Pesquisar
Close this search box.

Política

Assembleia Legislativa empossa Marcos Rocha para o segundo mandato de governador

Política

 

Em sessão solene, governador reeleito foi empossado para mais quatro anos

Em sessão solene no Teatro Estadual Palácio das Artes, em Porto Velho, para onde a sede do Parlamento Estadual foi transferida, a Assembleia Legislativa empossou, na tarde deste domingo (1º), Marcos Rocha (União Brasil) como governador reeleito para o segundo mandato consecutivo. Também foi empossado Sérgio Gonçalves (União Brasil), no cargo de vice-governador.

O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), conduziu os trabalhos, sendo secretariado pelo deputado Cirone Deiró (União Brasil). Os deputados Marcelo Cruz (Patriota), José Lebrão (União Brasil), Ismael Crispin (PSB), Rosângela Donadon (PDT), Aziz Rahal (União Brasil) e Jean Oliveira (MDB) estavam presentes.

Em uma rápida fala, Alex Redano manifestou sua confiança de que o segundo mandato de Marcos Rocha será ainda mais produtivo e que a Assembleia vai seguir contribuindo para uma boa relação institucional. “A Assembleia foi parceira nesses quatro anos e vai seguir trabalhando nesse sentido, respeitando a independência e autonomia de cada um.
O deputado Jean Oliveira fez um pronunciamento, em nome do Legislativo. “Desejamos um mandato de prosperidade, avanço e progresso ao governador Marcos Rocha. Relação harmônica e independente, nesses quatro anos e acreditamos que isso se estenderá pelos próximos quatro anos. Por fim, quero registrar que a humildade, a simplicidade e a compaixão sempre vão vencer a arrogância, a soberba e a antipatia”.

Governador
Em seu discurso de posse, Marcos Rocha destacou o empenho em continuar trabalhando em prol do fortalecimento do estado de Rondônia. “Hoje iniciamos o ano de maneira especial, com fé e esperança para dar continuidade à missão de governar esse estado tão forte que é Rondônia. Momento que traz grandes expectativas, das quais, com a graça de Deus, alcançaremos oportunidades e novas conquistas”.
Rocha disse ainda que “o trabalho para construir um estado desenvolvido, seguro e com qualidade de vida a todos vai continuar sim, a partir do resultado da nossa plena atuação, do nosso trabalho e da população e das autoridades, oriunda da parceria com nossos prefeitos e vereadores dos 52 municípios”, afirmou.
Ele disse também contar com o apoio incondicional dos senadores, deputados federais e estaduais e manter a harmonia entre os três poderes, para, em suas palavras “trabalhar firmemente para fazer do estado de Rondônia o melhor do estado do Brasil”. Após ser empossado, Marcos Rocha fez a nomeação do seu secretariado.

Vice-governador
O presidente Alex Redano, pediu licença aos demais parlamentares e autoridades presentes para quebrar o protocolo e concedeu a palavra ao vice-governador, Sérgio Gonçalves, que agradeceu a oportunidade de poder se pronunciar e comentar a experiência de ter participado de sua primeira corrida eleitoral.
Ele destacou a honra e a confiança de ter sido convidado pelo governador Marcos Rocha para a disputa à reeleição do chefe do Executivo rondoniense e encerrou afirmando que o estado, por mais quatro anos, estará bem representado.

 

Texto: Eranildo Costa Luna, com apoio de Cristiane Abreu, Juliana Martins e Jocenir Santanna

Foto: Thyago Lorentz

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

PF descapitaliza cerca de R$ 1 bilhão de organização criminosa

Publicados

em

Nesta 3ª fase das investigações, constatou-se que a organização criminosa contava com a participação de servidores ocupantes de cargos estratégicos e de direção do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM)
WhatsApp Image 2024-12-09 at 09.50.08 (1).jpeg

Na manhã desta segunda-feira, 9/12, Dia Internacional Contra a Corrupção, a Polícia Federal deflagrou a Operação Expurgare, com ações simultâneas nos estados do Amazonas, Pernambuco e Rondônia. A Operação Expurgare é uma continuação da Operação Greenwashing.

Nesta 3ª fase das investigações, constatou-se que a organização criminosa contava com a participação de servidores ocupantes de cargos estratégicos e de direção do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM). Esses servidores utilizavam suas posições para facilitar práticas ilegais, como a emissão de licenças ambientais fraudulentas, suspensão de multas e autorizações irregulares para desmatamento.

Os envolvidos já haviam sido indiciados em 2019 durante a Operação Arquimedes, que investigou crimes semelhantes. Nesta etapa, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisões preventivas, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal da Subseção Judiciária de Manaus/AM, como parte das estratégias para desmantelar o esquema criminoso.

A Operação Greenwashing já havia revelado um esquema de fraudes fundiárias que se estendeu por mais de uma década e foi iniciado em Lábrea/AM, envolvendo a duplicação e falsificação de títulos de propriedade. Essas fraudes resultaram na apropriação ilegal de cerca de 538 mil hectares de terras públicas.

Entre 2016 e 2018, a organização criminosa expandiu suas atividades ilícitas, reutilizando títulos de propriedade e inserindo dados falsos no Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF), com a colaboração de servidores públicos e responsáveis técnicos. Nos últimos três anos, uma nova expansão das atividades ilícitas do grupo ocorreu na região de Apuí/AM e Nova Aripuanã/AM.

Por meio das medidas já implementadas, foi possível desarticular financeiramente a organização criminosa, que resultou na descapitalização de quase R$ 1 bilhão. A Polícia Federal reforça que operações como a Expurgare são fundamentais para combater a corrupção, proteger o meio ambiente e responsabilizar os envolvidos em atividades ilícitas.

Denúncias anônimas sobre os crimes em investigação podem ser encaminhadas por meio do canal https://forms.office.com/r/UBmPaNbDxM. A PF garante o sigilo absoluto e a proteção da identidade do denunciante.

WhatsApp Image 2024-12-09 at 09.50.18.jpeg
WhatsApp Image 2024-12-09 at 09.50.08.jpeg

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA