Rondônia
Rondônia sedia encontro para debater a inovação na Amazônia com apoio institucional da Faperom
Rondônia
Rondônia sedia nos dias 19, 20 e 21 de junho, encontro idealizado pela Financiadora de Estudos e Projetos – Finep, empresa pública federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que fomenta a ciência, tecnologia e inovação. O evento ocorreu em Porto Velho, com o objetivo de buscar projetos de inovação em Rondônia, para desenvolvimento e ampliação de sua ação na região Amazônica.
A Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas, Tecnológicas e à Pesquisa – Fapero, que tem vínculo com a Finep/MCTI, apoiou a realização do evento e encaminhou as ações do Governo de Rondônia em prol da inovação, com os Programas Centelha e Tecnova.
A coordenação do evento ficou sob a responsabilidade do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia – Fiero. O tema central abordou as linhas de crédito reembolsáveis e não reembolsáveis aos programas e projetos desenvolvidos em Rondônia, no foco da inovação. Segundo o coordenador Regional Norte da Finep, Rodrigo Lima, o evento objetiva apoiar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação, ou seja é voltado a pesquisadores que atuam nas universidades, institutos de tecnologia, startups e empresários que queiram melhorar os seus produtos e processos de produção, a fim de aumentar a competitividade no mercado regional e nacional.
A Finep tem atuado no estado de Rondônia com destaque para o Programa Centelha, importante programa federal de apoio ao empreendedorismo regional, que criou novos modelos de inovação e startups. O Programa Tecnova também é um programa de iniciativa da Finep, focado na valorização das expertises e vocações de Rondônia. O evento “Rumo à Inovação Sustentável” é pioneiro na Amazônia e Rondônia foi escolhido para o lançamento.
Durante o evento, o governador Marcos Rocha assinou uma mensagem de proposta de lei para a Assembleia Legislativa sobre o Programa de Inovação, a Rede de Incubadoras de Rondônia e a criação do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia. “Estamos promovendo uma revolução no ambiente de negócios de Rondônia e vamos avançar para que o nosso Estado esteja no ranking dos dez estados mais competitivos do Brasil. Vamos trabalhar para sermos o maior produtor e exportador de alimentos da Amazônia Legal e continuaremos a investir na atração de investimentos externos, na diversificação da economia e melhoria da infraestrutura logística, com apoio da iniciativa privada”, destacou o governador.
O presidente da Fiero, Marcelo Thomé fez a abertura do evento, afirmando que o apoio da Finep, por intermédio das suas linhas de crédito para financiamento, é fundamental para impulsionar os negócios na região. “O combustível que nos move e que precisa estar no tanque, é o recurso financeiro, para além da ideia, motivação e do propósito. É fundamental para obter bons projetos de inovação e empreendimentos, e principalmente, o desenvolvimento da competência local, pois não podemos mais ser reféns de projetos vindos de fora. Precisamos produzir nossas próprias soluções, de acordo com as necessidades da região”, enfatizou.
A Fapero, por meio das Diretorias de Departamento de Apoio à Pesquisa, de Formação em Recursos Humanos em Ciência e Tecnologia e a Diretoria do Departamento de Inovação e Transferência de Tecnologia coordena os programas e projetos de inovação.
Fonte: Governo RO
Rondônia
Centro de Reabilitação de Rondônia realiza mais de 9 mil atendimentos em onze meses
Com o objetivo de oferecer atendimento especializado, o Centro de Reabilitação de Rondônia (CERO), unidade de referência em reabilitação infantil e adulta, realizou, entre os meses de janeiro e novembro de 2024, cerca de 9.151 mil atendimentos em diversas especialidades. O Centro de Reabilitação está localizado na Avenida Barão do Amazonas, nº 9.960, Bairro Mariana, em Porto Velho.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os serviços oferecem acessibilidade, dignidade e qualidade de vida aos cidadãos. “O governo segue trabalhando para incluir e cuidar, transformando vidas, desde o público infantil até o adulto”, salientou.
ATENDIMENTO
Para ser atendido, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Após o registro na regulação, é feito o agendamento do atendimento.
A unidade disponibiliza consultas e acompanhamentos nas especialidades de:
- Fisioterapia pediátrica e adulta
- Fonoaudiologia
- Terapia ocupacional
- Psicologia
- Psicopedagogia
- Neuropediatria
- Neuropsicologia
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, ressaltou que, a unidade também é responsável por adquirir e entregar aos usuários do SUS meios de locomoção, como cadeiras de rodas, andadores, muletas, entre outros. “O trabalho da gestão é benéfico para atender com dignidade os usuários do Sistema Único de Saúde, promovendo eficiência e dinâmica no atendimento e bem-estar dos rondonienses.”
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Polícia7 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte7 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO7 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE