Projeto que inclui peixe na merenda escolar é lançado

A prefeitura de Porto Velho lançou, nesta quinta-feira (23), o projeto de implantação do peixe na merenda escolar dos alunos da rede municipal. O prefeito da capital, Dr Hildon Chaves, esteve presente no lançamento do projeto, que também teve participação da presidente da cooperativa dos pescadores Tenente Santana, Marina Gomes, e outras autoridades.

O projeto, que é vinculado à Colônia de Pescadores Z-1 Tenente Santana, a princípio atenderá duas escolas da rede municipal: Nossa Senhora do Amparo e Jesus Nazareno, ambas na Zona Leste da capital.

Ao G1, a presidente da cooperativa contou como o projeto surgiu. “O secretário da Semdestur foi fez uma denúncia de nós, os pescadores. Depois fui até ele, muito brava, e perguntei porque ele não fazia uma parceria ao invés de prejudicar. Expliquei que tinha todos os maquinários para atender na merenda escolar e ele adotou a ideia e hoje estamos apresentando o projeto piloto” explica.

O projeto piloto de peixe na merenda escolar será implantado, inicialmente, nas escolas da Zona Leste de Porto Velho. Entre elas está a Escola Municipal Jesus Nazareno.

A diretora da instituição, Ana Cecília, fala que o projeto será uma abertura para melhoria no cardápio escolar.
“Nós procuramos sempre variar na alimentação das nossas crianças, entre frutas, biscoito, iogurte e sanduíches.

O peixe é um alimento regional e todo mundo conhece e todos gostam. Então tenho certeza que será bem recepcionado pelas nossas crianças”, fala.

Com a finalização da apresentação do projeto às crianças, que estavam no auditório da biblioteca, elas puderam degustar várias receitas feitas com peixes.

Para Iasmin Martins Pinheiro, de 10 anos, o peixe será uma novidade na hora da merenda. “Acho legal essa ideia de ter peixe na escola. Antes era iogurte com bolacha, suco com bolacha todos os dias. Às vezes tinha comida e mingau de arroz e frutas e agora vai ser peixe”, comenta.

O prefeito Hildon Chaves comentou que o projeto piloto é um meio de incentivar na movimentação da piscicultura no município.

“Com esse projeto vamos incentivar a piscicultura como um todo na região de Porto Velho e também valorizar o produto in natura pela colônia de pescadores. Vamos iniciar um projeto piloto em duas escolas e, tudo dando certo, vamos transformar em política de governo e aí sim o incentivo e valorização do peixe. Até porque o peixe faz parte naturalmente da nossa dieta Amazônia”, diz.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Rondônia

Natal: repartições do governo de RO não terão expediente nos dias 24 e 25 de dezembro

Publicados

em

Não haverá expediente nos órgãos e secretarias do governo de Rondônia nesta terça (24) e quarta-feira (25)

Em decorrência de ponto facultativo e feriado nacional em celebração ao Natal, não haverá expediente nos órgãos e secretarias do governo de Rondônia nesta terça (24) e quarta-feira (25). Contudo, os serviços essenciais de saúde e segurança pública serão mantidos. A decisão está em conformidade com o Decreto nº 28.680 do governo de Rondônia, que regulamenta o calendário com feriados e pontos facultativos de 2024.

SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA

Os hospitais da rede estadual seguem em pleno funcionamento no período, assim como as forças de segurança que atuam na proteção da sociedade.

Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato:

  • Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) – 190
  • Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) – 193
  • Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO) – 197
  • Defesa Civil – 199

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA