Pesquisar
Close this search box.

Esporte

Professor Jefferson Rian é reconduzido a presidência da Federação de Xadrez

Esporte

Em decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o professor Jefferson Rian foi reconduzido à presidência da Federação de Xadrez de Rondônia (FXR). Ele encaminhou texto à imprensa, utilizando linguagem de enxadrista, para comemorar o manifesto judicial. Veja:

NO XADREZ COMO NA JUSTIÇA, LANCE IRREGULAR NÃO TEM VEZ: LEGÍTIMA DIRETORIA ANULA DECISÃO E RETORNA À GESTÃO DA FEDERAÇÃO RONDONIENSE DE XADREZ

LEIA MAIS:

XEQUE MATE: PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DE XADREZ VAI PARA NO XADREZ

É preciso anotar, sem rodeiros, que a legítima Diretoria Federação Rondoniense de Xadrez, recebeu do Superior Tribunal de Justiça, nos autos do Recurso Especial n. 1910107 – RO (2020/0325248-8), o que há de mais fundamental para o exercício da cidadania: JUSTIÇA!

Para tanto, fazemos um breve histórico dos fatos.

Como todo o drama de o Processo de Franz Kafka, no dia 17 de abril de 2017, em nome da Diretoria, o enxadrista Jefferson Rian Ferreira da Silva foi citado em processo cível movido por pessoa legalmente ilegítima para a ação. Era nítida tentativa de o Cavalo se mover em diagonal, o que não é permitido no Xadrez.

Diante de tão insólita situação, esperava-se que, com o processamento dialético da causa, o juízo, que representava o árbitro social, dissesse que não era permitido lance irregular e que o Judiciário não poderia aceitar pedidos esdrúxulos, ou seja, assim como no Xadrez, as regras jurídicas deveriam ser respeitadas.
Entretanto, inovou-se no Tabuleiro e o lance irregular do Cavalo foi permitido e os absurdos pedidos da petição inicial foram julgados procedentes e mais: o Cavalo foi injustamente coroado Rei: em agressão aos regramentos processuais e às Leis do Xadrez.

Em semelhança ao injusto julgamento de Josef K., ocorreu em pleno Séc. XXI, às margens do Rio Madeira, o afastamento ilegal da legítima Diretoria da FRX de suas funções institucionais, em um processo que será objeto de estudos para futuras gerações, no tocante às graves violações ao devido processo legal e às regras do Jogo das Damas e dos Reis.

 

Mesmo diante da força da injustiça, os legítimos representantes da FRX recorreram ao Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, nos autos da Apelação Cível n. 7022423-81.2016.8.22.0001, para apresentar os fundamentos de afastamento da insólita e kafkiana decisão de Primeiro Grau, em virtude da manifesta violação do devido processo legal e, sem dúvidas, dos postulados constitucionais que devem ser observados por qualquer juízo deste País.
De plano, não tardou para os Desembargadores apontarem a ilegalidade do julgamento, com a reforma da sentença, para determinar que a Diretoria da FRX, eleita legitimamente, voltasse a administrar o Xadrez de Rondônia. E foi uníssima a conclusão, pelos julgadores, de que não caberia ao juízo de piso deixar de aplicar a Justiça, bem como de que é indevido validar lance no qual o Cavalo se move em diagonal, haja vista que a Constituição e a Lei do Xadrez devem ser cumpridas.

Afastada a decisão ilegal, as pessoas envolvidas na construção do processo injurídico contra a FRX, com o intuito de não cumprir a ordem judicial, ajuizaram recurso protelatório junto a Superior Tribunal de Justiça.

Diante do uso indevido de recurso processual para evitar a Justiça da decisão que proibiu o lance irregular do Cavalo, a Corte Superior (Resp 1910107/RO), além de não conhecer o recurso manifestamente protelatório, condenou os insurgentes ao pagamento de multa processual, em face de ato atentatório à dignidade do Justiça.
Nesse contexto, a Justiça está consumada. A Diretoria eleita legitimamente para administrar a Federação Rondoniense de Xadrez, representada por Jefferson Rian Ferreira da Silva, aguarda os tramites legais para que seja reempossada no seu mandato e volte a cumprir o seu papel social e institucional na defesa do Xadrez.

Além do mais, há de se recordar que para ser coroado Rei, o Peão precisa chegar a oitava casa e isso só se faz com décadas de muito trabalho e dedicação à Arte de Caíssa e não com base em lances irregulares ou em aventuras jurídicas. E a lição: Cavalo não pode se tornar Rei no Xadrez.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Esporte

Vinicius Júnior é eleito melhor jogador do mundo

Publicados

em

Na noite desta terça-feira, o atacante brasileiro Vinicius Júnior foi consagrado como o melhor jogador do mundo no prestigiado prêmio The Best, da FIFA. Após ser preterido por Rodri na disputa pela Bola de Ouro, o camisa sete do Real Madrid recebeu o reconhecimento máximo pelo seu desempenho no último ano no futebol mundial.

Emocionado, Vinicius Júnior expressou sua gratidão aos familiares e instituições que o apoiaram ao longo de sua trajetória. “Ser eleito o melhor jogador do mundo parecia impossível. Eu era apenas uma criança jogando descalço nas ruas de São Gonçalo. Agradeço a todos que votaram em mim, aos jogadores, treinadores e jornalistas. Minha família sacrificou seus sonhos para viver o meu, e sou eternamente grato por isso”, declarou o jogador ao receber o prêmio.

Vinicius também fez questão de agradecer ao Real Madrid, ao técnico Carlo Ancelotti, e ao Flamengo, clube que o revelou. “Quero seguir jogando no Real Madrid, o maior clube do mundo. E não posso deixar de mencionar o Flamengo, que me colocou no campo e nas ruas. A Seleção Brasileira e meu país sempre me deram força para continuar lutando”, completou.

Apesar de ser o favorito para a Bola de Ouro, entregue pela revista France Football, Vinicius viu o troféu ser conquistado pelo volante espanhol Rodri. No entanto, sua performance na última temporada europeia, onde foi crucial para os títulos da Liga dos Campeões e do Campeonato Espanhol, garantiu-lhe o reconhecimento no The Best. Com 39 jogos, 24 gols e 11 assistências, ele foi eleito o melhor jogador da Champions.

Vinicius Júnior fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a receber o prêmio The Best. Além disso, ele foi o único brasileiro a integrar a seleção dos onze melhores jogadores de 2024.

Outras Premiações no The Best

A cerimônia também destacou outros talentos do futebol mundial. A brasileira Gabi Portilho, do Corinthians, foi incluída na seleção feminina da temporada, enquanto Marta recebeu o prêmio que leva seu nome pelo gol mais bonito do ano.

O meia Thiago Maia, do Internacional, foi homenageado com o prêmio Fair Play por sua atuação nas enchentes no Rio Grande do Sul. O jovem torcedor vascaíno Guilherme Granda foi reconhecido como o melhor torcedor do mundo.

Lista Completa dos Premiados:

– Prêmio Puskás: Alejandro Garnacho
– Prêmio Marta: Marta
– Melhor Goleira do Mundo: Alyssa Naeher
– Melhor Técnica do Mundo: Emma Hayes
– Melhor Jogadora do Mundo: Aitana Bonmatí
– Prêmio Fair Play: Thiago Maia
– Melhor Torcedor do Mundo: Guilherme Granda
– Melhor Goleiro do Mundo: Emiliano Martínez
– Melhor Técnico do Mundo: Carlo Ancelotti

A noite foi marcada por celebrações e homenagens, destacando o talento e a dedicação de jogadores e profissionais que fazem do futebol um espetáculo global.

Fonte: Esportes

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA