MP/RO
MPRO realiza reunião para regularizar sistemas de combate a incêndios nas escolas de Rondônia
MP/RO
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) reuniu, nesta terça-feira (3/10), representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM) para discutir a regularização dos sistemas de proteção e combate a incêndio nas escolas estaduais.
Durante a reunião, conduzida pela Promotora de Justiça Luciana Ondei Rodrigues Silva, coordenadora do Grupo de Atuação Especial da Educação (GAEDUC), foi apresentada a necessidade de regularização das escolas estaduais para prevenção de incêndios e solicitado que a SEDUC aperfeiçoe a rotina administrativa de aferição da regularização das escolas, assegurando que as unidades garantam a validade do Auto de Vistoria Contra Incêndio e Pânico (AVCIP), adotando, de forma prévia, providências administrativas internas e junto ao CBM.
A Promotora Luciana Ondei enfatizou a necessidade de priorizar a regularização das escolas que são alvo de ações judiciais e termos de ajustamento de condutas, notadamente aqueles que já se encontram em fase de execução.
A reunião também discutiu a necessidade de capacitação dos gestores escolares. Ficou definido que o CBM, em parceria com a SEDUC, realizará curso de formação sobre os sistemas de combate a incêndios, com transmissão ao vivo pelo YouTube, para facilitar o acesso dos gestores das redes estadual e municipal.
O Corpo de Bombeiros Militar, representado pela coronel Cristina, afirmou que orientações e outras medidas de segurança são fornecidas durante as fiscalizações e que serão elaborados documentos orientativos para apoiar os gestores escolares.
O MPRO concedeu prazo de 60 dias para que as escolas com área inferior a 750 metros quadrados regularizem seus sistemas de combate a incêndio, sob pena de responsabilização, conforme previsto em instrução normativa. Para as unidades com área superior a 750 metros, foi concedido o mesmo período para que, enquanto não elaborado e executado o projeto e obtido o AVCIP, garantam a existência de equipamentos mínimos de segurança como extintores, sistema de GLP, iluminação e sinalização de emergência. Ainda, os gestores escolares têm prazo de 10 dias para realização de contato com o CBM para orientações sobre o tema.
Em reunião anterior, entre Ministério Público e SEDUC, ficou deliberado a destinação dos recursos oriundos do Termo de Compromisso Interinstitucional do Fundeb para regularização dos sistemas de proteção das escolas públicas da rede estadual de ensino, visando garantir a segurança nas instituições de ensino.
MP/RO
MPRO lança portal para aposentados da Instituição
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) lançou nesta segunda-feira (9/12) o Portal do Aposentado, uma plataforma digital voltada para membros, servidores aposentados e pensionistas. O objetivo é facilitar o acesso a serviços e informações, além de fortalecer o vínculo com aqueles que já contribuíram para a instituição.
Funcionalidades
O portal, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação, está disponível no site oficial do MPRO e reúne diversas ferramentas de uso cotidiano, como emissão de contracheques, declarações de rendimentos, acesso ao sistema de auxílio-saúde (PASS) e ao recadastramento previdenciário do Iperon. Também estão disponíveis o Diário Oficial do MPRO, notícias institucionais, homenagens a aniversariantes, informações históricas no memorial da instituição e links para associações de classe e requerimentos.
Integração e acolhimento
A plataforma foi desenvolvida sob determinação do Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, que atendeu a um pedido da Associação do Ministério Público (Ampro), e tem como foco ampliar a integração e o sentimento de pertencimento entre os aposentados e pensionistas do MPRO. Além disso, o portal busca tornar mais ágil a identificação e a solução de demandas dessa comunidade.
Fortalecimento de vínculos
Ao lançar o Portal dos Aposentados, o MPRO reforça seu compromisso com a valorização e o acolhimento de seus ex-colaboradores. A iniciativa busca reconhecer o trabalho de quem contribuiu para o fortalecimento da instituição ao longo dos anos, garantindo que continuem conectados e amparados.
O direito ao acesso a informações e serviços é essencial para a inclusão digital e cidadania. O MPRO segue atuando na defesa desses princípios, promovendo iniciativas que assegurem o bem-estar de todos que fazem parte de sua história.
-
Polícia7 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte7 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO7 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE