Pesquisar
Close this search box.

Rondônia

Oficina técnica sobre “Rastreabilidade no trânsito animal” é apresentada durante a Rondônia Rural Show Internacional

Rondônia

O evento aconteceu no Auditório RondoLEITE, no Pavilhão da Bovinocultura e contou com participação de dezenas de estudantes e produtores rurais

Rastreabilidade no trânsito animal’, esse foi o tema da última oficina técnica, promovida nesta sexta-feira (24), pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), na 11ª Rondônia Rural Show Internacional. O evento aconteceu no Auditório  da RondoLEITE, no Pavilhão da Bovinocultura e contou com participação de dezenas de estudantes e produtores rurais de diversas regiões de Rondõnia e do Acre.

Segundo o médico veterinário da Unidade da Idaron em Buritis, Marcelo Almeida  a proposta da oficina é mostrar a importância da Guia de Trânsito Animal (GTA) para controle de trânsito, controle de eventos pecuários, sistema de produção, bem como ferramenta voltada à manutenção da zona livre de febre aftosa sem vacinação. “A rastreabilidade, por meio da GTA, permite ainda, estudo e detecção precoce de doenças, para garantir a sanidade agropecuária e o desenvolvimento socioeconômico do estado”, explicou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha o controle do trânsito de animais é fundamental para prevenir doenças. Neste sentido, o governo vem investindo em projetos e ações voltadas ao propósito dos cuidados no tocante à defesa sanitária do estado.

Sobre o tema, o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha, explica que, a Guia de Trânsito Animal é um documento oficial e de emissão obrigatória para o trânsito intradistrital e interestadual de animais para qualquer finalidade (abate, recria, engorda, reprodução, exposição, leilão, esporte e outros). “A GTA não é obrigatória apenas para cães e gatos. O manuseio de seus produtos e subprodutos é fundamental para impedir a propagação ou a entrada de doenças, auxiliar no combate a focos de doenças, permitir a rastreabilidade, favorecer a certificação para exportações, controlar o saldo de rebanhos estabelecer e manter as zonas e os compartimentos livres de doenças”, enfatizou.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Centro de Reabilitação de Rondônia realiza mais de 9 mil atendimentos em onze meses

Publicados

em

A unidade oferta cerca de 7 especialidades para reabilitação de crianças e adultos

Com o objetivo de oferecer atendimento especializado, o Centro de Reabilitação de Rondônia (CERO), unidade de referência em reabilitação infantil e adulta, realizou, entre os meses de janeiro e novembro de 2024, cerca de 9.151 mil atendimentos em diversas especialidades. O Centro de Reabilitação está localizado na Avenida Barão do Amazonas, nº 9.960, Bairro Mariana, em Porto Velho.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os serviços oferecem acessibilidade, dignidade e qualidade de vida aos cidadãos. “O governo segue trabalhando para incluir e cuidar, transformando vidas, desde o público infantil até o adulto”, salientou. 

ATENDIMENTO

Para ser atendido, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Após o registro na regulação, é feito o agendamento do atendimento.

A unidade disponibiliza consultas e acompanhamentos nas especialidades de:

  • Fisioterapia pediátrica e adulta
  • Fonoaudiologia
  • Terapia ocupacional
  • Psicologia
  • Psicopedagogia
  • Neuropediatria
  • Neuropsicologia

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, ressaltou que, a unidade também é responsável por adquirir e entregar aos usuários do SUS meios de locomoção, como cadeiras de rodas, andadores, muletas, entre outros. “O trabalho da gestão é benéfico para atender com dignidade os usuários do Sistema Único de Saúde, promovendo eficiência  e dinâmica no atendimento e bem-estar dos rondonienses.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA