Pesquisar
Close this search box.

Rondônia

Beneficiário do “Rondônia Cidadã” atualiza documentos e comemora possibilidade de voltar ao mercado de trabalho

Rondônia


Nos dois dias, foram realizados 687 atendimentos, dos quais 56 foram emissão da Carteira de Identidade (RG)

O que seria apenas um atendimento para solicitar a 2ª via dos documentos pessoais, na edição do projeto “Rondônia Cidadã” realizada no bairro Nacional, em Porto Velho, no sábado (12) e domingo (13), tornou-se motivo de comemoração para o técnico de refrigeração Marcelo Ricardo, 38 anos, casado e pai de dois meninos de 15 e 9 anos. Desempregado há 5 anos, ele contou que trabalha atualmente como autônomo, e por incentivo da esposa foi até a Escola Dr. Oswaldo Piana, no sábado, com o intuito de atualizar a documentação, uma vez que a original foi furtada.

Marcelo Ricardo foi atualizar a documentação no Rondônia Cidadã, sábado, e descobriu vaga para um emprego

Após ser atendido na sala destinada à confecção dos documentos, Marcelo ficou sabendo que numa sala ao lado a equipe da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) apresentava o programa Geração Emprego, elaborava currículos e fazia o cadastro. Enquanto o governador Marcos Rocha e a primeira-dama Luana Rocha, titular da Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), idealizadora do projeto, visitavam as salas onde estavam sendo prestados outros serviços essenciais, Marcelo Ricardo comemorava a informação de que havia uma vaga para sua especialidade. “Estou muito feliz. Estou desempregado há 5 anos e fui incentivado por minha esposa para vir apenas atualizar a documentação e agora sairei daqui com a possibilidade de trabalhar formalmente”, disse, completando que o Rondônia Cidadã precisa ser realizado mais vezes, para que mais pessoas tenham conhecimento e sejam atendidas com o que mais necessitam.

No meu caso, terei nova documentação e, possivelmente, um emprego”, reforçou Marcelo Ricardo, que é natural de Rio Branco (AC), mas há 30 anos mora na Capital rondoniense.

Nos dois dias, foram realizados 687 atendimentos, dos quais 56 foram emissão da Carteira de Identidade (RG), 46 agendamentos, além de 62 Carteiras de Trabalho, 202 serviços de embelezamento, entre outros ofertados das 8h às 16h30 do sábado e das 8h às 13h do domingo.

Entre os que foram solicitar a 2ª via do RG, estava também Maria Juirdes dos Santos, 66 anos, que disse ter chegado à escola de madrugada, à 1h, juntamente com a filha e dois amigos. Já Betânia de Jesus chegou depois das 8h com o intuito de fazer teste de glicemia. Enquanto R. B., mãe de um filho de 14 anos, foi buscar orientação jurídica sobre pensão alimentícia, e acabou sendo atendida também pela equipe de designe de sobrancelha. “Vim buscar uma orientação e vou aproveitar para depois fazer minha sobrancelha. Parabéns aos envolvidos neste projeto”, ressaltou.

Maria Juirdes procurou a Escola Dr Osvaldo Piana para solicitar a 2ª via da Carteira de Identidade

Sobre o “Rondônia Cidadã”, a secretária Luana agradeceu aos parceiros da Seas, que são instituições públicas e do terceiro setor, e lembrou que o projeto foi iniciado pelo distrito de Extrema, pertencente a Porto Velho, e que a expansão aos demais municípios ocorreu por solicitação dos gestores, considerando a importância dos serviços para a comunidade, em um só local e no fim de semana. “Agradeço a todos os parceiros por nos ajudar a levar assistência mais próximo de quem precisa”, destacou.

O projeto do Governo Estadual, idealizado em 2019 como “Seas Cidadã”, vem contemplando a cada fim de semana, em um único local, os moradores de um município ou distrito com serviços que geralmente só estão disponíveis nos dias úteis. No próximo fim de semana será a vez da população do município de Candeias do Jamari ser beneficiada com a ação na Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Pioneirismo na Região Norte: Governo de RO lança Comitê de Equidade no SUS

Publicados

em

O lançamento do Comitê aconteceu no Iespro, em Porto Velho

O lançamento do primeiro Comitê de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu  na sexta-feira (20), no auditório do Instituto Estadual de Educação em Saúde Pública de Rondônia (Iespro). A criação foi oficializada pela Portaria nº 5318, de 09 de agosto de 2024, com o objetivo de promover e monitorar políticas e ações que assegurem a equidade de gênero, raça e etnia, além de valorizar as trabalhadoras no âmbito do SUS.

O Comitê integra o programa nacional coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), que visa enfrentar desigualdades de gênero e raça, promovendo políticas públicas para combater as desigualdades sociais no Brasil.

O Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou a importância da iniciativa para os profissionais do setor. “Este comitê reforça o compromisso do governo do estado em combater desigualdades históricas e promover o respeito e a dignidade no ambiente de trabalho. É preciso cuidar dos profissionais para que possamos oferecer o melhor de nós à população”, afirmou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a criação do Comitê é um marco que beneficia tanto os profissionais de saúde quanto a população rondoniense, fortalecendo a construção de políticas públicas que priorizam a equidade e o bem-estar de todos.

COMPETÊNCIAS DO COMITÊ 

I – Desenvolver e implementar políticas e estratégias para promover a equidade de gênero, raça e etnia no ambiente de trabalho do SUS em Rondônia;

II – Elaborar e monitorar planos de ação que valorizem as trabalhadoras, assegurando condições dignas de trabalho, saúde e bem-estar;

III – Realizar campanhas de conscientização e capacitação sobre equidade de gênero, raça, etnia e valorização das trabalhadoras para servidores e gestores do SUS;

IV – Monitorar e avaliar as condições de trabalho e saúde das trabalhadoras do SUS, identificando desigualdades e propondo soluções;

V – Promover a participação ativa das trabalhadoras na formulação e implementação de políticas de saúde, garantindo representatividade de gênero, raça e etnia;

VI – Assegurar canais de denúncia e suporte para trabalhadoras que enfrentem discriminação, assédio ou violência no ambiente de trabalho.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA