Agronegócio

Empresas parceiras atualizam instrutores credenciados sobre novas tecnologias

Agronegócio


O avanço da tecnologia exige uma atualização constante no mercado de trabalho e neste mês de janeiro, instrutores credenciados ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos nas novas tecnologias disponíveis. Consequentemente, estarão mais capacitados para as 10 mil ações educacionais previstas pela instituição neste ano.

As atualizações foram ministradas por empresas parceiras do Senar-MT, que atuam nos polos tecnológicos da instituição no estado. Em Acorizal, instrutores da área de bovinocultura participaram de treinamento sobre produção de silagem e conheceram equipamentos responsáveis pelo corte de capim e mistura de rações, pela empresa parceira Nogueira Máquinas Agrícolas.

A capacitação reuniu cerca de dez instrutores credenciados. Para a zootecnista e instrutora Cleide Lis Ribeiro dos Santos, a maior dificuldade dos profissionais é trabalhar com a ensiladeira. “Essa capacitação só veio agregar no conhecimento que a gente já tem sobre produção de silagem. É um diferencial fazermos uma prática de ensilagem e estarmos capacitados para trabalhar com a ensiladeira e o maquinário. Foi de extrema valia aprendermos sobre cada funcionamento”, destaca.

Joelson Antônio Silva aprendeu a dar manutenção em equipamentos como a colhedora de forragem e o vagão forrageiro. “Eu já tinha conhecimento, mas agora aprendi a regular, configurar e dar manutenção nos equipamentos. Assim, podem ajudar a solucionar esses problemas em campo”, destaca.

CT Sorriso

Dos dias 10 a 14 de janeiro, a empresa parceira Husqvarna ofertou capacitação a seis instrutores de operação e manutenção de máquinas e equipamentos, no Centro de Treinamento (CT) de Sorriso. Foram utilizados os equipamentos para mecanização agrícola, floresta e área verde. Dentre eles estão motocultivador e acessórios (sulcador, revolvedor de solo), pulverizador, atomizador, motobomba, motosserras a combustão e a bateria, podador de galho a bateria, roçadeira a bateria e cortador de grama de alta produtividade Giro Zero.

 “O objetivo é fortalecer essa parceria e levar esse conhecimento para os instrutores e consequentemente aos produtores rurais. Assim eles poderão utilizar melhor cada equipamento e melhorar o desempenho na propriedade”, afirmou Valsoir Amancio, especialista de serviço da empresa parceira.

Paulo Figueiredo, consultor técnico da Husqvarna, destacou que os benefícios afetarão também os pequenos produtores. “É um prazer dar esse pontapé inicial em 2022 para dar conforto ao usuário e mecanização à pequena propriedade”.

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agronegócio

Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 será em Mato Grosso

Publicados

em

A Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 está prevista para ser realizada no dia 7 de fevereiro de 2025, na Fazenda Esperança, em Santa Carmem, região de Sinop, Mato Grosso.

O evento, promovido pela Aprosoja Mato Grosso, terá início às 9h30 (horário de Brasília) e reunirá autoridades, produtores e representantes do setor agrícola para discutir temas relevantes para o futuro da sojicultura no Brasil. A transmissão será realizada pelo Canal Rural e estará aberta ao público por meio de inscrição online.

Entre os principais assuntos que serão abordados nos painéis de discussão estão a sustentabilidade na produção agrícola, o impacto da COP 30 no Brasil e os avanços no uso de biocombustíveis e alimentos. O evento também celebrará os 20 anos de atuação da Aprosoja Mato Grosso, que tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da sojicultura no estado, promovendo inovações tecnológicas e práticas sustentáveis que consolidaram Mato Grosso como um dos maiores produtores de soja do mundo.

A soja chegou ao Brasil em 1901, mas foi nas décadas seguintes que a produção se expandiu, especialmente em Mato Grosso. O vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier, destaca que a soja foi a principal responsável por colocar o estado no cenário nacional e internacional, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de cidades como Sinop. “A soja não só transformou a economia local, como também levou Mato Grosso a se destacar globalmente, sempre com um olhar voltado para a inovação e a sustentabilidade”, afirma Bier.

A abertura oficial da colheita será um marco importante, não apenas para o setor produtivo, mas também para a sociedade mato-grossense, que comemora o crescimento e o impacto da soja na geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida na região. A expectativa é de que o evento seja um grande ponto de encontro para o setor agropecuário, com destaque para o debate sobre o futuro da agricultura sustentável e os desafios e oportunidades para o Brasil no contexto da COP 30.

Os interessados em participar podem garantir sua inscrição por meio do link disponível no site da Aprosoja MT. O evento promete ser um marco para a sojicultura brasileira e uma oportunidade única para discutir o futuro do agronegócio em Mato Grosso e no Brasil.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA