Pesquisar
Close this search box.

Rondônia

Presidente do TJRO defende Estado Digital em abertura das atividades no TRE

Rondônia

Convidado pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Sansão Saldanha, a discursar na sessão de abertura das atividades daquela instituição, o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Walter Waltenberg Silva Júnior, elogiou a Justiça Eleitoral pelo seu maior atributo: a celeridade, e defendeu um Estado Digital, pautado na mesma agilidade que move esse exemplo de Tribunal. “Não há parâmetro em nenhum país com semelhante rapidez que nosso sistema de apuração pela urna eletrônica”, destacou.

Para o presidente do TJRO, seguir essa trilha é o seu maior sonho para o Judiciário rondoniense. “Em mais de 10 anos de militância na Justiça Eleitoral fiquei viciado na celeridade. Por isso sonho com um Estado Digital”, disse referindo-se à integração dos Judiciário com o Ministério Público, Procuradoria do Estado, Secretaria de Segurança Pública Defensoria e OAB, por meio de sistemas informatizados que tornem a comunicação de dados mais ágil e precisa.

“O futuro digital começa com o Boletim de Ocorrência”, exemplificou o desembargador ao lembrar que o secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, Coronel Lioberto Caetano, foi a São Paulo, nesta segunda-feira, para assinar o protocolo de intenções com a Secretaria de Segurança daquele estado que tornará possível a implantação do Boletim Digital nas delegacias de Rondônia.

Caetano confirmou por telefone que o documento foi assinado, tornando possível a customização dos requisitos técnicos necessários para a adoção do sistema nas delegacias. “É muito viável e econômico, já que os custos baixos representam um avanço enorme para fluidez, agilidade e transparência dos dados”, explicou o secretário. Ele destacou, ainda, que o sistema tornará possível o acompanhamento de promotores e juízes desde o primeiro registro dos crimes.

TRE

Na cerimônia de abertura do ano judiciário eleitoral, o presidente do TRE comentou sobre os desafios da população em manter o que considera, ainda, o melhor regime: a democracia. Sansão Saldanha lembrou que a Constituição Federal rompeu os grilhões da ditadura e fixou a gestão dos interesses da sociedade, mas nem sempre é bem usado pelo povo. Ao citar vários problemas sociais conclamou a todos para combater o mau comportamento frente a esse poderoso instrumento de transformação e garantia de direitos.

Para o presidente do TJRO, seguir essa trilha é o seu maior sonho para o Judiciário rondoniense.

Assessoria de Comunicação Institucional TJRO
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Pioneirismo na Região Norte: Governo de RO lança Comitê de Equidade no SUS

Publicados

em

O lançamento do Comitê aconteceu no Iespro, em Porto Velho

O lançamento do primeiro Comitê de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu  na sexta-feira (20), no auditório do Instituto Estadual de Educação em Saúde Pública de Rondônia (Iespro). A criação foi oficializada pela Portaria nº 5318, de 09 de agosto de 2024, com o objetivo de promover e monitorar políticas e ações que assegurem a equidade de gênero, raça e etnia, além de valorizar as trabalhadoras no âmbito do SUS.

O Comitê integra o programa nacional coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), que visa enfrentar desigualdades de gênero e raça, promovendo políticas públicas para combater as desigualdades sociais no Brasil.

O Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou a importância da iniciativa para os profissionais do setor. “Este comitê reforça o compromisso do governo do estado em combater desigualdades históricas e promover o respeito e a dignidade no ambiente de trabalho. É preciso cuidar dos profissionais para que possamos oferecer o melhor de nós à população”, afirmou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a criação do Comitê é um marco que beneficia tanto os profissionais de saúde quanto a população rondoniense, fortalecendo a construção de políticas públicas que priorizam a equidade e o bem-estar de todos.

COMPETÊNCIAS DO COMITÊ 

I – Desenvolver e implementar políticas e estratégias para promover a equidade de gênero, raça e etnia no ambiente de trabalho do SUS em Rondônia;

II – Elaborar e monitorar planos de ação que valorizem as trabalhadoras, assegurando condições dignas de trabalho, saúde e bem-estar;

III – Realizar campanhas de conscientização e capacitação sobre equidade de gênero, raça, etnia e valorização das trabalhadoras para servidores e gestores do SUS;

IV – Monitorar e avaliar as condições de trabalho e saúde das trabalhadoras do SUS, identificando desigualdades e propondo soluções;

V – Promover a participação ativa das trabalhadoras na formulação e implementação de políticas de saúde, garantindo representatividade de gênero, raça e etnia;

VI – Assegurar canais de denúncia e suporte para trabalhadoras que enfrentem discriminação, assédio ou violência no ambiente de trabalho.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA