Rondônia
Drive thru de testagem rápida para covid-19 atendeu 882 pessoas em Vilhena, das quais 353 testaram positivo
Rondônia
O Governo de Rondônia realizou neste domingo (23), o drive thru de testagem rápida no município de Vilhena, na sede da Câmara Municipal. Para a realização da ação inserida no plano de combate à covid-19, foram disponibilizados 1.200 testes pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para a população do município.
A ação realizada em parceria com a prefeitura de Vilhena, teve início às 8h com todo o trabalho colocado em prática para atender todas as pessoas que esperavam na fila visando o teste rápido. Conforme balanço apresentado, foram realizados 882 testes rápidos durante o drive thru em Vilhena, dos quais 353 foram positivos para covid-19. Todos foram orientados e receberam atestados e estarão em tratamento.
Os testes rápidos que restaram, no total de 318, foram entregues para a Secretaria de Saúde de Vilhena para que sejam utilizados nas unidades de saúde do município.
Rosângela Araújo foi acompanhada da família. Todos estavam desde 1h da manhã na fila, sendo os primeiros a realizarem o teste. Os resultados da família foram negativos, exceto da filha, Ester Araújo, que já vinha tendo sintomas da covid-19.
“Eu já estava tendo os sintomas, e com o resultado positivo, agora é se cuidar para tratar e não infectar outras pessoas, principalmente minha família. Essa ação de testagem rápida tem sido ótima nesse momento tão difícil de encontrar testes em farmácias ou unidades de saúde”, disse Ester.
Quebrar a cadeia de transmissão no Estado tem sido prioridade para o Governo de Rondônia. O secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, destacou: “nossa estratégia é testarmos em massa, isolar os casos positivos e impedir a transmissão para que não seja necessário paralisar a economia do Estado. Pensamos na saúde da população e no desenvolvimento econômico para que haja o equilíbrio”.
Ao acompanhar toda a ação do drive-thru em Vilhena, o vice-governador, José Jodan, reforçou que a testagem em massa garante a saúde e o trabalho da população.
“Identificamos aqui os casos positivos e damos uma solução com laudo médico, atestado e orientações quanto ao tratamento. Essa é a medida para que não ocorram novas transmissões e para que não seja necessário paralisar a economia do Estado”, afirma o vice-governador.
Desde o início da pandemia do coronavírus em Rondônia, já foram mais de 15,4 mil testes realizados por meio da modalidade drive-thru, sendo essa a 26° edição de testagem rápida
Rondônia
Pioneirismo na Região Norte: Governo de RO lança Comitê de Equidade no SUS
O lançamento do primeiro Comitê de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu na sexta-feira (20), no auditório do Instituto Estadual de Educação em Saúde Pública de Rondônia (Iespro). A criação foi oficializada pela Portaria nº 5318, de 09 de agosto de 2024, com o objetivo de promover e monitorar políticas e ações que assegurem a equidade de gênero, raça e etnia, além de valorizar as trabalhadoras no âmbito do SUS.
O Comitê integra o programa nacional coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), que visa enfrentar desigualdades de gênero e raça, promovendo políticas públicas para combater as desigualdades sociais no Brasil.
O Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou a importância da iniciativa para os profissionais do setor. “Este comitê reforça o compromisso do governo do estado em combater desigualdades históricas e promover o respeito e a dignidade no ambiente de trabalho. É preciso cuidar dos profissionais para que possamos oferecer o melhor de nós à população”, afirmou.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a criação do Comitê é um marco que beneficia tanto os profissionais de saúde quanto a população rondoniense, fortalecendo a construção de políticas públicas que priorizam a equidade e o bem-estar de todos.
COMPETÊNCIAS DO COMITÊ
I – Desenvolver e implementar políticas e estratégias para promover a equidade de gênero, raça e etnia no ambiente de trabalho do SUS em Rondônia;
II – Elaborar e monitorar planos de ação que valorizem as trabalhadoras, assegurando condições dignas de trabalho, saúde e bem-estar;
III – Realizar campanhas de conscientização e capacitação sobre equidade de gênero, raça, etnia e valorização das trabalhadoras para servidores e gestores do SUS;
IV – Monitorar e avaliar as condições de trabalho e saúde das trabalhadoras do SUS, identificando desigualdades e propondo soluções;
V – Promover a participação ativa das trabalhadoras na formulação e implementação de políticas de saúde, garantindo representatividade de gênero, raça e etnia;
VI – Assegurar canais de denúncia e suporte para trabalhadoras que enfrentem discriminação, assédio ou violência no ambiente de trabalho.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Polícia7 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte7 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO7 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE