Colunistas

#ARTIGO: GOVERNO ROCHA – Acho que tem rumo sim

Colunistas

O senador eleito Confúcio Moura instigou a capacidade de gestor do governador eleito, Marcos Rocha, ao dizer: “Ele não sabe o que vai fazer no governo”. E estendeu a mesma sentença ao eleito presidente da República, Jair Bolsonaro.

Não sei se foi uma provocação por ter sido rejeitado por Marcos Rocha,com quem não assumiu nenhuma ligação,mesmo o militar tendo sido seu secretário de Justiça, ou se foi somente uma constatação extraída de sua experiência pessoal do período em que assumiu o primeiro mandato, em 2011.

Aliás, o coronel Chrisóstomo Moura, eleito deputado federal pelo PSL, virou o bacamarte contra Confúcio e, em programa de rádio disparou: “Não admito que o ex-governador interfira em nosso governo”.

Acho até que foi uma bobagem. Gostando-se ou não de Confúcio, ele foi o mais bem avaliado ex-governador de dois mandatos da história do estado. O povo o aprovou, dando-lhe um mandato de senador por oito anos. Qualquer governo e o estado, precisarão dele. Como os dois agora são congressistas e trabalharão sob o mesmo teto, é bom pensar melhor.Um ambiente pacífico sempre produz mais e melhor.

Presidentes, governadores e prefeitos têm a mania de dizer: “A partir do dia,tal a caneta estará em minhas mãos”, sinalizando que tudo poderão decidir e fazer. Ledo engano. Logo constatam que não podem tudo. E que falham até em pequenas coisas. Vemos isso diariamente.

A despeito da sentença de Confúcio, Marcos Rocha vem sinalizando atitudes que, se realizadas, quebrarão paradigmas de comportamentos amplamente condenados pelos eleitores nas recentes eleições. E começa oferecendo-se como exemplo de que basta estar sintonizado com o pensamento e desejo das pessoas para chegar lá. Sem gastos exorbitantes com campanha e outras sinecuras.

Vem assegurando que, para ter dinheiro investir, reduziráo tamanho da estrutura de governo e acabará com as famosas propinas de 10, 20 e 30 por cento sobre tudo que o estado compra, consome e paga.

Percebe-se que o coronel está convicto na decisão de participar da cruzada de Bolsonaro para varrer a corrupção nos escalões dos governos do Brasil.Quer até criar uma comissão anticorrupção. E o Jair, acabou de acertar um superministério da Justiça para Sérgio Moro, que deixará a toga, para combater a corrupção e o crime organizado.

Embora não tenha ninguém preso ou sendo procurado pela polícia por atos de corrupção no governo do MDB, que finda sob Daniel Pereira (PSB), basta olhar as planilhas de preços pagosa tudo que o estado comprou e comparar com o valor pago pelo mesmo serviço ou produto pelo particular, e se perceberá distorções induzindo que desse mato sai muito coelho.

Se o coronel Rocha conseguir fechar a rota de fuga desses coelhos invisíveis, ocultos, sobrarão recursos onde antes faltavam. Se acabar com essa sangria e reduzir a máquina pública,focando nos serviços essenciais de interesse público, desqualificará a previsão do senador de Ariquemes.

Acho que o senhor Rocha e seus aliados sabem o que querem fazer no governo,sim. Talvez sua maior dificuldade esteja no desafio de formar um quadro de pessoas capazes e competentes. A abrangência do seu radar de relacionamento pessoal e até do seu próprio partido, é limitado. Afinal, não era político militante. Era somente militar e professor. E o PSL era micropartido.

Mas tudo se resolve com comprometimento de causae gestão dedicada. Viver 24 horas com um olho no peixe e o outro no gato. Se alguém fizer mal feito ou não fizer, não pode ter segunda chance. E isso, ele já disse que fará. Veja o que falou o senhor Rocha:

“Se alguém do meu governo pedir qualquer coisa, qualquer ajuda, qualquer comissão, qualquer valor ilegal, o empresário que receber a proposta deve gravar, chamar a polícia e denunciar a mim, pessoalmente. Essa pessoa, se existir, será afastada imediatamente, responderá processo e jamais participará novamente de qualquer órgão do meu governo.Não haverá corrupção alguma!”

É o que esperamos. Além da honradez, a determinação.

OSMAR SILVA

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Colunistas

Cuidar da circulação pode ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde

Publicados

em

Conheça algumas dicas de prevenção e cuidados para evitar doenças que possam afetar os vasos sanguíneos

O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010. Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023. Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.

 

Com o avançar da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento. “Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a médica Allana Tobita, cirurgiã vascular e membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).

 

Como prevenir

Para evitar estas situações, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes mesmo de chegar à terceira idade. Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos, o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares, entre outros.

Dra. Allana Tobita

“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. Já a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana.

 

Comida que faz bem

A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da receita para cuidar e prevenir doenças circulatórias na terceira idade.

“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos, evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”, comenta.

 

Cuidado com a mente e o sono

 

Allana também traz como recomendação a necessidade do sono saudável e o controle do estresse. Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.

 

“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que por consequência afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.

Sobre as meias de compressão

As meias de compressão funcionam como uma “bomba da panturrilha”, e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração. Algumas meias como os modelos da SIGVARIS GROUP possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por problemas de circulação, a exemplo de inchaços, dores, entre outros.

 

Sobre a SIGVARIS GROUP

A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA