Pesquisar
Close this search box.

MP/RO

Ministério Público promove curso “Formação da Busca Ativa Escolar” com gestores escolares em Porto Velho

MP/RO

Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio da18ª Promotoria de Justiça de Porto Velho e Grupo de Atuação Especial da Educação (GAEDUC), realizou curso com gestores escolares e conselheiros tutelares com a temática “Formação da Busca Ativa Escolar”. A atividade faz parte de uma das ações do “Projeto Todos na Escola” e conta com a parceria da SEDUC, por meio da Coordenação Estadual do Busca Ativa Escolar, para sua execução.

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por ferramentas e metodologias com a intenção de identificar, registrar e acompanhar crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio dela são obtidos dados concretos que possibilitam implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos dos estudantes, como matrícula ou rematrícula, permanência na escola, entre outros serviços públicos.

A Coordenadora do Gaeduc, Promotora de Justiça Luciana Ondei Rodrigues Silva, explicou que na atividade há o envolvimento de diferentes áreas como Educação, Saúde, Assistência Social e o Ministério Público, que devem atuar de forma intersetorial, fortalecendo a rede de proteção. “Esta é uma ação importantíssima para que crianças e adolescentes tenham acesso à escola e, se estiverem devidamente matriculados, para que permaneçam no ambiente escolar”, reforça a Promotora de Justiça.

A Coordenadora do Gaeduc informou ainda que atualmente o maior percentual de evasão escolar ocorre no Ensino Médio, sendo causas de evasão nessa faixa etária o fato de o jovem ter de entrar no mercado de trabalho para apoiar financeiramente a família. Neste momento é que a equipe da Busca Ativa Escolar toma conhecimento dos motivos do abandono e busca meios para reverter a situação.

No encontro foram apresentadas estatísticas e informações sobre o quadro da evasão no município, sendo pontuadas as atribuições de Gestores Escolares e Conselheiros Tutelares para o fortalecimento do trabalho.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MP/RO

MPRO lança portal para aposentados da Instituição

Publicados

em

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) lançou nesta segunda-feira (9/12) o Portal do Aposentado, uma plataforma digital voltada para membros, servidores aposentados e pensionistas. O objetivo é facilitar o acesso a serviços e informações, além de fortalecer o vínculo com aqueles que já contribuíram para a instituição.

Funcionalidades

O portal, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação, está disponível no site oficial do MPRO e reúne diversas ferramentas de uso cotidiano, como emissão de contracheques, declarações de rendimentos, acesso ao sistema de auxílio-saúde (PASS) e ao recadastramento previdenciário do Iperon. Também estão disponíveis o Diário Oficial do MPRO, notícias institucionais, homenagens a aniversariantes, informações históricas no memorial da instituição e links para associações de classe e requerimentos.

Integração e acolhimento

A plataforma foi desenvolvida sob determinação do Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, que atendeu a um pedido da Associação do Ministério Público (Ampro), e tem como foco ampliar a integração e o sentimento de pertencimento entre os aposentados e pensionistas do MPRO. Além disso, o portal busca tornar mais ágil a identificação e a solução de demandas dessa comunidade.

Fortalecimento de vínculos

Ao lançar o Portal dos Aposentados, o MPRO reforça seu compromisso com a valorização e o acolhimento de seus ex-colaboradores. A iniciativa busca reconhecer o trabalho de quem contribuiu para o fortalecimento da instituição ao longo dos anos, garantindo que continuem conectados e amparados.

O direito ao acesso a informações e serviços é essencial para a inclusão digital e cidadania. O MPRO segue atuando na defesa desses princípios, promovendo iniciativas que assegurem o bem-estar de todos que fazem parte de sua história.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA