Colunistas
Com o vácuo entre os caciques, ninguém está descartado para a sucessão
Colunistas
FILOSOFANDO
“Uma sociedade de carneiros acaba gerando um governo de lobos.” VITOR HUGO (1802/1885), novelista, dramaturgo, poeta, ensaísta, artista e ativista pelos direitos humanos na França, onde teve grande atuação política. Autor de “Os Miseráveis” e várias outras obras clássicas da literatura com renome mundial.
LEMBRANÇA
Duas tragédias tornaram o cenário musical brasileiro mais pobre nos últimos dias. Primeiro foi a morte de Jerry Adriani, certamente um artista a deixar saudades das pessoas de minha geração.
E agora foi a vez do cearense Belchior, um dos grandes poetas de nosso tempo, um letrista da mais alta qualidade, sepultado ontem.
No caso de Belchior tive a sorte de conhecê-lo pessoalmente e entrevista-lo. A primeira vez em Limeira, onde iniciei a carreira de repórter ainda na minha adolescência. Depois no Rio e em São Paulo.
Não esqueci nunca aquele sujeito que – na verdade – só tinha medo de avião numa de suas letras. Belchior, numa entrevista, me confessou que vivia mais dentro de aviões do quem sua própria casa, graças à sua agenda cheia de shows pelo Brasil, especialmente no circuito universitário. Era um sujeito de jeitão tímido e mesmo assim um excelente papo. Fiquei triste com sua partida prematura. Tanta gente que não vale nada continuando por aqui e gente como o Belchior partindo aos 70 anos.
A GREVE
É claro que não houve – especialmente em Porto Velho – a “greve geral” esperada no ultimo dia 28. Em Porto Velho tudo abriu e até mesmo o sistema de transporte urbano funcionou. O movimento ficou aquém das expectativas. Isso não significa que o lado governista foi vitorioso.
E muito menos se saiu bem nessa movimentação os sindicatos. Pelo contrário, as lideranças sindicais sofreram um grande revés em sua capacidade de mobilização das categorias de trabalhadores, até mesmo no serviço público.
NÃO FUNCIONOU
A ideia do sindicalismo ligado ao PT e às “esquerdas” era realizar um movimento retumbante, grandioso, simbolizando uma enorme derrota para as “reformas” propostas pelo governo, tanto no campo do trabalho como no da previdência. Ainda não foi dessa vez que conseguiram meter a estaca no coração do “governo Temer”.
MEDIOCRIDADE
O povo já estava convencido de que a convocação das “lideranças” sindicais era apenas para atender a agenda política do PT e das “esquerdas” que ainda orbitam em torno do lulopetismo oportunista.
Até no sindicalismo a mediocridade aumentou. Convocar greves em períodos de desemprego lancinante jamais pode ser uma boa ideia.
VÁCUO
Enquanto alguns integrantes da mídia fazem enquetes sobre a sucessão governamental do próximo ano, também são realizadas (para consumo interno) as primeiras pesquisas procurando ver os nomes mais palatáveis perante o eleitorado para participar dessa pugna.
É muito cedo para determinar quem tem ou não chances reais nessa corrida. Não dá para descartar ninguém. Afinal, a existência de um grande vácuo entre os caciques da política rondoniense é um fato. E a política não deixa o vácuo durar. Pelo que se sabe há algumas personalidades (até do segmento empresarial) interessadas em disputar o poder nas eleições de 2018.
HÉVERTON
Nesse dinamismo o primeiro nome fora dos limites tradicionais da política revelado nos potins do final de abril foi o do Procurador de Justiça, Héverton Aguiar. Dizem que ele se ombreia com o nome do próprio Senador Acir Gurgacz. Tanto Héverton quanto qualquer outra pessoa interessada em debutar nessa seara deve estar consciente de que a política é dinâmica. Quem é noviço nessa corrida deve saber também de uma realidade indesmentível: viabilizar-se como alternativa na disputa eleitoral é uma estrada longa e pedregosa.
É DE DOER
Quem viu o presidente Temer falando sobre o primeiro de maio, dizendo que está modernizando a legislação trabalhista? Dizendo que vai gerar empregos, etc e tal? Eu vi e percebi no rosto do presidente muita palidez. Ah, vocês também viram? Será que a maquiadora era pouca prática ou ela usou óleo de peroba de péssima qualidade.
CAIU DO CÉU
Pelo menos três deputados estaduais entraram muito felizes nesse início de maio. Um novo presente (desses corriqueiros na Assembleia) caiu do céu no colo desses três parlamentares. Foram escolhidos para ir dar um passeio num feira que será realizada na Bolívia, mais precisamente na cidade de Cochabamba, acompanhados de “aspones”. Todos com gordas diárias retiradas do cofre público. O custo total desse turismo disfarçado pode ser mais alto se os tais “defensores do povo” usar uma rota área que não tenha origem em Guayarámerin.
DESPROPOSITADO
E não venha com essa conversa fiada de “intercâmbio de comércio” com o vizinho país. Isso é competência do Itamaraty. Se o MP e o TCE não investigar essa queima desnecessária do dinheiro público, então realmente é presente que caiu do céu para os 3 “defensores do povo” que irão justificar na maior caradura que essas viagens são feitas em benefício do povo. Vocês acreditam?
HOMEM FORTE
Está virando consenso nas redes sociais: passados 4 meses da posse de Hildon Chaves como prefeito de Porto Velho, quem mais acumulou poder e prestígio na nova gestão é Breno Mendes, o secretário de governo do prefeito tucano. Além de assessor executivo do prefeito, ele é uma espécie de faz-tudo e com tanta proximidade vai ganhando status de conselheiro principal do prefeito, até superando o papel do vice, Edgard do Boi, que ainda se destaca como o operacional da nova gestão. Qual dos dois membros dessa gestão sairá para disputa eleitoral de 2018?
PROBLEMA
Até entre aqueles torcedores mais próximos de Acir Gurgacz, o nome do PDT para disputar a sucessão de Confúcio Moura, surgiu o consenso de que o miliardário senador continua tendo enormes dificuldades para aglutinar eleitores de outras segmentações eleitorais em favor de seu projeto político. Aliás, até entre os antigos aliados esse situação é detectável. Há afirmações de que Jesualdo Pires, o prefeito de Ji-Paraná procura descolar-se do “carimbo cascavel”.
Colunistas
Cuidar da circulação pode ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde
Conheça algumas dicas de prevenção e cuidados para evitar doenças que possam afetar os vasos sanguíneos
O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010. Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023. Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.
Com o avançar da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento. “Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a médica Allana Tobita, cirurgiã vascular e membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).
Como prevenir
Para evitar estas situações, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes mesmo de chegar à terceira idade. Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos, o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares, entre outros.
“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. Já a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana.
Comida que faz bem
A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da receita para cuidar e prevenir doenças circulatórias na terceira idade.
“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos, evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”, comenta.
Cuidado com a mente e o sono
Allana também traz como recomendação a necessidade do sono saudável e o controle do estresse. Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.
“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que por consequência afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.
Sobre as meias de compressão
As meias de compressão funcionam como uma “bomba da panturrilha”, e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração. Algumas meias como os modelos da SIGVARIS GROUP possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por problemas de circulação, a exemplo de inchaços, dores, entre outros.
Sobre a SIGVARIS GROUP
A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.
-
Polícia7 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte7 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE
-
Esporte7 dias atrás
Fifa revela vencedores do Prêmio The Best em evento de gala no Catar