50.537 contratos de serviço firmados com a empresa
Rondônia pode ser o estado brasileiro mais afetado caso a Starlink pare de funcionar no Brasil
Tecnologia
Veja regiões brasileiras que podem ser mais afetadas se Starlink cair
Ao todo, Brasil têm 215.320 mil contratos com a Starlink, sendo mais de 23% deles na região Norte e em Rondônia são 50.537 contratos de serviço firmados com a empresa
Em meio a disputa judicial entre Elon Musk e Alexandre de Moraes que recentemente envolveu os satélites de internet do bilionário, Rondônia pode ser o estado brasileiro mais afetado caso a Starlink pare de funcionar no Brasil.
Ao todo, o estado têm 50.537 mil contratos de prestação de serviço firmados com a empresa. O número representa 23,45% de toda operação da Starlink no Brasil. Os dados são da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
No geral, a rede de internet criada por Elon Musk têm 215.320 mil contratos em território brasileiro. Além da região Norte, o Sudeste é o segundo estado com o maior número de acessos no Brasil, com 63.097.
A Starlink entrou na mira do ministro Alexandre de Mores, do Supremo Tribunal Federal (STF), em meio a discussão envolvendo o X.
Na noite dessa quarta-feira (28/8), o ministro intimou o dono da rede social a identificar um representantes legal no Brasil em 24h, sob a pena de tirar o X o ar se a decisão não for cumprida.
Antes da decisão, a empresa de internet de Musk já havia entrado na mira de Moraes na última semana. O ministro determinou o bloqueio de contas da Starlink por falta de representantes legais do X no país e o não pagamento de multas contra a rede social.
“Esta ordem é baseada em uma determinação infundada de que a Starlink deve ser responsável pelas multas cobradas – inconstitucionalmente – contra o X. Ela foi emitida em segredo e sem dar à Starlink qualquer um dos devidos processos legais garantidos pela Constituição do Brasil”, escreveu a empresa em um comunicado divulgado no X nesta quinta-feira (29/8). “Pretendemos abordar o assunto legalmente”.
De acordo com a nota, a empresa de Musk está “fazendo todo o possível para garantir que seu serviço não seja interrompido” no Brasil em consequência das decisões do ministro do STF.
Tecnologia
5G da TIM chega em Rolim de Moura
A operadora está presente também com a cobertura de quinta geração em Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena.
A TIM segue com a expansão da maior cobertura 5G do Brasil e comemora a ativação da tecnologia para os clientes de Rolim de Moura, em Rondônia. O objetivo é aprimorar ainda mais a experiência e possibilitar novas oportunidades de navegação, com velocidades superiores ao 4G.
Para desfrutar da nova rede 5G da TIM, não é preciso trocar de chip, basta possuir um smartphone compatível com a tecnologia, sendo que quase 90% dos aparelhos disponíveis nos canais de venda da companhia são compatíveis. A TIM está comprometida em proporcionar uma experiência de alta velocidade e conectividade confiável aos seus clientes em todo o Brasil.
A TIM também está presente com o 5G em Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena.
O 5G leva benefícios significativos para a economia local, possibilitando a automação do agronegócio e facilitando a vida da população e o crescimento do comércio eletrônico de pequenos empresários e novos empreendimentos. Além dos benefícios para o consumidor final, o 5G impulsiona fortemente o mercado corporativo, porque viabiliza a chamada Indústria 4.0 e a utilização de soluções relacionadas à Internet das Coisas. A tecnologia também pode estimular o crescimento de importantes setores da economia, como educação, saúde, transporte e segurança, entre outros.
Em setembro, a TIM ativou sua tecnologia de quinta geração em 92 novas localidades, abrangendo estados como o Pará, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Maranhão, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Alagoas, Amapá, entre outros. Essa ampliação reflete o compromisso da companhia em fornecer uma cobertura abrangente e de alta qualidade aos seus clientes, garantindo uma melhor experiência no uso de dados.
O diretor de Rede da TIM Brasil, Homero Salum, afirma que a operadora vem trabalhando continuamente para ampliar sua rede. Segundo o executivo, a expansão do 5G traz diversos benefícios não só para os clientes, mas para o país como um todo. “A tecnologia 5G eleva a experiência de conectividade junto aos usuários, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico e social das cidades e regiões conectadas. Impulsiona a economia local, favorece a automação industrial, o acesso a serviços essenciais e o crescimento da economia digital”.
Sobre a TIM
“Evoluir juntos com coragem e respeito, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM. A operadora tem a maior cobertura móvel e presença 4G do Brasil e lidera a implementação do 5G no país, em linha com sua atitude protagonista e a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, S&P/B3 Brasil ESG, IDIVERSA e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Desde 2022, tem sido selecionada anualmente para o Sustainability Yearbook, publicação da S&P que reúne as empresas com as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, e foi a primeira operadora a obter a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o FTSE Russell D&I Index 2024 (antigo Refinitiv D&I Index). Para mais informações, acessewww.tim.com.br.
-
Polícia7 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte7 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO7 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE
Você precisa estar logado para postar um comentário Login