Mundo
Conheça a criatura que está habitando a Lua e preocupa cientistas
Mundo
Oito patas com quatro dedos cada, boca circular, sem olhos e uma resistência absurda. Esses são os tardígrados, as criaturas que estão habitando a Lua. Mas se você está temendo uma invasão alienígena, calma. Na verdade, o caso é justamente o contrário: esses seres são naturais do nosso planeta, a Terra, mas que agora podem ser encontrados em nosso satélite natural após um acidente espacial.
também conhecidos como ‘ursos da água’, os tardígrados são as criaturas vivas mais resistentes que conhecemos. Com menos de um milímetro de comprimento, podem sobreviver a temperaturas de 150°C e serem congeladas até quase zero absoluto. Eles podem ainda ser desidratados e sobreviver durante décadas em um estado de animação suspensa, ‘revivendo’ novamente ao contato com a água.
E foi justamente nessa condição que os tardígrados chegaram à Lua. Eles estavam em animação suspensa em uma missão espacial israelense, da Arch Mission Fundation, que está criando uma espécie de ‘backup’do planeta, com conhecimento e biologia da Terra sendo guardadas em diferentes locais do espaço.
Entretanto, a nave que transportava os tardígrados se chocou com o solo lunar durante um acidente, e cientistas que a colisão deva ter arremessado milhares desses seres sobre a Lua. Como são microscópicos, é impossível que possam ser resgatados e levados para outro local, embora seja improvável que saiam do estado de animação suspensa sem ter contato com água em seu estado líquido. Apesar disso, experimentos anteriores já comprovaram que os tardígrados conseguem sobreviver no espaço, sem nenhuma proteção, para serem reanimados posteriormente.
Segundo o Tratado do Espaço Exterior, todas as espaçonaves que saem da Terra são obrigadas a passar por ‘limpeza’, para não contaminar outros ambientes, e o acidente preocupa a comunidade científica, já que a contaminação dos tardígrados pode comprometer o local e pesquisas futuras em solo lunar.
Mundo
De Rondônia para a China: café robusta amazônico é apresentado por Marcos Rocha ao mercado asiático
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, está promovendo o nome do estado na 7ª Feira Internacional de Exportação e Importação, em Xangai, China. A participação de Rondônia no evento tem como principal destaque o café robusta amazônico, que vem chamando a atenção e conquistando elogios de baristas renomados ao redor do mundo.
Em um estande oficial de Rondônia, a espécie robusta amazônico se destaca como um verdadeiro embaixador da qualidade e autenticidade regional, reforçando o papel da produção familiar no cenário global. A originalidade e o sabor inconfundível, representam, não apenas o estado, mas também a tradição e a sustentabilidade da produção local.
De acordo com os dados fornecidos pela Embrapa, nos últimos três anos, Rondônia tem apresentado crescimento significativo nas exportações de café:
Em 2022 foram exportadas aproximadamente 105 mil sacas de 60 kg de café verde. Já em 2023 o estado ultrapassou, também, a marca de 100 mil sacas exportadas, com um total de 111,8 mil sacas de 60 kg de café verde, gerando receitas da ordem de US$ 17,6 milhões. Esse volume representou um aumento de 6% em relação a 2022.
Agora, no final de 2024 a estimativa é de que a produção ultrapasse a marca de 3,2 milhões de sacas, conforme dados divulgados no primeiro levantamento da safra de café 2024, realizado pela Conab.
Obs.: dados de comparativos anuais realizados até o ano de 2023, visto 2024 ainda não estar fechado. FONTE: COMEX STAT E SEDEC (2024).
Em mensagem enviada especialmente à população de Rondônia, diretamente do estande, na feira em Xangai, o governador Marcos Rocha expressou o orgulho de apresentar o café ao mercado internacional: “Nosso Estado se destacou na 7ª edição da Feira Internacional de Exportação e Importação, aqui em Xangai, na China, ao apresentar a força dos nossos cafés robusta amazônico. Essa produção de base familiar tem conquistado o mercado internacional, sendo um verdadeiro símbolo de qualidade e comprometimento com a sustentabilidade.
É um orgulho poder levar o nome de Rondônia e o sabor único de nossos cafés para o mundo. O feedback positivo que recebemos é uma prova de que estamos no caminho certo, oferecendo aos nossos produtores, novas oportunidades de expandir seus negócios e fortalecer a cafeicultura local”.
A participação de Rondônia na feira ressalta a capacidade do estado de competir e inovar no mercado internacional, ao mesmo tempo em que valoriza o trabalho dos produtores locais, colocando o café de Rondônia em uma vitrine de prestígio global.
Estão participando também da feira, em Xangai, o secretário de estado da Agricultura, Luiz Paulo e o presidente da Caferon, Juan Travain.
Texto e fotos: Assessoria
-
Polícia7 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte7 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO7 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE