Maurão de Carvalho trata da transposição e de questões ambientais em Brasília
Ele também reforçou o pedido para a internacionalização e continuidade de melhorias no aeroporto da capital.
O presidente da Assembleia Legislativa cumpriu nesta sexta-feira (13) uma série de compromissos em Brasília, acompanhado do governador Daniel Pereira (PSB), do senador Valdir Raupp (MDB) e da deputada federal Marinha Raupp (MDB), onde tratou de questões como a transposição dos servidores, questões ambientais e também sobre a continuidade das melhorias do aeroporto de Porto Velho.
A agenda de trabalho se iniciou com um encontro com o ministro de Meio Ambiente, Edson Duarte. Lá, Maurão e os representantes de Rondônia, com a presença do líder da bancada, Lindomar Garçom (PRB), trataram de um projeto de parceria ambiental entre a União, Estado e Municípios.
No encontro, o presidente da Assembleia cobrou compensações para quem possui áreas de preservação, como forma de estimular a conservação do meio ambiente. “Áreas intactas, de propriedade privada, deveriam ser estimuladas através do pagamento de algum benefício”, defendeu o deputado.
Também foi abordada a questão da regularização ambiental de áreas que hoje estão ocupadas, produzindo, mas que precisam ser inseridas em zonas produtivas. “Esse trabalho, acredito, pode ser contemplado com um zoneamento estabelecido levando em conta a situação atual de muitas regiões, que são reservas no papel, mas já estão ocupadas”, ponderou Maurão.
Ministério do Planejamento
À tarde, a comitiva rondoniense se reuniu com o ministro do Planejamento, Esteves Colnago, em reunião agendada pelo senador Raupp e a deputada Marinha.
“A agilidade na transposição precisa ocorrer, para que se faça justiça com Rondônia e com quem dedicou a sua vida para o serviço público. Quanto mais servidores transpostos aos quadros da União, menos a folha de pagamento custa ao Estado”, disse o governador.
O senador disse que a média é de 250 servidores transpostos ao mês e que o ministro acenou com a possibilidade de, até o mês de outubro próximo, chegar a um total de 1.500 servidores transpostos.
“É uma redução nos gastos com pessoal por parte do Governo, mesmo de forma gradativa, que vai permitindo ao Estado fazer os ajustes necessários e ir tendo, mês, uma margem de economia com a folha”, acrescentou Raupp.
A deputada Marinha pediu ao ministro para que as obras de melhorias e expansão do aeroporto de Porto Velho, sejam continuadas. A parlamentar assegurou junto à Infraero a implantação de um moderno sistema de embarque e desembarque de passageiros.
“O aeroporto já recebe o ELO – Equipamento de Ligação Operacional, projetado para fazer a interligação ao nível do solo entre salas de embarque e desembarque e as aeronaves. Nosso pedido ao ministro é de que as melhorias sigam acontecendo e que a capital possa ter, de fato um aeroporto internacional”, completou.
Rondônia
Centro de Reabilitação de Rondônia realiza mais de 9 mil atendimentos em onze meses
Com o objetivo de oferecer atendimento especializado, o Centro de Reabilitação de Rondônia (CERO), unidade de referência em reabilitação infantil e adulta, realizou, entre os meses de janeiro e novembro de 2024, cerca de 9.151 mil atendimentos em diversas especialidades. O Centro de Reabilitação está localizado na Avenida Barão do Amazonas, nº 9.960, Bairro Mariana, em Porto Velho.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os serviços oferecem acessibilidade, dignidade e qualidade de vida aos cidadãos. “O governo segue trabalhando para incluir e cuidar, transformando vidas, desde o público infantil até o adulto”, salientou.
ATENDIMENTO
Para ser atendido, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Após o registro na regulação, é feito o agendamento do atendimento.
A unidade disponibiliza consultas e acompanhamentos nas especialidades de:
- Fisioterapia pediátrica e adulta
- Fonoaudiologia
- Terapia ocupacional
- Psicologia
- Psicopedagogia
- Neuropediatria
- Neuropsicologia
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, ressaltou que, a unidade também é responsável por adquirir e entregar aos usuários do SUS meios de locomoção, como cadeiras de rodas, andadores, muletas, entre outros. “O trabalho da gestão é benéfico para atender com dignidade os usuários do Sistema Único de Saúde, promovendo eficiência e dinâmica no atendimento e bem-estar dos rondonienses.”
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Polícia7 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte7 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO7 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE