Agronegócio

Nutrição adequada na recria das aves de postura é chave para a alta produtividade  

Agronegócio

Falta de nutrientes na dieta pode prejudicar potencial das aves de postura, no momento em que se espera a máxima produção de ovos.  

Para atingir alta produtividade na avicultura de postura, há necessidade de nutrição adequada em todas as etapas do ciclo das aves. No caso das poedeiras, nutrientes em excesso na ração ou, principalmente, a falta deles, impacta negativamente a qualidade dos ovos e o volume de produção. “O desequilíbrio nutricional é grave, prejudica as aves e, dependendo do caso, pode levar tempo para voltar ao normal, mesmo depois de feitas as devidas correções no manejo. Por isso, é essencial o acompanhamento contínuo dos índices produtivos para mantermos o melhor desempenho zootécnico das aves”, explica Rogério Marcos Junior, zootecnista da Auster Nutrição Animal.

A fase de recria é considerada o período mais crítico do ciclo de vida das aves de postura, pois é quando ocorre o desenvolvimento fisiológico, dos órgãos internos, do sistema imunológico e do trato reprodutivo. “As vacinações, o processo de debicagem e seleções interferem diretamente no consumo de ração e, consequentemente, no ganho de peso diário das aves. Por isso, o monitoramento do peso corporal torna-se a principal ferramenta para tomar decisões relacionadas ao manejo e à nutrição”, complementa Rogério Marcos.

Outros fatores impactam a lucratividade das granjas. No caso da avicultura de postura, é essencial avaliar a qualidade das matérias-primas, como milho, farelo de soja, farinha de carne e calcário e os níveis nutricionais, como vitamínicos e minerais, além dos aminoácidos. A qualidade desses ingredientes impacta diretamente nas exigências nutricionais das aves e, consequentemente, na produtividade do plantel.

“Lote de aves saudáveis proporcionam maior garantia da produção de ovos em maior quantidade e por mais tempo. Por isso, uma dica valiosa é adotar rotinas de monitoramento de índices e investir em protocolos de biosseguridade, além de ter equipe bem treinada para realização dos manejos na granja”, informa o zootecnista da Auster Nutrição Animal.

“Na prática, cada nutriente tem sua função e exigência específica na dieta. Dentre eles, os mais relevantes para a vitalidade das aves são os energéticos e os proteicos, que têm relação direta com a produção e a qualidade dos ovos.

Pensando nessa recorrente demanda, a Auster Nutrição Animal oferece o premix Numia Postura Cria, que comporta níveis de aminoácidos e aditivos de segurança com o objetivo de atingir o máximo potencial de cada ingrediente.

“A metionina e a lisina, componentes presentes no produto, são essenciais para a suplementação das aves, já que garantem maior produtividade e qualidade do crescimento das aves. Já o butirato de sódio atua na manutenção da integridade da barreira intestinal e proporciona maior eficiência alimentar e ganho de peso, além de estar associado ao controle de patógenos intestinais. Assim, fica mais fácil ao produtor manter uma dieta adequada, que atenda às exigências nutricionais do período, garantindo o esperado retorno econômico”, finaliza Rogério.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agronegócio

Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 será em Mato Grosso

Publicados

em

A Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 está prevista para ser realizada no dia 7 de fevereiro de 2025, na Fazenda Esperança, em Santa Carmem, região de Sinop, Mato Grosso.

O evento, promovido pela Aprosoja Mato Grosso, terá início às 9h30 (horário de Brasília) e reunirá autoridades, produtores e representantes do setor agrícola para discutir temas relevantes para o futuro da sojicultura no Brasil. A transmissão será realizada pelo Canal Rural e estará aberta ao público por meio de inscrição online.

Entre os principais assuntos que serão abordados nos painéis de discussão estão a sustentabilidade na produção agrícola, o impacto da COP 30 no Brasil e os avanços no uso de biocombustíveis e alimentos. O evento também celebrará os 20 anos de atuação da Aprosoja Mato Grosso, que tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da sojicultura no estado, promovendo inovações tecnológicas e práticas sustentáveis que consolidaram Mato Grosso como um dos maiores produtores de soja do mundo.

A soja chegou ao Brasil em 1901, mas foi nas décadas seguintes que a produção se expandiu, especialmente em Mato Grosso. O vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier, destaca que a soja foi a principal responsável por colocar o estado no cenário nacional e internacional, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de cidades como Sinop. “A soja não só transformou a economia local, como também levou Mato Grosso a se destacar globalmente, sempre com um olhar voltado para a inovação e a sustentabilidade”, afirma Bier.

A abertura oficial da colheita será um marco importante, não apenas para o setor produtivo, mas também para a sociedade mato-grossense, que comemora o crescimento e o impacto da soja na geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida na região. A expectativa é de que o evento seja um grande ponto de encontro para o setor agropecuário, com destaque para o debate sobre o futuro da agricultura sustentável e os desafios e oportunidades para o Brasil no contexto da COP 30.

Os interessados em participar podem garantir sua inscrição por meio do link disponível no site da Aprosoja MT. O evento promete ser um marco para a sojicultura brasileira e uma oportunidade única para discutir o futuro do agronegócio em Mato Grosso e no Brasil.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA