Pesquisar
Close this search box.

Rondônia

#ROLIMDEMOURA: Abertas inscrições para o IV Simpósio de Recursos Hídricos 

Rondônia

Apresentado pelo projeto Viveiro Cidadão, com patrocínio da Petrobras e proposto pela Ação Ecológica Guaporé – Ecoporé o evento que é considerado um dos maiores do segmento da Amazônia, buscando promover o conhecimento da relação entre as florestas e a água acontecerá entre os dias 20 e 21 de setembro em Rolim de Moura.

As inscrições para participação no IV Simpósio que também é realizado pela Universidade Federal de Rondônia – Campus Rolim de Moura; Centro de Estudos da Água; Grupo de Pesquisa Experimental Diálogo Hídrico Multidisciplinar, Grupos de Pesquisa: Aigua, Territori i Sostenibilitat e T-Amazônia (ordenamento territorial da Amazônia), pode ser efetuada a partir desta quarta-feira (15) através do site institucional http://www.simposiohidrico.unir.br na aba Inscrições.

Com a temática: “Nossas matas, nossos rios”, o Simpósio contará com a participação de palestrantes de renome nacional que abordarão temas como o Sistema Aquífero Grande Amazônia – SAGA; Agricultura, água e desenvolvimento; Indicadores Hídricos, dentre outros. Ao final de cada painel haverá uma mesa redonda, onde os participantes poderão expor suas opiniões em relação aos temas bem como realizar perguntas aos membros da mesa.

As atividades serão iniciadas a partir das 07h da manhã do dia 20 de setembro, com o credenciamento dos participantes. Os primeiros 100 credenciados receberão um kit do evento.

Envio de trabalhos acadêmicos – PRORROGADO

Com prazo prorrogado as submissões de trabalhos serão aceitas somente através do e-mail: simposiohidrico_cientifico@unir.br até o dia 19 de agosto às 23h59min.

Serão aceitas submissões de artigos, revisões, notas científicas, painel (apenas para ONGs, Grupos de Pesquisas, Comitês de Bacia Hidrográfica, Instituições de Pesquisa Governamental e Organizações não Governamental) e trabalhos técnicos em português, espanhol ou inglês, resultantes de pesquisas dos eixos temáticos do evento, desenvolvidas ou aplicadas à região Amazônica. Para mais informações acesse o site do evento: http://www.simposiohidrico.unir.br

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Rondônia

Pioneirismo na Região Norte: Governo de RO lança Comitê de Equidade no SUS

Publicados

em

O lançamento do Comitê aconteceu no Iespro, em Porto Velho

O lançamento do primeiro Comitê de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu  na sexta-feira (20), no auditório do Instituto Estadual de Educação em Saúde Pública de Rondônia (Iespro). A criação foi oficializada pela Portaria nº 5318, de 09 de agosto de 2024, com o objetivo de promover e monitorar políticas e ações que assegurem a equidade de gênero, raça e etnia, além de valorizar as trabalhadoras no âmbito do SUS.

O Comitê integra o programa nacional coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), que visa enfrentar desigualdades de gênero e raça, promovendo políticas públicas para combater as desigualdades sociais no Brasil.

O Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou a importância da iniciativa para os profissionais do setor. “Este comitê reforça o compromisso do governo do estado em combater desigualdades históricas e promover o respeito e a dignidade no ambiente de trabalho. É preciso cuidar dos profissionais para que possamos oferecer o melhor de nós à população”, afirmou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a criação do Comitê é um marco que beneficia tanto os profissionais de saúde quanto a população rondoniense, fortalecendo a construção de políticas públicas que priorizam a equidade e o bem-estar de todos.

COMPETÊNCIAS DO COMITÊ 

I – Desenvolver e implementar políticas e estratégias para promover a equidade de gênero, raça e etnia no ambiente de trabalho do SUS em Rondônia;

II – Elaborar e monitorar planos de ação que valorizem as trabalhadoras, assegurando condições dignas de trabalho, saúde e bem-estar;

III – Realizar campanhas de conscientização e capacitação sobre equidade de gênero, raça, etnia e valorização das trabalhadoras para servidores e gestores do SUS;

IV – Monitorar e avaliar as condições de trabalho e saúde das trabalhadoras do SUS, identificando desigualdades e propondo soluções;

V – Promover a participação ativa das trabalhadoras na formulação e implementação de políticas de saúde, garantindo representatividade de gênero, raça e etnia;

VI – Assegurar canais de denúncia e suporte para trabalhadoras que enfrentem discriminação, assédio ou violência no ambiente de trabalho.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA