Jaru
Vereadora Sol de Verão fiscaliza barracão que armazena pneus da Prefeitura
Jaru
IRRESPONSABILIDADE! Aumento de casos de dengue em Jaru é por possível crime ambiental cometido pela prefeitura
Ontem, domingo, a vereadora Sol de Verão foi “in loco” averiguar uma denúncia de pneus armazenados incorretamente em um galpão da Prefeitura de Jaru.
Uma quantidade enorme de pneus ao relento coloca em risco grande parte da população de Jaru, no tocante a proliferação dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus transmissores de uma série de doenças, entre elas dengue, chikungunya e zika.
O local em que estão descartados os pneus é um antigo ECOPONTO, criado através do Decreto nº 7.316 de 22 de março de 2012, que disciplinou o recolhimento de pneus descartados e seus derivados junto aos estabelecimentos comerciais.
“Nosso município lidera o ranking do estado de Rondônia com 555 casos de dengue. Nosso hospital está lotado de pessoas com sintomas e a prefeitura dando mal exemplo, sendo totalmente negligente”, afirmou a parlamentar.
Pneus podem armazenar milhões de larvas, tornando-se grandes focos de proliferação.
veja o vídeo:
O Decreto de criação do ECOPONTO foi revogado pelo prefeito João Gonçalves Silva Júnior (PSDB), através do Decreto nº 11.522 de 22 de fevereiro de 2019 que extinguiu o local de destinação de pneus do município.
O atual terreno, considerado agora, como depósito clandestino para pneus, pertence, segundo informações, ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.
Em 2019 a Prefeitura de Jaru deveria ter eliminado todos os pneus de acordo com o parágrafo único do Decreto nº 11.522/GP/2019:
Parágrafo único. A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Agricultura e Meio Ambiente – SEMINFRAM deverá providenciar a devida destinação dos pneus inservíveis depositados no ECOPONTO, liberando o imóvel até utilizado para/tanto para atendimento das necessidades da Administração.
Jaru
Vereadora Sol de Verão busca apoio para ampliação de equipe para agendamento do novo RG em Jaru
Nesta terça-feira (22), a vereadora Sol de Verão protocolou um ofício no gabinete do deputado estadual Laerte Gomes, buscando apoio para resolver a escassez de vagas nos agendamentos para a emissão do novo RG. A crescente demanda tem gerado grandes dificuldades para os moradores de Jaru.
Por meio do ofício nº 22/GVLFSA/2024, a vereadora solicita que o deputado faça uma indicação ao Governo do Estado de Rondônia, propondo a ampliação da equipe responsável pela emissão dos documentos no município. Além disso, pede que o tema seja levado à tribuna da Assembleia Legislativa para dar visibilidade à necessidade de melhorar o atendimento à população.
“Recebo constantes reclamações em nosso gabinete. A falta de profissionais nesse serviço tem causado longas filas de espera e atrasos consideráveis na emissão do RG. Isso está afetando diretamente os cidadãos, que dependem do documento para acessar diversos serviços públicos e privados”, ressaltou Sol de Verão.
O ofício foi recebido pelo chefe de gabinete do deputado Laerte, Cleiton Roque, que se comprometeu a encaminhar a demanda.
-
Polícia7 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte7 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE
-
Esporte7 dias atrás
Fifa revela vencedores do Prêmio The Best em evento de gala no Catar