Pesquisar
Close this search box.

Rondônia

FIERO parabeniza Rondônia pelos seus 41 anos

Rondônia

O presidente da FIERO frisou que o SENAI Rondônia se destacou em 2022 como o melhor entre os demais Departamentos Regionais do Brasil

 

A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) parabeniza o Estado pelos seus 41 anos, e seu presidente Marcelo Thomé, cumprimenta o governador Marcos Rocha pela sua reeleição no pleito de 2022. Ao participar da solenidade de posse, ocorrida no último dia 1º, no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho, Thomé reafirmou o compromisso da entidade em realizações futuras e ações conjuntas no intuito de fortalecer o setor industrial, impulsionando a economia local.

Durante a campanha eleitoral, o então candidato à reeleição, propôs a criação do Programa de Atração de Indústrias (PAI), que comunga com os anseios do setor produtivo rondoniense. Para o presidente da FIERO é fundamental que políticas de incentivo de investimentos no estado sejam aplicadas de forma a fomentar o desenvolvimento, sob a ótica da segurança jurídica, desburocratização e sustentabilidade, e assim melhorar a condição de vida dos rondonienses e confiança para novos investimentos. “Essa conjunção oportunizará a abertura de novos empregos e geração de renda”, pondera Marcelo Thomé.

Publicidade

Atualmente a indústria é responsável por 19% do PIB de Rondônia. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a indústria é responsável por 52.828 postos de trabalho no estado.

No tocante à qualificação profissional a ser absorvida em futuras instalações industriais no Estado, o portifólio de cursos disponibilizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), contribui com a formação de mão de obra com base nas demandas do mercado. Hoje o SENAI conta com unidades em Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena. Também possui o programa SENAI Vai Até Você, que por meio de unidades móveis e os kits didáticos, pode ministrar cursos em qualquer município rondoniense, sem a necessidade de deslocamento dos alunos para outras cidades. Também oferta diversos cursos no formato Ensino à Distância (EAD).

“Temos no SENAI excelentes cursos que são voltados à realidade da nossa indústria” afirma Thomé.  O presidente da FIERO frisou que o SENAI Rondônia se destacou em 2022 como o melhor entre os demais Departamentos Regionais do Brasil. “Nosso departamento regional foi o primeiro colocado no Sistema de Avaliação do Ensino Profissional – SAEP, divulgado em novembro passado pela CNI”, destaca o presidente da FIERO.

O SAEP é realizado em duas etapas e é composto por provas objetiva e prática, e tem por objetivo verificar o que os alunos, ao final do curso, sabem e são capazes de aplicar, conforme previsto no perfil profissional de cada curso avaliado. A avaliação é externa e realizada pelo Centro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos (Cebraspe), instituição ligada à Universidade de Brasília (UNB).

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Pioneirismo na Região Norte: Governo de RO lança Comitê de Equidade no SUS

Publicados

em

O lançamento do Comitê aconteceu no Iespro, em Porto Velho

O lançamento do primeiro Comitê de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu  na sexta-feira (20), no auditório do Instituto Estadual de Educação em Saúde Pública de Rondônia (Iespro). A criação foi oficializada pela Portaria nº 5318, de 09 de agosto de 2024, com o objetivo de promover e monitorar políticas e ações que assegurem a equidade de gênero, raça e etnia, além de valorizar as trabalhadoras no âmbito do SUS.

O Comitê integra o programa nacional coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), que visa enfrentar desigualdades de gênero e raça, promovendo políticas públicas para combater as desigualdades sociais no Brasil.

O Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou a importância da iniciativa para os profissionais do setor. “Este comitê reforça o compromisso do governo do estado em combater desigualdades históricas e promover o respeito e a dignidade no ambiente de trabalho. É preciso cuidar dos profissionais para que possamos oferecer o melhor de nós à população”, afirmou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a criação do Comitê é um marco que beneficia tanto os profissionais de saúde quanto a população rondoniense, fortalecendo a construção de políticas públicas que priorizam a equidade e o bem-estar de todos.

COMPETÊNCIAS DO COMITÊ 

I – Desenvolver e implementar políticas e estratégias para promover a equidade de gênero, raça e etnia no ambiente de trabalho do SUS em Rondônia;

II – Elaborar e monitorar planos de ação que valorizem as trabalhadoras, assegurando condições dignas de trabalho, saúde e bem-estar;

III – Realizar campanhas de conscientização e capacitação sobre equidade de gênero, raça, etnia e valorização das trabalhadoras para servidores e gestores do SUS;

IV – Monitorar e avaliar as condições de trabalho e saúde das trabalhadoras do SUS, identificando desigualdades e propondo soluções;

V – Promover a participação ativa das trabalhadoras na formulação e implementação de políticas de saúde, garantindo representatividade de gênero, raça e etnia;

VI – Assegurar canais de denúncia e suporte para trabalhadoras que enfrentem discriminação, assédio ou violência no ambiente de trabalho.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA