Pesquisar
Close this search box.

Cujubim

PM prende 48 integrantes da LCP por provocar destruição em Fazenda

Cujubim

Na tarde do último domingo (16) a Fazenda Paraíso, na Linha MC07 Travessão Atalaia – em Cujubim, foi invadida. Segundo as vítimas vários elementos utilizando fardamento similar ao do Exército Brasileiro, com rostos cobertos, luvas, coturnos, coletes e fortemente armados deram início a invasão.

As vítimas relataram que foram mantidas em cárcere privados, foram algemadas e agredidas fisicamente e o tempo todo sendo ameaçadas de morte com armas de fogo, enquanto isso outras pessoas destruíam a fazenda e ateavam fogo nos bens, subtraíram mais de R$5 mil, celulares, um tablete e um quadriciclo. Por volta das 19h todas as vítimas foram liberadas, em seguida encontraram apoio e chegaram à cidade para registro de ocorrência P13761/2017.

Diante da provável inferioridade numérica, assim como a região ser em maioria de mata fechada, que facilitariam prováveis emboscadas contra as Guarnições, a Polícia Militar de Cujubim acionou reforço policial, que veio no início da manhã de segunda-feira (17). Com a chegada das Guarnições do GOE e Força Tática de Ariquemes, e o apoio aéreo do Núcleo de Operações Aéreas da PM-RO, formou-se um comboio policial e iniciou-se deslocamento até o local onde ocorreram os fatos, a fim de verificar a veracidade das informações.

As vias próximas de acesso à fazenda estavam com pontes parcialmente danificadas e com tratores queimados sobre elas, e vários “miguelitos” (uma espécie de cruz formada por pregos entrelaçados para furar pneus de veículos) espalhados pela estrada. Após combater estes obstáculos o comboio chegou à fazenda, o local estava totalmente destruído.

Com auxílio do Falcão 02 foi possível verificar um aglomerado de pessoas que estavam com rostos cobertos e ateavam fogo em barricadas. O comboio continuou o deslocamento, até o momento que se deparou com uma barricada de várias mulheres, algumas delas com crianças de colo, e também crianças de diversas faixas etárias e vários elementos.

Entre eles, os policiais conseguiram visualizar pelo menos três elementos com armas longas, sendo que estes iniciaram disparos contras as Guarnições. Naquele momento não foi possível revidar a injusta agressão, pois os elementos faziam as crianças de escudo humano.

Diante da situação a Polícia iniciou uma movimentação de forma ordenada e segura, vindo a ocupar posições seguras para revidar a injusta agressão. Os elementos adentram na mata fechada e continuaram a efetuar disparos, neste momento um homem utilizando-se de um rojão, acionou o referido artefato em direção as guarnições, atentando contra a vida destes.

Após cessarem as injustas agressões e verificado que nenhuma pessoa estava ferida, foi dada voz de prisão aos conduzidos e apreendidos infratores. Em seguida feita uma varredura na mata fechada, porém os elementos dos disparos e nem as armas não foram localizados, mas capsulas de diversos calibres foram encontradas, sendo elas de calibre 38, 32, 12, 20, 36 e .40.

Também localizadas várias peças de roupas camufladas, coturnos e o quadriciclo, roubado da fazenda. Diante dos fatos 48 envolvidos foram apresentados à delegacia, assim como todo o material apreendido no local do confronto. O perito plantonista realizou a perícia técnica do local.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cujubim

Investimentos do Programa de Eficiência Energética chegam ao Hospital Municipal de Cujubim

Publicados

em

A população de Cujubim ganhou um importante reforço na infraestrutura de saúde esta semana com a entrega das obras de eficiência energética do Hospital Municipal. A iniciativa, fruto de um investimento superior a R$ 170 mil, foi realizada por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e desenvolvido pela Energisa em Rondônia.

Entre as melhorias implementadas estão o sistema fotovoltaico para geração de energia solar, novos aparelhos de ar-condicionado com selo Procel de eficiência, refrigeradores também certificados e uma iluminação renovada com lâmpadas de LED, que são mais econômicas. Com essas mudanças, já está sendo possível uma economia de 27% na conta de energia, um valor significativo que permitirá ao hospital realocar recursos para outras áreas.

Rosália Oliveira, diretora do hospital, destacou os benefícios dos investimentos, não apenas para a instituição de saúde, mas para toda a comunidade. “Essa redução beneficia tanto os servidores do hospital quanto os pacientes. Com essa economia, será possível direcionar os recursos para outras necessidades”, ressaltou Rosália, que também fez um agradecimento especial à Energisa. “Desde o início das obras até a entrega, fomos tratados com muito respeito e educação pelas equipes da empresa. Somos muito gratos por essa parceria.”

Camila Teixeira Lopes, analista de Eficiência Energética da Energisa, comentou sobre a importância desses investimentos e o compromisso social da empresa com a comunidade de Cujubim. “Para nós, da Energisa, é motivo de orgulho poder contribuir de forma tão direta com a qualidade de vida da comunidade e com o bem-estar dos pacientes. O Programa de Eficiência Energética visa justamente promover o uso racional de energia, e ver os resultados concretos dessa ação em Cujubim nos dá muita satisfação,” afirmou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA