eleições
Laerte Gomes é eleito presidente da Assembleia Legislativa
eleições
Chapa única Unidos por Rondônia liderada pelo tucano recebeu 23 votos favoráveis
Reeleito a deputado estadual pelo PSDB com 16.984 votos, sendo o quarto candidato mais bem votado para o cargo em Rondônia, Laerte Gomes foi eleito na tarde desta sexta-feira (1º), o novo presidente da Assembleia Legislativa.
Laerte Gomes assume o cargo para o biênio de 2019 até fevereiro de 2021. A chapa única, liderada pelo candidato, foi aprovada por 23 votos favoráveis e uma abstenção, em eleição realizada, após a cerimônia de posse dos deputados estaduais que aconteceu na casa de shows Talismã 21, na capital.
O deputado Luizinho Goebel (PV) se absteve do voto.
Após assumir a presidência da Mesa, em seu primeiro discurso, Laerte agradeceu aos parlamentares pela confiança depositada nele, para administrar a ALE no primeiro biênio.
“Nosso diálogo iniciou desde o final do pleito eleitoral e com muito respeito. Em especial, agradeço aos deputados Jean Oliveira (MDB) e Lebrão (MDB) por terem retirados suas candidaturas, pensando no bem do nosso Estado”,
Laerte Gomes informou a realização da eleição para o 2º biênio durante sessão extraordinária que segundo ele, aconteceria “em frente à população, à imprensa, pois os deputados que compõe esta Mesa Diretora não farão parte da próxima, pois buscamos a alternância de poder”, frisou.
O novo presidente da ALE se comprometeu a trabalhar de forma transparente, séria, buscando diálogo e harmonia entre os poderes.
“Muitos tentam plantar fofocas no intuito de criar um clima de desarmonia entre os poderes. Com maturidade, não vamos deixar que isso ocorra e buscaremos sempre o diálogo, respeitando a independência de cada poder”, declarou.
Laerte destacou as carências do Estado e afirmou que o maior problema é a geração de empregos, especialmente no setor produtivo.
“Vamos trabalhar com um único pensamento, o de ajudar o Estado crescer e se desenvolver. Nossos desafios serão grandes, com harmonia, lealdade e respeito para que possamos trilhar um caminho do desenvolvimento. Não teremos guerra, nem disputa, mas diálogo e o respeito”, garantiu o presidente.
O novo presidente da ALE-RO é natural de Jacinto Machado (SC), tem 48 anos, é casado com Suellen de Holanda Rêgo e pai de dois filhos, Laerte Gomes Filho e Ana Luiza Gomes. Chegou ao município de Alvorada do Oeste em 1987 e atualmente reside em Ji-Paraná.
Em Alvorada do Oeste ele foi comerciante e presidente do Parque de Exposições do município. Laerte Gomes ingressou na vida pública no ano de 2004, quando se elegeu prefeito de Alvorada. Em 2008 foi reeleito, dessa vez com o maior índice de votos do Estado naquela eleição.
Por duas vezes presidiu a Associação Rondoniense dos Municípios (Arom), entidade que agrega os 52 municípios de Rondônia. No cargo, Laerte Gomes foi reconhecido por fortalecer a representatividade das prefeituras perante os Poderes.
Na Arom, ele também implantou o Diário Oficial dos Municípios, trazendo economicidade e maior transparência aos atos das prefeituras. Na Assembleia Legislativa, nos últimos quatro anos, Laerte tem assegurado recursos para praticamente todos os municípios do Estado.
Além do presidente, a Mesa Diretora também é composta por Rosângela Donadon (PDT) – 1ª vice-presidente, Cassia dos Muletas (Podemos) – 2ª vice-presidente, Ismael Crispin (PSB) – 1º secretário, Dr. Neidson (PMN) – 2º secretário, Geraldo da Rondônia (PSC) – 3º secretário e Edson Martins (MDB) – 4º secretário.
eleições
Léo enfrenta “máquinas” de Mariana Carvalho no 2º turno em Porto Velho
Candidata apoiada pelo atual prefeito Hildon Chaves (União Brasil), ainda tem respaldo do governador Marcos Rocha (UB) e do presidente da Alero, Marcelo Cruz (PRTB)
Passados poucos dias do 1º turno das eleições municipais, recomeça a busca pelos votos em outros candidatos e aqueles que seguem indecisos para definir quem vai comandar Porto Velho nos próximos anos, a partir de 01 de janeiro de 2025.
As diferenças entre as candidaturas são gigantescas: o candidato do Podemos, Léo Moraes, está em um partido sem apoio de ninguém contra Mariana Carvalho (do União Brasil, que tem uma coligação com 12 partidos e o apoio do atual prefeito Hildon Chaves, do mesmo partido).
A reboque, Mariana ainda tem respaldo do governador do Estado, Marcos Rocha (UB) e do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Cruz (PRTB). Ou seja: um exército de milhares de servidores comissionados e seus familiares, prontos para votarem em quem seus “comandantes” determinarem.
Porém, essa turma toda não contava com um “grupão” imenso que Léo está e segue coligado: o povo. Este deu quase 65 mil votos para Léo, além dos outros candidatos, que somaram 55% dos votos válidos contra os quase 45% de Mariana Carvalho. O sinal foi dado: a população quer mudança já!
Ainda mais que o lado da situação achava que a “parada” seria resolvida logo no primeiro turno, contando com os votos do exército de comissionados em vários níveis de poder.
Diferenças
Suposta seguidora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Mariana Carvalho, 37, era apontada pelas pesquisas como favorita no pleito da capital rondoniense, em chapa com o pastor Valcemir (PL).
Ela é irmã do deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil). Com o poderio político de seu grupo na cidade, Mariana tinha mais de cinco minutos de propaganda em rádio e televisão, enquanto “sobravam” 29 segundos para Léo.
“O lado da situação, com apoio gigantesco de máquinas públicas, tinha quase seis minutos de TV, quase 50 inserções nos intervalos comerciais, mais de 300 candidatos a vereadoras e vereadores. Os concorrentes de oposição, incluindo eu, fizeram mais de 200 mil votos, enquanto ela fez pouco mais de 110 mil votos. O recado da mudança já foi dado”, comentou Léo.
Para ele, a luta continua: “Mais de 55% da população optou por outros candidatos que não a apoiada pelo atual prefeito, Governo do Estado e Assembleia Legislativa. Agora, é trazer esses votos para nosso lado, para no dia 27 de outubro, confirmar a mudança que os porto-velhenses querem para ontem. Chega de maquiagem! Com mais trabalho, planejamento e competência, vamos fazer mais, melhor e em menos tempo!”, encerrou ele.
Texto: Assessoria de Comunicação do candidato Léo Moraes (Podemos).
Fotos: Robert Alves
-
Polícia7 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE
-
Rondônia6 dias atrás
Ponte no Rio Melgaço é revitalizada e garante segurança para a população de Pimenta Bueno
-
TJ RO6 dias atrás
TJRO irá realizar Seminário sobre Justiça, sustentabilidade e agronegócio na Rondônia Rural Show, em 2025