Pesquisar
Close this search box.

Rondônia

Rolim de Moura – 1º Seminário de Cacau acontece nesta sexta-feira, (14)

Rondônia

O 1º Seminário de Cacau será realizado nesta sexta feira(14/07), a Prefeitura de Rolim de Moura (RO), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com CEPLAC (Comissão Executiva de Plano de Lavoura Cacaueira), SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)Sindicato do Trabalhador Rural, e bancos, realizarão o evento no auditório da UNIR (Universidade Federal de Rondônia), localizada na Av. Norte Sul saída para Ji-Paraná (RO),  a partir das 7h 30min até as 17h.

O evento contará com palestra sobre a Cultura do cacau: Tecnologia e Produtividade; Perspectivas para a cultura do cacau em Rondônia; Custo de Produção; Mercado de cacau; Crédito para a cultura do cacau e Demonstrativo de técnicas de enxertia.

Segundo o Secretário de Agricultura Dionísio Pereira “Goiaba”, o seminário visa fortalecer e incentivar o plantio e o cultivo do cacau na região. “Queremos mostrar uma nova visão aos nossos agricultores e possibilitar a disseminação de novas tecnologias. Esse será o momento para os produtores que querem investir na produção de cacau, tirarem todas as dúvidas relacionadas aos temas que serão abordados no encontro”, finalizou o Secretário Dionisio.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Rondônia

Pioneirismo na Região Norte: Governo de RO lança Comitê de Equidade no SUS

Publicados

em

O lançamento do Comitê aconteceu no Iespro, em Porto Velho

O lançamento do primeiro Comitê de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu  na sexta-feira (20), no auditório do Instituto Estadual de Educação em Saúde Pública de Rondônia (Iespro). A criação foi oficializada pela Portaria nº 5318, de 09 de agosto de 2024, com o objetivo de promover e monitorar políticas e ações que assegurem a equidade de gênero, raça e etnia, além de valorizar as trabalhadoras no âmbito do SUS.

O Comitê integra o programa nacional coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), que visa enfrentar desigualdades de gênero e raça, promovendo políticas públicas para combater as desigualdades sociais no Brasil.

O Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou a importância da iniciativa para os profissionais do setor. “Este comitê reforça o compromisso do governo do estado em combater desigualdades históricas e promover o respeito e a dignidade no ambiente de trabalho. É preciso cuidar dos profissionais para que possamos oferecer o melhor de nós à população”, afirmou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a criação do Comitê é um marco que beneficia tanto os profissionais de saúde quanto a população rondoniense, fortalecendo a construção de políticas públicas que priorizam a equidade e o bem-estar de todos.

COMPETÊNCIAS DO COMITÊ 

I – Desenvolver e implementar políticas e estratégias para promover a equidade de gênero, raça e etnia no ambiente de trabalho do SUS em Rondônia;

II – Elaborar e monitorar planos de ação que valorizem as trabalhadoras, assegurando condições dignas de trabalho, saúde e bem-estar;

III – Realizar campanhas de conscientização e capacitação sobre equidade de gênero, raça, etnia e valorização das trabalhadoras para servidores e gestores do SUS;

IV – Monitorar e avaliar as condições de trabalho e saúde das trabalhadoras do SUS, identificando desigualdades e propondo soluções;

V – Promover a participação ativa das trabalhadoras na formulação e implementação de políticas de saúde, garantindo representatividade de gênero, raça e etnia;

VI – Assegurar canais de denúncia e suporte para trabalhadoras que enfrentem discriminação, assédio ou violência no ambiente de trabalho.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA