TJ RO

Inovações Lexia e Julgamento virtual, do TJRO, são apresentadas no XXI Encontro Nacional de Tribunais Estaduais Usuários do PJe

TJ RO

WhatsApp_Image_2024-09-13_at_12.24.43.jpg

O Tribunal de Justiça de Rondônia participou essa semana do XXI Encontro Nacional de Tribunal Estaduais Usuários do PJe, onde apresentou inovações desenvolvidas pelo TJRO que tem impactado positivamente a prestação jurisdicional. O robô de automação Lexia e o sistema de julgamento virtual do 2º grau foram práticas apresentadas pelos analistas da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, Rafael Palliari e Osvaldo dos Santos Junior.   

O evento é sediado pelo TJDFT e conta com a participação de representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Tribunais Regionais Federais  (TRFs) e de diversos Tribunais de Justiça Estaduais do país.

fotografia mostra três pessoas em pé posando para a foto em frente à quadro de apresentação

LEXIA

A Lexia foi desenvolvida com a finalidade de reduzir os prazos de tramitação dos processos judiciais, proporcionando uma celeridade que atende as demandas da sociedade moderna.

A plataforma visa otimizar recursos, garantindo uma utilização mais eficaz dos meios disponíveis, e realizando a importante tarefa de extrair partes dos processos que não são essenciais, como, por exemplo, as certificações e os arquivamentos.

Conheça a LEXIA

Sistema de Julgamento Virtual 

Já implantada no STF, STJ e grandes tribunais estaduais como TJMG, TJSP e TJPR, a modalidade representa a inclusão do TJRO, mais uma vez, no caminho dos avanços tecnológicos. O funcionamento dos julgamentos virtuais se dá por meio da inserção de ementa, relatório e voto de cada processo relacionado na pauta previamente publicada, e os demais desembargadores membros da Câmara terão até oito dias ininterruptos para manifestação.

As pautas atendem à resolução 049/2010-PR, do TJRO, que regulamenta o julgamento virtual no âmbito do segundo grau de jurisdição do TJRO e nas Turmas Recursais dos Juizados Especiais.

Assessoria de Comunicação Institucional

JavaScript is currently disabled.Please enable it for a better experience of Jumi.

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

TJ RO

TJRO divulga nomes de desembargadores presidente das câmaras julgadoras

Publicados

em

O Tribunal de Justiça de Rondônia designou novos presidentes para a 2ª Câmara Cível, 1ª Câmara Especial e 2ª Câmara Especial. Os novos dirigentes iniciaram suas gestões no dia 21 de dezembro de 2024, pelo período de um ano.

O ato do presidente Raduan Miguel Filho designou para a presidência da 2ª Câmara Cível o desembargador Paulo Kiyochi Mori. Já a 1ª Câmara Especial tem a continuação do desembargador Glodner Luiz Pauletto; e na 2ª Câmara Especial, foi designado o desembargador Roosevelt Queiroz Costa.

As demais unidades julgadoras da Corte Estadual continuam sem mudança nas presidências: na 1ª Câmara Criminal, quem preside é o desembargador Jorge Luiz dos Santos Leal; já na 2ª Câmara Criminal, o desembargador José Jorge Ribeiro da Luz; e na 1ª Câmara Cível, o desembargador José Antônio Robles.

As Câmaras Cíveis Reunidas são presididas pelo o desembargador Kiyochi Mori; as Criminais Reunidas têm na sua presidência o desembargador José Jorge Ribeiro da Luz, e as Câmaras Especiais Reunidas são presididas pelo desembargador Roosevelt Queiroz Costa.

O que são as Câmaras no Judiciário?

As câmaras julgadoras do Tribunal de Justiça são grupos de desembargadores responsáveis por analisar e decidir casos em segunda instância, ou seja, em situações em que uma das partes não concorda com a decisão tomada por um juiz de primeira instância. Cada câmara é composta por três ou mais desembargadores (juízes de instâncias superiores) que reavaliam as decisões do juiz de primeiro grau, podendo mantê-las, alterá-las ou até anulá-las.

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA