Rondônia
Plano da Energisa reforça capacidade de atendimento contra danos causados pelas chuvas
Rondônia
Medidas incluem investimento em automação da rede, deslocamento e aumento de equipes para áreas afetadas e reformulação dos canais de atendimento, com aplicativo para celular e outras tecnologias
Em janeiro, a temporada de chuvas em Rondônia se intensifica. Esse período é marcado por alta incidência de raios e ventos fortes que variam, em média, entre 40 e 60km/h, mas podem ultrapassar os 80km/h em cenários mais adversos. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), tal cenário tem impacto direto no sistema elétrico. Levantamento do instituto mostra que os raios são responsáveis por cerca de 70% dos desligamentos na rede de transmissão e 40% na de distribuição de energia e queima de transformadores no Brasil. Em Rondônia, a incidência de descargas atmosféricas também é alta. Segundo estudo do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Inpe, Cacoal é o 363º município do país com maior concentração de raios, com média 13 raios por km²/ano, Ji-Paraná é o 530º com 11 raios por km²/ano e Porto Velho está na 781º com 8 ocorrências km²/ano.
O gerente de Operações da Energisa Rondônia, Carlos Alexandre de Oliveira, orienta como os clientes devem agir durante as tempestades e conta como a concessionária se preparou para o período, com investimentos constantes na modernização e manutenção do sistema elétrico.
Por que o fornecimento de energia pode ser afetado na época de chuvas?
Carlos Alexandre: Durante os temporais são frequentes casos de quedas de árvores, deslizamento de terras e objetos que são lançados sobre a rede, causando o rompimento de cabos de energia e a destruição de postes, provocando o desabastecimento de energia.
Como a Energisa sabe quais locais estão sem energia? Precisamos avisar sempre?
Carlos Alexandre: O sistema elétrico em Rondônia conta com tecnologias de automação que permitem o monitoramento da rede de energia em tempo real. Com esses equipamentos inteligentes na rede, sempre que há alguma ocorrência, comprometendo o fornecimento de energia para um bloco grande de clientes, é emitido um alerta no Centro de Operações Integrado da Energisa. Contudo, a distribuidora orienta que o cliente faça contato por meio dos Canais de Atendimento e informe a falta de energia.
Mas como o cliente pode ter certeza que o problema foi causado pela chuva e não por outra fator?
Carlos Alexandre: Orientamos os clientes a sempre observarem se o problema está concentrado em sua residência ou se atinge toda a vizinhança. Antes de realizar o contato com a concessionária, vale a pena verificar também se os seus disjuntores internos e externo estão ligados. Agindo assim, os clientes contribuem para diminuir deslocamentos desnecessários das equipes operacionais no dia a dia do atendimento emergencial.
Como evitar danos nos equipamentos durante as chuvas?
Carlos Alexandre: Problemas em aparelhos eletroeletrônicos nem sempre são causados por distúrbios na rede de energia. Má utilização e tempo de vida útil do equipamento são a causa da maior parte dos defeitos. Mas a Energisa orienta que o cliente mantenha em dia as instalações elétricas da residência, incluindo o aterramento das tomadas e, durante chuvas com raios, a maneira mais eficaz de evitar danos é retirar os aparelhos da tomada.
E quando um raio causa o rompimento de um cabo elétrico, como o cliente deve proceder?
Carlo Alexandre: De forma geral, durante chuvas com raios é importante buscar abrigo e evitar lugares descampados, ficar longe de árvores e de estruturas altas, como torres de telefone ou de energia elétrica. No caso de cabos elétricos rompidos, é importante manter a distância e comunicar a distribuidora.
E se o cabo energizado cair sobre um veículo?
Carlos Alexandre: Permaneça dentro do veículo e entre em contato com a Energisa. Uma equipe irá até o local isolar a área e garantir que as pessoas saiam do interior do carro com segurança. A energia é invisível, então você não saberá se o cabo está energizado ou não. Outra dica importante: nunca se aproxime do veículo ou dos cabos caídos ao chão na tentativa de prestar socorro. Ligue para o Corpo de Bombeiros (193).
Por que a luz fica piscando em alguns momentos durante chuvas fortes?
Carlos Alexandre: A rede de energia conta com equipamentos inteligentes que atuam para garantir que o fornecimento de energia seja o mais seguro possível. Os religadores são esses equipamentos que desligam a rede quando o sistema é atingindo por um raio ou objetos lançados pelo vento. O equipamento fará algumas tentativas de religamento da rede, o que causa a impressão de que a luz está piscando, quando na verdade é o sistema de proteção evitando curtos-circuitos e danos ao sistema e aos clientes. Nos dois anos de atuação no estado, foram investidos R$ 13,9 bilhões nesse tipo de tecnologia.
A Energisa tem equipes em todos os municípios para atender as ocorrências?
Carlos Alexandre: Nossas equipes estão em todo estado, desde o menor município até a capital. São profissionais qualificados e especializados que juntos somam mais de 2 mil horas de treinamento. Nos dois anos de atuação, o número de equipes mais que dobrou. Além disso, temos um plano de contingência contra danos causados pelas chuvas. Nesses episódios, deslocamos equipes de outras áreas da empresa, como as de atendimento comercial, para agilizar os atendimentos.
Como o cliente pode informar a falta de energia?
Carlos Alexandre: A Energisa ampliou seus canais de atendimento 24 horas. Agora, além do 0800 647 0120, temos o aplicativo de celular Energisa On (disponível para iOS e Android), o WhatsApp da Gisa (69 9 9358-9673) e a Agência Virtual (www.energisa.com.br) foram reformulados com tecnologias modernas de inteligência artificial e robôs. Em todos esses canais, o cliente sempre deve informar o número da Unidade Consumidora, que consta na fatura de energia.
Rondônia
Decreto regulamenta calendário de feriados e pontos facultativos para 2025 em Rondônia
O governo de Rondônia publicou, nesta sexta-feira (27), o Decreto N° 29.900, que estabelece o Calendário de Feriados e Pontos Facultativos de 2025. Os feriados nacionais, estaduais e municipais serão observados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual.
O Decreto também estabelece os pontos facultativos para o ano de 2025, nos quais não haverá expediente nos órgãos e entidades da Administração Pública, exceto para os serviços considerados essenciais à população, como saúde e segurança. Feriados declarados em leis municipais serão usufruídos pelos órgãos públicos estaduais nos respectivos municípios.
Os feriados de 2 de outubro, de Criação de Porto Velho, e 28 de outubro, do Dia do Servidor Público foram transferidos para os dias 3 (sexta-feira) e 27 de outubro (segunda-feira), respectivamente. Já os dois períodos para o recesso administrativo dos servidores estaduais foram definidos da seguinte forma: de 22 a 26 de dezembro de 2025 e de 29 de dezembro a 2 de janeiro de 2026. Os titulares de cada órgão definirão a escala de trabalho dos servidores durante esses períodos.
Confira a Lista de Feriados 2025
- Janeiro
- 1º – Feriado Nacional – Confraternização Universal e Instalação dos municípios de Alvorada d’Oeste, Nova Mamoré e Nova Brasilândia do Oeste;
- 4 – Feriado Estadual – Instalação do estado de Rondônia;
- 20 – Feriado Municipal – Dia de São Sebastião, padroeiro do município de Costa Marques;
- 24 – Feriado Municipal – Instalação do município de Porto Velho.
- Fevereiro
- 1°- Feriado Municipal – Instalação do município de Costa Marques;
- 11 – Feriado Municipal – Dia de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira dos municípios de Alto Alegre dos Parecis e Itapuã do Oeste;
- 13 – Feriado Municipal – Criação dos municípios de Alto Paraíso, Campo Novo de Rondônia, Candeias do Jamari, Castanheiras, Corumbiara, Governador Jorge Teixeira, Itapuã do Oeste, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Novo Horizonte do Oeste, Rio Crespo, Seringueiras, Theobroma, Urupá, Vale do Paraíso e Cacaulândia.
- Março
- 3 e 4 – Feriado Nacional – Carnaval (ponto facultativo);
- 5 – Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo integral).
- Abril
- 10 – Feriado Municipal – Instalação do município de Guajará-Mirim;
- 17 – Feriado Estadual – Semana Santa (ponto facultativo);
- 18 – Feriado Nacional – Paixão de Cristo;
- 21 – Feriado Nacional – Dia de Tiradentes.
- Maio
- 1°- Feriado Nacional – Dia Mundial do Trabalho;
- 10- Feriado Municipal – Dia do Evangélico no município de Costa Marques;
- 11 – Feriado Municipal – Criação dos municípios de Machadinho d’Oeste e Santa Luzia d’Oeste;
- 13 – Feriado Municipal – Dia de Nossa Senhora de Fátima – padroeira do município de Pimenta Bueno;
- 20- Feriado Municipal – Criação do município de Alvorada d’Oeste;
- 24 – Feriado Municipal – Dia de Nossa Senhora Auxiliadora – padroeira dos municípios de Porto Velho, Vilhena e Alto Paraíso.
- Junho
- 16 – Feriado Municipal – Criação dos municípios de Colorado do Oeste, Espigão d’Oeste, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici e Costa Marques;
- 17- Feriado Municipal – Criação do município de Alta Floresta d’Oeste;
- 18- Feriado Municipal – Dia do Evangélico no município de Corumbiara;
- 19 – Feriado Nacional – Corpus Christi e Criação do município do Nova Brasilândia do Oeste;
- 20 – Feriado Estadual – Corpus Christi (Ponto Facultativo);
- 22 – Feriado Municipal – Emancipação Política Administrativa do município de Cujubim e Criação dos municípios de Alto Alegre dos Parecis, Nova União, São Felipe d’Oeste, Teixeirópolis, Vale do Anari, Parecis, Primavera de Rondônia e Cujubim;
- 24- Feriado Municipal – Dia de São João – padroeiro dos municípios de Jaru, Presidente Médici, Cujubim e Urupá;
- 27 – Feriado Municipal – Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – padroeira do município de Corumbiara;
- 29 – Feriado Municipal – Dia de São Pedro – padroeiro dos municípios de Pimenteiras do Oeste e Primavera de Rondônia.
- Julho
- 6- Feriado Municipal – Criação dos municípios de São Miguel do Guaporé e Cabixi;
- 12 – Feriado Municipal – Criação do município de Guajará-Mirim;
- 25 – Feriado Municipal – Dia de São Cristóvão – padroeiro dos municípios de Castanheiras, Theobroma e Alvorada d’Oeste;
- 29 – Feriado Municipal – Dia de Santa Maria – padroeira do município de Buritis.
- Agosto
- 5 – Feriado Municipal – Criação dos municípios de Rolim de Moura e Cerejeiras;
- 6 – Feriado Municipal – Dia da Independência do Estado Plurinacional da Bolívia em Guajará-Mirim;
- 9 – Feriado Municipal – Em memória aos falecidos do Massacre da Fazenda Santa Elina, no município de Corumbiara;
- 15 – Feriado Municipal – Dia de Nossa Senhora dos Migrantes – padroeira do município de Mirante da Serra;
- 16 – Feriado Municipal – Dia de São João Bosco – padroeiro do município de Ji-Paraná;
- 23 – Feriado Municipal – Homenagem ao falecido vereador Acyr José Damasceno, no município Vale do Anari.
- Setembro
- 7 – Feriado Nacional – Dia da Proclamação da Independência do Brasil;
- 8 – Feriado Municipal – Dia de Nossa Senhora da Penha – padroeira do município de Alta Floresta d’Oeste;
- 29 – Feriado Municipal – Dia de São Miguel Arcanjo – padroeiro do município de São Miguel do Guaporé.
- Outubro
- 3 – Feriado Municipal – Transferência do feriado de 2 de outubro – Criação do município de Porto Velho;
- 4 – Feriado Municipal – Dia de São Francisco de Assis – padroeiro dos municípios de Ariquemes, São Francisco do Guaporé, Novo Horizonte do Oeste, São Felipe d’Oeste e Nova Mamoré;
- 11 – Feriado Municipal – Criação dos municípios de Ariquemes, Vilhena e Pimenta Bueno;
- 12 – Feriado Nacional – Dia de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil e dos municípios de Colorado do Oeste, Espigão d’Oeste, Ouro Preto do Oeste e Rolim de Moura;
- 27 – Feriado Estadual – Transferência do feriado do dia 28 de outubro – Dia do Servidor Público.
- Novembro
- 2 – Feriado Nacional – Finados;
- 7 – Feriado Municipal – Instalação do município de Jaru;
- 15 – Feriado Nacional – Proclamação da República;
- 20 – Feriado Nacional – Dia Nacional de Zumbi e Consciência Negra;
- 21 – Feriado Municipal – Instalação do município de Ariquemes;
- 22 – Feriado Municipal – Instalação do município de Ji-Paraná;
- 23 – Feriado Municipal – Instalação do município de Vilhena;
- 24 – Feriado Municipal – Instalação do município de Pimenta Bueno;
- 26 – Feriado Municipal – Instalação do município de Cacoal;
- 28 – Feriado Municipal – Emancipação Política do município de Pimenteiras do Oeste;
- Dezembro
- 8 – Feriado Municipal – Dia de Nossa Senhora da Conceição – padroeira dos municípios de Guajará-Mirim e Candeias do Jamari;
- 13 – Feriado Municipal – Dia de Santa Luzia – padroeira do município de Santa Luzia d’Oeste;
- 24 – Ponto Facultativo – Véspera de Natal;
- 25 – Feriado Nacional – Natal;
- 27 – Feriado Municipal – Criação dos municípios de Buritis, Chupinguaia, Pimenteiras do Oeste e São Francisco do Guaporé;
- 31 – Ponto Facultativo – Véspera de Ano Novo e Instalação dos municípios de Machadinho d’Oeste, Alta Floresta d’Oeste e Cabixi.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Polícia4 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR CUMPRE MANDADOS DE PRISÃO EM ROLIM DE MOURA E PARECIS
-
Rondônia4 dias atrás
Obras de capa asfáltica estão em andamento na RO-473 entre Teixeirópolis e Urupá
-
Rondônia4 dias atrás
Ação para conscientização de condutores sobre mistura de álcool e direção é realizada pelo Detran-RO, em Porto Velho
-
Esporte5 dias atrás
Paulinho curte show em SP enquanto negociação com Palmeiras avança
-
Rondônia4 dias atrás
Obras de manutenção predial em unidades de segurança do estado são entregues pelo governo de RO
-
TJ RO4 dias atrás
TJRO divulga nomes de desembargadores presidente das câmaras julgadoras
-
Esporte5 dias atrás
Real Madrid goleia Sevilla em show no Bernabéu
-
Rondônia2 dias atrás
Rodovia-135 recebe 30 quilômetros de recuperação de asfalto em Nova Londrina, Região Central do estado