Pesquisar
Close this search box.

Rondônia

Percorra o roteiro gastronômico de Porto Velho com o Festival Brasil Sabor

Rondônia

Porto Velho é uma soma de culturas vindas com os migrantes e que se uniu e fortaleceu a cultura local, dos amazônidas, indígenas e beradeiros. E é isso que pode ser conferido a partir de hoje, 18, até o dia 3 de junho, em quinze restaurantes que participam do Festival Brasil Sabor, promovido em todo país pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel – Rondônia.

O Brasil Sabor foi lançado na noite desta quinta-feira, 17, com um coquetel para os restaurantes participantes, patrocinadores, Imprensa e convidados. O presidente da Abrasel-RO, Valdir Vargas, agradeceu aos restaurantes que estão participando e ressaltou a retomada do evento, que não era realizado desde 2011.

Valdir Vargas destaca que pratos da culinária regional participam do festival, juntamente com comidas japonesas, italianas, além de doces e brownies. “Todos são pratos inéditos, com ingredientes brasileiros e, a maioria, com um toque regional, como castanha do Brasil, açaí, banana comprida, pirarucu, creme de cupuaçu, macaxeira, entre outros componentes”.

Os restaurantes participantes serão identificados por um banner com a logomarca do Festival Sabor Brasil e a foto do prato que está participando da mostra. “Durante o evento, os pratos terão preços atrativos para que os clientes possam visitar todos os estabelecimentos e provarem o que a criatividade dos chefes prepararam”, destaca Valdir. Ele disse também que no site do Festival há o endereço dos restaurantes, não só de Porto Velho, mas de todo Brasil, que participam da mostra. O endereço é www.brasilsabor.com.br/festival.

Estes são os restaurantes e respectivos pratos que estão participando:

Ki-frango: Frango Imigrante; Sushi Ponta Negra: Uramaki Paiche; Porto do Sol: Ceviche de peixes amazônicos com e crispis de macaxeira; Tambaqui na crosta de castanha com banana assada; Pirarucu de casaca com redução de jambu; Brownie de cupuaçu com sorvete de castanha; Emporium: Pataniscas de bacalhau com nata; Medalhão de filé com molho de queijo e arroz com brócolis; Salada Emporium Mix de folhas, tomate cereja e lentilha com hortelã; Caravela do Madeira: Dourado Marcelo Frommer; Tokiomaki Sushibar: Harumaki Rondon; Sashimi e Ceviche de Pirarucu; Hot Cupuaçu c/ Castanha. Deleite Brownie Gourmet: Cheesecake de Morango.

Também, San Gennaro: Spaghetti Porto Velho; Moqueca Capixaba: Camarão no Coco; Papassoni’s Beer: Dourado no molho branco com camarão; Bacarat: Bacalhau do Cheff; Beirut’s: Filhote gratinado no Molho de Amêndoas; Texas Steakhouse: Banana Baby Fish; Peixin Restaurante: Pirarucu ao creme de açaí; e Brownie Bross: Casadinho Regional.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Pioneirismo na Região Norte: Governo de RO lança Comitê de Equidade no SUS

Publicados

em

O lançamento do Comitê aconteceu no Iespro, em Porto Velho

O lançamento do primeiro Comitê de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu  na sexta-feira (20), no auditório do Instituto Estadual de Educação em Saúde Pública de Rondônia (Iespro). A criação foi oficializada pela Portaria nº 5318, de 09 de agosto de 2024, com o objetivo de promover e monitorar políticas e ações que assegurem a equidade de gênero, raça e etnia, além de valorizar as trabalhadoras no âmbito do SUS.

O Comitê integra o programa nacional coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), que visa enfrentar desigualdades de gênero e raça, promovendo políticas públicas para combater as desigualdades sociais no Brasil.

O Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou a importância da iniciativa para os profissionais do setor. “Este comitê reforça o compromisso do governo do estado em combater desigualdades históricas e promover o respeito e a dignidade no ambiente de trabalho. É preciso cuidar dos profissionais para que possamos oferecer o melhor de nós à população”, afirmou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a criação do Comitê é um marco que beneficia tanto os profissionais de saúde quanto a população rondoniense, fortalecendo a construção de políticas públicas que priorizam a equidade e o bem-estar de todos.

COMPETÊNCIAS DO COMITÊ 

I – Desenvolver e implementar políticas e estratégias para promover a equidade de gênero, raça e etnia no ambiente de trabalho do SUS em Rondônia;

II – Elaborar e monitorar planos de ação que valorizem as trabalhadoras, assegurando condições dignas de trabalho, saúde e bem-estar;

III – Realizar campanhas de conscientização e capacitação sobre equidade de gênero, raça, etnia e valorização das trabalhadoras para servidores e gestores do SUS;

IV – Monitorar e avaliar as condições de trabalho e saúde das trabalhadoras do SUS, identificando desigualdades e propondo soluções;

V – Promover a participação ativa das trabalhadoras na formulação e implementação de políticas de saúde, garantindo representatividade de gênero, raça e etnia;

VI – Assegurar canais de denúncia e suporte para trabalhadoras que enfrentem discriminação, assédio ou violência no ambiente de trabalho.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA