Colunistas
Queimados com corrupção, poucos políticos sobreviverão a 2018
Colunistas
FILOSOFANDO
“A política e os destinos da humanidade são forjados por homens sem ideais e nem grandeza. Aqueles que têm grandeza interior não se encaminham para a política.” ALBERT CAMUS (1913/1960), filósofo, dramaturgo, romancista e jornalista nascido na Argélia, mas de nacionalidade francesa.
LÓGICA
Michel Temer não tem a menor condição de chegar até 2018, como esperava. Pela primeira vez na Historia, um presidente no poder sofre estas acusações: Obstrução da Justiça; Corrupção passiva e Organização criminosa, que é a antiga formação de quadrilha.
DESALENTADOR
É mesmo difícil para o cidadão-contribuinte-eleitor acreditar no interesse das autoridades em combater, de fato, as maracutaias criadas para desviar o torrar o dinheiro público nesse jovem estado do Brasil. As constantes denúncias sobre o ralo da publicidade (totalmente desnecessária e ilegal diante da legislação que regulamenta o assunto) que irriga interesses restritos de pequenos grupos da mídia (amestrada) ainda não despertou no MP estadual ou no próprio TCE interesse em investigar nada.
CONTINUA
E a farra continua: o dinheiro do contribuinte está sendo usado até para incensar uma banda de rock, enquanto os verdadeiros grupos da cultura local ficam à míngua de qualquer apoio das instituições públicas. A enxurrada de veiculação inunda todas as mídias e os órgãos do controle externo permanecem calados. Os espetáculos de grupos artísticos que se apresentam (só para exemplificar) no “Mercado Cultural” (rá,rá,rá,rá,rá) não são estimulados nem com um plano de divulgação, obrigando-os a passar o chapéu entre o público escasso e incidental.
APOIANDO
Tem apoio dos três senadores rondonienses a manobra dos bastidores do Senado visando pedir a mesa que comanda a Casa para derrubar a suspensão do mandato de Aécio Neves, determinada pelo ministro Edson Fachin. A informação é de fonte da coluna em Brasília. Parece que os senadores rondonienses ainda não se deram conta de que apoiar uma medida para livrar a cara do tucano Aécio vai contribuir para afundá-los ainda mais na navegação programada para 2018.
ENGANANDO
Meu Deus, como a gente se engana na política. Eu sempre soube que Edgar do Boi era um político fraco, até medíocre, mas não imaginava que tivesse pendores para aderir ao cordão dos corruptos e negocistas da política. Até imaginei que ele pudesse dar seguimento ao seu projeto de chegar ao legislativo federal no próximo ano, afinal lá estava ele fazendo o papel de um vice-prefeito atuante, um “capataz de obra”. Estava tão envolvido nesse novo papel a ponto de se afastar de antigos amigos e colaboradores menos, é claro, do Clodoaldo, seu fiel escudeiro.
DEGOLADO
A revelação de que o Edgard (Tonial) do Boi andou bebendo na fonte das propinas desse caso JBS teve o efeito imediato de uma degola. É claro que o simples anúncio de seu afastamento do gabinete de vice-prefeito não significa muita coisa para a gestão do prefeito Hildon Chaves. Com a degola de Edgar, não foi só a vaca que foi para o brejo, mas a boiada inteira. Quem vai aceitar continuar no PSDC se ele não for substituído rapidamente. Quem fará novamente qualquer tipo de acerto político com o (ainda) vice-prefeito?
SOLDO
Afinal, o “Do Boi” só pode perder o cargo se houver uma decisão do judiciário nesse sentido. Ele pode até não ter mais gabinete (e essa uma decisão pertinente ao prefeito Hildon), mas continua vice e recebendo os proventos legais desse cargo eletivo, um salário que certamente a enorme maioria dos trabalhadores não recebe nem em sonhos. Será que o Edgar vai renunciar aos proventos? Se tiver humildade e ao mesmo tempo grandeza, deveria agir assim.
MAIS INVESTIGAÇÃO
Estima-se que a JBS repassou cerca de 3 dezenas de milhões a políticos e autoridades rondonienses. Ora, se o Edgar do Boi, uma figura de pouca importância política, recebeu tanta grana como se divulgou, imagine nomes de maior peso e influência política no estado, principalmente aqueles que garantiram facilidades ou inventaram dificuldades para os “reis da carne”?
Principalmente no mundo político muitos suspeitos estão sendo arrolados para novas investigações. Especialmente aqueles que tiveram alguma ligação com a (quá!qua!qua!qua!) CPI do Friboi na Assembleia…
POUCA COISA
É uma pena, mas não há como negar isso: o legislativo estadual tem concentrado sua pauta nesse semestre em audiências públicas, entrega de forma indiscriminada de láureas, para todas as categorias profissionais dos servidores públicos. As coisas são tão absurdas que certamente ao final dessa legislatura todos integrantes das forças da segurança pública estarão medalhadas… Não vai sobrar ninguém para ser homenageado no futuro.
AVALIANDO
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) avalia lançar-se na disputa eleitoral do próximo ano. Seu “ghostwriter” distribuiu nessa semana uma manifestação (uma espécie de sinal) de Thomé defendendo diálogo urgente no Brasil, numa defesa da reforma trabalhista. Ainda não dá para prever se a luminosidade pretendida por Marcelo Thomé será o bastante para cacifá-lo no jogo mais pesado, como o de governador ou senador.
ARRISCANDO
O Senador Valdir Raupp, também incluído na relação dos políticos rondonienses agraciados com as propinas distribuídas pelo grupo JBS, conforme publicação veiculada na FSP sofre novo abalo em sua posição privilegiada no mundo político de Rondônia.
SOBREVIVENTES
Raupp já denunciado pela PGR, por decisão de Janot, é réu em processo da Lava Jato em tramitação no STF, agora é atingido pelo também chamado de “escândalo da Friboi”. Arrisca mais uma vez soçobrar eleitoralmente no próximo ano. Diante do envolvimento de boa parte da bancada nesses escândalos, é difícil saber quem serão os sobreviventes nas urnas de 2018.
FÔLEGO
Valdir Raupp ainda é o cacique do PMDB. E nessa condição de uma declaração favorável a Maurão de Carvalho, o presidente da Assembleia, garantindo que o deputado será “o candidato a governador” da legenda. Mas na verdade, nesse momento a questão que permanece, entretanto, é saber até onde vai o fôlego de Raupp para garantir compromissos. Afinal não será cofiando a barba que ele estancará o desmonte formatado de sua biografia política.
Colunistas
Cuidar da circulação pode ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde
Conheça algumas dicas de prevenção e cuidados para evitar doenças que possam afetar os vasos sanguíneos
O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010. Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023. Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.
Com o avançar da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento. “Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a médica Allana Tobita, cirurgiã vascular e membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).
Como prevenir
Para evitar estas situações, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes mesmo de chegar à terceira idade. Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos, o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares, entre outros.
“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. Já a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana.
Comida que faz bem
A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da receita para cuidar e prevenir doenças circulatórias na terceira idade.
“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos, evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”, comenta.
Cuidado com a mente e o sono
Allana também traz como recomendação a necessidade do sono saudável e o controle do estresse. Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.
“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que por consequência afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.
Sobre as meias de compressão
As meias de compressão funcionam como uma “bomba da panturrilha”, e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração. Algumas meias como os modelos da SIGVARIS GROUP possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por problemas de circulação, a exemplo de inchaços, dores, entre outros.
Sobre a SIGVARIS GROUP
A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.
-
Polícia7 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte7 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE
-
Esporte7 dias atrás
Fifa revela vencedores do Prêmio The Best em evento de gala no Catar