Pesquisar
Close this search box.

Rondônia

Abertura do segmento de Bandas e Fanfarras do Festival Estudantil Rondoniense de Artes é marcada com oficina didática aos participantes

Rondônia

A solenidade de abertura contou com a presença da Banda da Polícia Militar que completou 79 anos de existência

Nesta quinta-feira (14), no Teatro Palácio das Artes, aconteceu a abertura oficial da Fase Estadual do segmento de Bandas e Fanfarras no Festival Rondoniense Estudantil de Artes – Fera, edição 2023. O segmento é dividido nas categorias banda musical, banda marcial, fanfarra simples e fanfarra de rítmica/percussão, que reúne um total de 497 integrantes.

A solenidade de abertura teve a presença da Banda da Polícia Militar – PMRO, que na quarta-feira (13) completou 79 anos de existência pelo Decreto nº 19, criado pelo governador do antigo Território Federal do Guaporé, Aluízio Ferreira.  O evento é promovido pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação.

Os estudantes são de 14 escolas da Rede Estadual de Ensino distribuídas entre os municípios de Porto Velho, Jaci-Paraná, Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cerejeiras e Cabixi.

O festival atua em diversos segmentos artísticos e iniciou na última segunda-feira, com os segmentos e linguagens artísticas. Além disso, foi desenvolvido em quatro fases: escolar, municipal, regional e esta última que é a estadual.

As bandas e fanfarras serão julgadas com base nos aspectos musical e de apresentação. No musical será avaliada harmonia, melodia, ritmo e afinação. Já na apresentação, marcha, alinhamento, garbo, postura, sincronismo, formação, entre outros.

O Festival propiciou uma oficina didática para os alunos participantes, conduzida pelo regente Tenente PM Ferraz

OFICINA DIDÁTICA COM A BANDA DA PMRO

Dando início a este segmento, o Festival Estudantil Rondoniense de Artes – Fera propiciou uma oficina didática para os alunos participantes que foi conduzida pelo regente tenente PM Ferraz, em conjunto com toda a banda. Os estudantes subiram no palco e puderam ter a experiência de tocar com a “A Furiosa”, como é conhecida popularmente a banda.

A chefe do Núcleo de Arte e Cultura Escolar e coordenadora do Fera, Sabryne Sena, demonstrou satisfação com a interação dos alunos e agradeceu a banda militar por fazer parte desse Festival “É muito importante para os nossos alunos a presença dessa banda renomada, com toda sua experiência e carga histórica tão importante para o Estado de Rondônia”, destacou.

O tenente PM Ferraz, incentivou os estudantes a investir no conhecimento musical. “Vocês estão marcados para ter sucesso na vida e esse é o momento de aprender sempre mais para continuar trilhando o caminho da educação, da arte e da cultura”, pontuou.

Para o governador, Marcos Rocha, o objetivo do Festival é contribuir para o desenvolvimento cultural do Estado. “As participações dessas atividades despertam aptidões artísticas nos estudantes e revela futuros talentos para nossas escolas”, relatou.

PROGRAMAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES

Programação das apresentações por categorias do segmento de Bandas e Fanfarras.

Bandas musicais, bandas marciais e fanfarra simples

  • Hoje, 14/09 – das 17h às 20h30.
  • Local: Teatro Palácio das Artes.

Fanfarras de percussão

  • Sexta-feira, 15/09 – das 15h às 18h.
  • Local: Teatro Palácio das Artes.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Centro de Reabilitação de Rondônia realiza mais de 9 mil atendimentos em onze meses

Publicados

em

A unidade oferta cerca de 7 especialidades para reabilitação de crianças e adultos

Com o objetivo de oferecer atendimento especializado, o Centro de Reabilitação de Rondônia (CERO), unidade de referência em reabilitação infantil e adulta, realizou, entre os meses de janeiro e novembro de 2024, cerca de 9.151 mil atendimentos em diversas especialidades. O Centro de Reabilitação está localizado na Avenida Barão do Amazonas, nº 9.960, Bairro Mariana, em Porto Velho.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os serviços oferecem acessibilidade, dignidade e qualidade de vida aos cidadãos. “O governo segue trabalhando para incluir e cuidar, transformando vidas, desde o público infantil até o adulto”, salientou. 

ATENDIMENTO

Para ser atendido, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Após o registro na regulação, é feito o agendamento do atendimento.

A unidade disponibiliza consultas e acompanhamentos nas especialidades de:

  • Fisioterapia pediátrica e adulta
  • Fonoaudiologia
  • Terapia ocupacional
  • Psicologia
  • Psicopedagogia
  • Neuropediatria
  • Neuropsicologia

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, ressaltou que, a unidade também é responsável por adquirir e entregar aos usuários do SUS meios de locomoção, como cadeiras de rodas, andadores, muletas, entre outros. “O trabalho da gestão é benéfico para atender com dignidade os usuários do Sistema Único de Saúde, promovendo eficiência  e dinâmica no atendimento e bem-estar dos rondonienses.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA