ELEIÇÕES 2022
Cartilha do TSE reúne tudo o que os eleitores precisam saber antes de votar
ELEIÇÕES 2022
“Guia do Eleitor consciente – Todos fazem a Eleição!” está disponível para download no Portal do TSE
A data das Eleições 2022 está chegando e sabe aquelas dúvidas que você tem sobre o que deve levar no dia da votação, o que pode e o que não pode, como confiar na segurança da urna eletrônica, entre outras, para votar mais tranquilo?
Todas elas e muito mais foram respondidas na cartilha “Guia do Eleitor consciente – Todos fazem a Eleição!”, produzida pela Secretaria de Comunicação e Multimídia (Secom) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em parceira com outras áreas do Tribunal.
O material, que reúne as principais informações que toda eleitora e todo eleitor precisa saber, está disponível para download no Portal do TSE neste link do Catálogo de Publicações do Tribunal.
Com visual atraente e moderno, de leitura fácil, e conteúdo apresentado com auxílio de ilustrações e infográficos, a cartilha tem apenas doze páginas e é leitura obrigatória para quem quer votar com tranquilidade, com todas as informações na mão.
Mas a cartilha não é voltada apenas para cidadãs e cidadãos. A imprensa vai encontrar no material informações oficiais, verdadeiras e produzidas de forma bem didática, para apoiá-la na divulgação de temas essenciais sobre as Eleições 2022.
Veja abaixo um breve resumo dos principais tópicos da cartilha.
- Todas aquelas dúvidas mais comuns estão respondidas no material, como o que pode e o que não pode no dia da eleição, como justificar a ausência às urnas, e como conferir se uma informação recebida nos grupos da família ou de amigos é fato ou boato. Porque isso é responsabilidade de todos, e nesse assunto, vale a regra: na dúvida, não compartilhe.
- Tem também aquelas dicas essenciais para o voto consciente, como, por exemplo, o que é preciso levar para votar e a importância de conhecer as candidatas e os candidatos antes do dia da eleição.
E para isso, o TSE tem uma ferramenta que é um grande aliado: o site DivulgaCandContas. Por meio dele, os eleitores podem obter informações diversas sobre seus candidatos, incluindo o número de votação, gastos financeiros, informações partidárias, dados sobre os bens, entre outras.
- O capítulo “Caminho do voto” mostra o que acontece depois que a eleitora ou o eleitor aperta o botão “Confirma” da urna eletrônica, lembrando que ela é codificada e os programas, todos, assinados digitalmente.
- A zerésima, o Boletim de Urna e o Registro Digital de Voto, importantes instrumentos de segurança do processo eletrônico de votação, também são destacados, ganhando na cartilha uma definição simples e bem acessível a todos.
- Tem ainda uma breve explicação sobre a totalização, lembrando que, do registro dos votos até o resultado final, o processo é totalmente digital, criptografo e seguro. Resumindo: é 0% de intervenção humana e 100% de segurança.
Como pode ser verificado, participar da chamada festa da Democracia, votar de maneira segura e com tranquilidade, e mais bem informado, ficou bem mais fácil.
MM/CM
ELEIÇÕES 2022
Convenção do Podemos homologa Léo Moraes como candidato a prefeito de Porto Velho
A convenção contou com a presença de apoiadores e foi realizada na casa de shows Talismã 21. O partido ainda não definiu o nome para compor a chapa como vice.
“Me considero pronto, pronto para atender as demandas da população. Afinal, nós precisamos avançar, trabalhar mais e melhor e em menos tempo. O foco sempre será pautado em propostas, em edificar uma cidade que seja próspera, digna, que gera empregos, que cria ambientes de negócios, que respeite a população com a saúde universalizada e uma educação inclusiva”, apontou o candidato.
As convenções fazem parte do calendário oficial da Justiça Eleitoral e são um requisito necessário para as legendas e federações que desejam lançar políticos na disputa. O prazo termina no dia 5 de agosto.
Perfil
Leonardo Barreto de Moraes é casado e pai. Ele tem 40 anos e nasceu em Foz do Iguaçu (PR). Atualmente mora em Porto Velho.
Formado em Direito, Léo Moraes conquistou seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Porto Velho em 2012 e foi eleito Deputado Estadual em 2014. No ano de 2016, se candidatou à prefeitura de Porto Velho, chegou ao segundo turno, mas não obteve vitória.
Léo eleito Deputado Federal em 2018 e, em 2022, foi candidato nas eleições estaduais, mas não obteve vitória. Recentemente, ele atuou como diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO).
Fonte: G1.
-
Polícia7 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte7 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO7 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE