Pesquisar
Close this search box.

Política

Maurão de Carvalho é empossado governador de Rondônia

Política

 

Presidente da Assembleia será governador em exercício por uma semana

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), assumiu o comando do Governo de Rondônia na manhã deste sábado (23), em solenidade no gabinete da vice-governadoria, no Palácio Rio Madeira. O vice-governador Daniel Pereira (PSB), fez a transmissão de cargo e Maurão será governador em exercício por uma semana.

Ele assume o comando em razão de viagens internacionais do governador Confúcio Moura (PMDB), para a Indonésia; e de Pereira, para o Peru. O senador Valdir Raupp (PMDB), os deputados federais Nilton Capixaba (PTB), Lindomar Garçom (PRB), o deputado estadual Léo Moraes (PTB), o chefe da Casa Civil, Emerson Castro, o suplente de senador, Tomás Correia (PMDB), entre outras autoridades, prestigiaram o ato.

“É um curto período, mas a responsabilidade é enorme. Rondônia atravessa um bom momento econômico, político e administrativo e nesse breve tempo, vamos trabalhar para que nada sofra descontinuidade, para que o Governo siga caminhando normalmente, atendendo ao cidadão”, disse Maurão, após ser empossado.

O governador em exercício declarou ainda que a harmonia entre os poderes permite que haja essa transmissão de cargo de modo natural, sem nenhum sobressalto. “O Governo confia em nosso trabalho e em razão disso, temos o desafio de dar continuidade em uma gestão que tem sido reconhecida fora de Rondônia, por sua eficiência”, completou.

Daniel Pereira informou que estará indo para o Peru tratar de questões econômicas, como o transporte de produtos daquele país através do porto da capital.

“Também estarei em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, para tratar de questões semelhantes. Mas, quero registrar a minha felicidade em repassar o cargo para Maurão, que é um amigo de longa data e que tem conduzido com muita sabedoria e equilíbrio a Assembleia, junto com os demais deputados”, acrescentou.

Castro ressaltou que a posse de Maurão como governador é um reconhecimento do Executivo ao trabalho em sintonia com o Legislativo. “Dividimos o sucesso de nossa gestão com os deputados estaduais, que têm sido parceiros deste Governo. Maurão governador é um sinal de prestígio do Parlamento para toda a sociedade”, completou.

Após ser empossado, Maurão já despachou no gabinete da vice-governadoria, assinando alguns documentos e recebendo os cumprimentos de autoridades, amigos e lideranças.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

PF descapitaliza cerca de R$ 1 bilhão de organização criminosa

Publicados

em

Nesta 3ª fase das investigações, constatou-se que a organização criminosa contava com a participação de servidores ocupantes de cargos estratégicos e de direção do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM)
WhatsApp Image 2024-12-09 at 09.50.08 (1).jpeg

Na manhã desta segunda-feira, 9/12, Dia Internacional Contra a Corrupção, a Polícia Federal deflagrou a Operação Expurgare, com ações simultâneas nos estados do Amazonas, Pernambuco e Rondônia. A Operação Expurgare é uma continuação da Operação Greenwashing.

Nesta 3ª fase das investigações, constatou-se que a organização criminosa contava com a participação de servidores ocupantes de cargos estratégicos e de direção do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM). Esses servidores utilizavam suas posições para facilitar práticas ilegais, como a emissão de licenças ambientais fraudulentas, suspensão de multas e autorizações irregulares para desmatamento.

Os envolvidos já haviam sido indiciados em 2019 durante a Operação Arquimedes, que investigou crimes semelhantes. Nesta etapa, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisões preventivas, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal da Subseção Judiciária de Manaus/AM, como parte das estratégias para desmantelar o esquema criminoso.

A Operação Greenwashing já havia revelado um esquema de fraudes fundiárias que se estendeu por mais de uma década e foi iniciado em Lábrea/AM, envolvendo a duplicação e falsificação de títulos de propriedade. Essas fraudes resultaram na apropriação ilegal de cerca de 538 mil hectares de terras públicas.

Entre 2016 e 2018, a organização criminosa expandiu suas atividades ilícitas, reutilizando títulos de propriedade e inserindo dados falsos no Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF), com a colaboração de servidores públicos e responsáveis técnicos. Nos últimos três anos, uma nova expansão das atividades ilícitas do grupo ocorreu na região de Apuí/AM e Nova Aripuanã/AM.

Por meio das medidas já implementadas, foi possível desarticular financeiramente a organização criminosa, que resultou na descapitalização de quase R$ 1 bilhão. A Polícia Federal reforça que operações como a Expurgare são fundamentais para combater a corrupção, proteger o meio ambiente e responsabilizar os envolvidos em atividades ilícitas.

Denúncias anônimas sobre os crimes em investigação podem ser encaminhadas por meio do canal https://forms.office.com/r/UBmPaNbDxM. A PF garante o sigilo absoluto e a proteção da identidade do denunciante.

WhatsApp Image 2024-12-09 at 09.50.18.jpeg
WhatsApp Image 2024-12-09 at 09.50.08.jpeg

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA