ao Ministro Gilmar Mendes, que concedeu habeas corpus para Eike Batista, sugiro que antes leia a decisão. Quem é processualista sabe que o Ministro agiu corretamente e que, sobretudo, foi uma decisão bem fundamentada. Como venho dizendo, emitir um juízo de valor sem ler, é temerário e leviano. Ler, meus amigos é algo Libertador. A primeira prisão que você se livra, é das garras perversas da ignorância e, com o passar dos anos, você não aceitará qualquer resposta desprovida de um mínimo de fundamentação e coerência. E não se trata de defender corruptos, mas sim, de garantir uma defesa técnica amparada pela lei, e que todos sejam punidos no limite de sua responsabilidade”. Precisa dizer mais alguma coisa?
A CRUEL BRUTALIDADE
Na semana passada, cinco assassinato brutais numa área de sem terra na divisa de Rondônia com o Mato Grosso, na região de Colniza. Agora, mais três mortes brutais, que podem ter ligação também com questões da terra, na Linha 90. Dessa vez em Vilhena, já em território rondoniense. No primeiro caso, os pistoleiros invadiram um acampamento de sem terra e mataram a tiros e golpes de facão todas as vítimas, numa ação de extrema crueldade. Se alguém achava que não poderia haver coisa pior, a segunda matança o foi. As vítimas, além de mortas covardemente, já que a principal suspeita é que tenham sido emboscadas, ainda foram queimadas dentro dos veículos em que viajavam. Todas eram do Mato Grosso. A brutalidade e a violência extrema chegaram com tudo a Rondônia. Não dá mais para conviver com tantas mortes, como se isso fosse normal. Não podemos nos deixar anestesiar pela violência e para a absurda falta de segurança.
MILHARES NO CONCURSO
O sábado e o domingo próximos (dias 6 e 7) serão decisivos para os planos de cerca de 35 mil rondonienses. Esse é o número aproximado de inscritos para o concurso da Secretaria de Saúde do Estado, a Sesau, que oferece 1.140 vagas, apenas, perto de 25 candidatos para cada vaga. Mas, quando se vai par ao detalhamento, a disputa por vagas é muito mais complexa. O exemplo principal é o do Agente Administrativo, onde 8.776 concorrentes vão buscar apenas seis vagas. Ou seja, cada vaga terá nada menos do que 1.463 candidatos. Os salários vão de 717 reais (menos que o atual salário mínimo), até 9.028. Houve pelo menos um caso em que nenhum candidato se apresentou à vaga: foi para o cargo de médico urologista infantil. Os profissionais da área, que são raros, não apareceram. O concurso terá provas objetivas e será realizada no próximo final de semana, em várias escolas.
O UBER E OS TAXISTAS
Pelas redes sociais, segue a guerra entre taxistas, mototaxistas e adeptos do aplicativo Uber, que, ao menos por enquanto, está distante de Porto Velho, ao menos oficialmente. Os taxistas atacam seus futuros concorrentes, alegando basicamente que eles não têm praticamente nenhum custo, não pagam impostos e ninguém sabe como eles serão controlados. Já os que querem o Uber consideram que o sistema deu certo em todos os lugares onde existe, tem preços muito mais baixos e uma qualidade de serviços muito superior ao sistema atual. Há também ameaças de que, caso comecem a circular na Capital, os carros do Uber podem ser atacados. Uma mensagem divulgada no Facebook, ,dias atrás, avisava: “é bom que o pessoal do Uber faça um bom seguro, antes de sair pra rua!”. Vai haver ainda muita discussão, debates, confrontos e até brigas. Mas, infelizmente para os taxistas e mototaxistas, o Uber é uma realidade. Não tem como mantê-lo por muito tempo fora do transporte individual. O Uber está chegando para ficar. Não tem volta!
HÉVERTON ESTÁ PENSANDO
No meio político, anda crescendo o interesse sobre o nome do promotor público Héverton Aguiar, que estaria disposto a concorrer ao Governo, no ano que vem e que já estaria estudando convites de alguns partidos. Por enquanto, a corrida tem como nomes certos, apenas dois: o presidente da Assembleia, Maurão de Carvalho, que tem crescendo muito em todas as regiões do Estado e o do senador Acir Gurgacz, que tem maior prestígio eleitoral na zona central de Rondônia. Ivo Cassol, Expedito Júnior, Jaqueline Cassol, Mariana Carvalho são nomes fortes, mas ainda não se sabe se entrarão na briga no ano que vem. Aguiar entra como uma cara nova, alguém que nunca participou da vida pública, mas que tem uma importante biografia de serviços prestados ao MP, uma das instituições hoje, entre as mais respeitadas. Numa longa entrevista ao site Rondônia Dinâmica, nessa semana, ele deixou claro que anda pensando no assunto.
LÁ SE VÃO ELES!
Os grandes ídolos da música estão morrendo de velhos. Antes, morriam de overdose ou de excesso de bebida. Agora, estão vivendo mais, mas longe dos palcos, dos microfones, do sucesso. Suas músicas maravilhosas foram trocadas por aquelas comerciais, de mau gosta, sem poesia, apenas mesmices repetidas às dúzias, que inundam as rádios e as TVs, como prova concreta do quanto pioramos em termos de gosto musical. Numa só semana, perdemos dois dos grandes. Primeiro, Jerry Adriani, uma vida inteira dedicada ao rock e à música romântica. Logo em seguida, se foi Belchior, um dos poucos gênios da música popular brasileira, “apenas um rapaz latino americano”! Restam, aos amantes das coisas boas e de qualidade, desligar rádios e viverem de pen drives, recheados de gravações dos tempos em que música e poesia eram a mesma coisa. Lamentável!
PERGUNTINHA
Você votaria no ex Presidente Lula, caso ele possa mesmo ser candidato à Presidência da República mais uma vez, como vem anunciando em suas andanças por todo o país?
Colunistas
Cuidar da circulação pode ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde
Conheça algumas dicas de prevenção e cuidados para evitar doenças que possam afetar os vasos sanguíneos
O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010. Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023. Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.
Com o avançar da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento. “Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a médica Allana Tobita, cirurgiã vascular e membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).
Como prevenir
Para evitar estas situações, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes mesmo de chegar à terceira idade. Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos, o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares, entre outros.
“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. Já a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana.
Comida que faz bem
A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da receita para cuidar e prevenir doenças circulatórias na terceira idade.
“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos, evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”, comenta.
Cuidado com a mente e o sono
Allana também traz como recomendação a necessidade do sono saudável e o controle do estresse. Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.
“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que por consequência afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.
Sobre as meias de compressão
As meias de compressão funcionam como uma “bomba da panturrilha”, e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração. Algumas meias como os modelos da SIGVARIS GROUP possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por problemas de circulação, a exemplo de inchaços, dores, entre outros.
Sobre a SIGVARIS GROUP
A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.
-
Polícia7 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte7 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE
-
Esporte7 dias atrás
Fifa revela vencedores do Prêmio The Best em evento de gala no Catar