Pesquisar
Close this search box.

Campo Novo de Rondônia

#ARON: Chuvas aumentam e 12 municípios ainda não receberam recursos para manutenção das estradas

Campo Novo de Rondônia

“Como o Estado tem caixa para antecipar pagamento de funcionários, que já foi feito neste dia 23, e não pode repassar o dinheiro dos municípios, para recuperarmos as estradas da população?”

Doze dos 52 municípios de Rondônia aguardam os repasses estaduais para realizarem as obras de encascalhamento das estradas rurais, antes da chegada do período chuvoso. Os prefeitos já celebraram o convênio para receber os recursos do Fundo de Infraestrutura, Transporte e Habitação (FITHA) junto do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER), mas os pagamentos ainda não foram feitos.

A AROM observa que o FITHA é a mais ampla via de investimentos nas ações municipais de conservação das estradas, com resultados sociais muito importantes como as condições de escoamento da produção rural, de tráfego e de integração entre comunidades. Na prática para este ano de 2018, são mais de R$ 30 milhões injetados especificamente no setor de infraestrutura rural, de incumbência das prefeituras. Contudo, mais de R$ 7 milhões ainda estão engessados.

Com o fim do período de estio, que já está ocorrendo, os gestores municipais estão aflitos diante da responsabilidade com o anseio da população. Ocorre que, em não executando as obras de patrolamento, limpeza, drenagem, redução de morros e encascalhamento em tempo, as chuvas dificultarão o trabalho das máquinas, causando prejuízos e aborrecimentos aos moradores rurais que dependem das boas condições das vicinais.

A AROM buscou informações sobre o atraso junto ao DER, que informou que não dispõe de recursos financeiros suficientes para realizar todos os repasses, mas que, dos doze municípios, nove já receberam parte dos recursos, em 15/10. Entretanto, a celebração do convênio e entrega dos projetos, realizados pela maioria dos municípios, há mais de três meses, gera frustração aos prefeitos pelo não cumprimento por parte do DER. Isso porque, essas prefeituras não terão tempo suficiente para deflagrarem os procedimentos para aplicação dos recursos e darem inícios às obras, até o fechamento do ano.

A entidade lembra que nunca ocorreram atrasos dessa proporção, levando os prefeitos a uma enorme insegurança, especialmente por saberem que o FITHA é um recurso consignado a esta finalidade, e que deve ser priorizado. Oscimar Ferreira é prefeito de Campo Novo de Rondônia e lamenta os prejuízos do atraso: “Como o Estado tem caixa para antecipar pagamento de funcionários, que já foi feito neste dia 23, e não pode repassar o dinheiro dos municípios, para recuperarmos as estradas da população?”, indagou.

Assessoria
COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Campo Novo de Rondônia

Goela e canela: Jaqueline Cassol percorre 17 localidades em seis dias levando propostas à população

Publicados

em

 

Candidata ao Senado intensifica campanha nesta reta final apoiada pelo irmão Ivo Cassol

 

Chegando à reta final de campanha, além de comemorar as adesões e a receptividade ao seu nome, por onde tem passado, a candidata ao Senado, Jaqueline Cassol (Progressistas), tem percorrido o Estado de ponta a ponta. Em seis dias, foram 13 cidades visitadas, além de mais quatro importantes distritos.

 

“Há um clima positivo, as pessoas estão abraçando nossa campanha e isso nos estimula a trabalhar de forma ainda mais intensa nessa reta final, sempre com uma mensagem de otimismo, de coragem e de disposição para trabalhar. Como sempre digo: é na goela e na canela, pois não temos medo de ir ao encontro do povo”, disse Jaqueline.

 

Nas atividades de campanha, como caminhadas, reuniões e corpo a corpo com eleitores, Jaqueline Cassol está acompanhada de Ivo Cassol e de candidatos que apoiam seu nome ao Senado. Nas cidades que visitou, ela apresentou suas propostas e discutiu com lideranças e a população as principais demandas de cada localidade, além de apresentar algumas de suas realizações, enquanto deputada federal.

 

A candidata percorreu diversas regiões de Rondônia, iniciando pelo Vale do Jamari, com Ariquemes, Cujubim, Alto Paraíso, Monte Negro, Buritis e Campo Novo de Rondônia, incluindo os distritos de Jacinopólis, Rio Pardo e Rio Branco. Ela esteve ainda em Governador Jorge Teixeira, Theobroma, Vale do Anari, Machadinho do Oeste e Jaru, além do distrito de e 5º BEC.

 

No sábado, Jaqueline comandou adesivaço de veículos e percorreu a área comercial de Rolim de Moura, pela manhã; participando de reuniões políticas em Alta Floresta do Oeste à tarde e à noite.

 

“A nossa campanha ganha volume, ganha multiplicadores e a mensagem se espalha pelos quatro cantos do Estado. Estamos motivados com a acolhida e vamos seguir nesse trabalho firme, de levar sempre o nosso compromisso de representar Rondônia no Senado, com coragem, maturidade, experiência e determinação”, finalizou.

 

Mais municípios

 

Nesta segunda (19), Jaqueline Cassol participa de reunião no grupo Cairu, em Pimenta Bueno, pela manhã, concede entrevistas e se desloca para Porto Velho, para participar da sabatina da Fiero. Na terça (20), ela leva suas propostas até Ji-Paraná.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA