Colunistas

“O Dever do Advogado” 

Colunistas

Constituição Federal de 1988
Art. 133. O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.

“O advogado só é advogado quando tem coragem de se opor aos poderosos de todo o gênero que se dedicam a opressão pelo poder.”  Sobral Pinto !

Hoje comemoramos o dia da Advocacia, data que trás reflexões, alegrias, preocupações e tristezas diante da situação política que assola a Nação Brasileira!

Quando me decidi pela Advocacia como profissão, tive como meta lutar pelo direito, porém sempre tive em mente as lições do Grande Jurista Uruguaio Eduardo Juan Couture…..”Teu dever é lutar pelo Direito, mas se um dia encontrares o Direito em conflito com a Justiça, luta pela Justiça”!

Hoje observo atônito nosso país envolto em escândalos políticos e econômicos que remontam a máfia Italiana da década de 80/90, máfia que arraigada na política daquele país, ceifou a vida de centenas de pessoas, incluindo o juiz Giovanni Falcone,  operador do direito italiano que lutava contra crimes e injustiças impostos ao povo de sua Nação !

No Brasil a máfia se aprofundou ainda mais que a Italiana, aparelhando o Estado e implodindo Direitos de milhares de pessoas todos os dias, que sem socorro sucumbem  nas filas dos hospitais, na insegurança das ruas, nas incertezas quando na busca por trabalho honesto, nas inseguranças de longos processos que se avolumam nos tribunais, dentre tantas outras implosões impostas por essa  política desumana e desonestas, arraigada nas entranhas do Estado, controlando um governo que governa apenas em favor de uma minoria, engendrada em uma máquina viciada e preparada para o grupo mafioso de politiqueiros que a controla.

A Nação de joelhos assiste inerte as implosões impostas ao povo escravizado, escravidão imposta pela negação da cidadania plena!

Muitas Instituições que deveriam combater o estado de coisas que assola o país, muitas foram entregues nas mãos de chacais a serviço da “poderosa” máfia política brasileira, que sonega o direito à cidadania plena  ao Povo Brasileiro.

Parafraseando a “Águia de Haia”, Ruy Barbosa em seu célebre discurso “Oração aos Moços”, em março de 1921 declarou a um grupo de bacharéis uma das maiores verdades que vivenciamos hoje no país, mesmo após tal discurso ter ocorrido a quase 100 anos :

“Senhores bacharelandos: pesai bem que vos ides consagrar à lei num país onde a lei absolutamente não exprime o consentimento da maioria, onde são as minorias, as oligarquias mais acanhadas, mais impopulares e menos respeitáveis as que põem e dispõem, as que mandam e desmandam em tudo…..”

Hoje, 11 de agosto de 2018, dia da Advocacia, são muitas reflexões e ações que devem nortear nosso atos. Precisamos resgatar nosso Pais, nossas Instituições e a verdadeira democracia.

Como bem dito pelo nosso GRANDE jurista Heráclito  Sobral Pinto, mineiro lá de Barbacena , apelidado de “Senhor Justiça”, trago as nossas memórias suas lúcidas palavras:

“Há peru à brasileira, mas, não há soluções à brasileira. A Democracia é universal, sem adjetivos. Todo poder emana do povo e em seu nome será exercido”.

Que nessa data quando comemoramos o dia da Advocacia, possamos Lutar para que verdadeiramente a Democracia seja plenamente reestabelecida e garantida em plenitude a todas classes do povo Brasileiro !

Marcos Alves  – Advogado – Presidente da Comissão de Proteção a Cidadania da OAB Rondônia.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Colunistas

Cuidar da circulação pode ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde

Publicados

em

Conheça algumas dicas de prevenção e cuidados para evitar doenças que possam afetar os vasos sanguíneos

O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010. Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023. Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.

 

Com o avançar da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento. “Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a médica Allana Tobita, cirurgiã vascular e membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).

 

Como prevenir

Para evitar estas situações, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes mesmo de chegar à terceira idade. Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos, o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares, entre outros.

Dra. Allana Tobita

“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. Já a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana.

 

Comida que faz bem

A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da receita para cuidar e prevenir doenças circulatórias na terceira idade.

“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos, evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”, comenta.

 

Cuidado com a mente e o sono

 

Allana também traz como recomendação a necessidade do sono saudável e o controle do estresse. Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.

 

“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que por consequência afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.

Sobre as meias de compressão

As meias de compressão funcionam como uma “bomba da panturrilha”, e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração. Algumas meias como os modelos da SIGVARIS GROUP possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por problemas de circulação, a exemplo de inchaços, dores, entre outros.

 

Sobre a SIGVARIS GROUP

A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA