Política
Presidente Laerte Gomes diz que Rondônia não é vilão nas queimadas
Política
Estado não pode ser visto como devastador e incendiário, pois isso não é verdade, diz parlamentar
O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) usou a tribuna nesta terça-feira (27) para falar sobre as queimadas em Rondônia e em toda a Amazônia. “Sabemos que há interesses de diversos países e até de outros Estados, em criar uma situação embaraçosa para Rondônia, tentando manchar a nossa imagem de Estado promissor economicamente, imputando uma imagem negativa de devastador da selva, o que não é verdade”, destacou.
Laerte Gomes disse que “temos em áreas de reserva, terras indígenas e unidades de conservação mais de 60% do nosso território. Temos ainda as áreas de reservas legais dos proprietários, elevando esse percentual para uns 70%, segundo estimativas. É muito fácil fazer manifestação no Rio de Janeiro e apontar o dedo para Rondônia. São os estados mais industrializados que mais poluem e parecem se esquecer disso”.
Laerte Gomes disse também que “temos que ter muito cuidado e o presidente Jair Bolsonaro (PSL) precisa ter muita sabedoria e cautela em suas decisões e manifestações. Não é quem produz alimento que são os culpados. Não se pode generalizar todo mundo. Não podemos aceitar dessa forma. Estão passando uma imagem como se estivéssemos acabando com tudo. O que não é verdade”, completou.
Ao finalizar, o presidente afirmou que “não somos um Estado devastador, incendiário e sem controle. Ao contrário, fazemos bem ao país e ao mundo, produzindo alimentos e matéria-prima de forma sustentável. Não somos esse vilão e não aceitamos essa injustiça contra Rondônia”.
Refaz Rural
Laerte aproveitou para afirmar que o momento é de se aprovar o Refaz Rural, concedendo isenções de multas e juros da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e da Agência Idaron.
“Muitos estão inviabilizados em acessar crédito, por causa de multas. Importante o Estado fazer esse projeto, mandar para esta Casa e isso é salutar para a nossa economia. Com crédito, os produtores vão poder produzir mais e melhor, com responsabilidade ambiental e promovendo o desenvolvimento sustentável, que é o que todos nós queremos: produzir com sustentabilidade”, destacou.
Foto: Marcos Figueira-Decom-ALE-RO
Polícia
PF descapitaliza cerca de R$ 1 bilhão de organização criminosa
Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia
-
Polícia7 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte7 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO7 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE