Pesquisar
Close this search box.

Política

#SENADOFEDERAL: Ranking dos senadores mais bem avaliados do Brasil, os de representante de RO nem aparecem.

Política

Os senadores Cristovam Buarque (PPS-DF), Paulo Paim (PT-RS), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Ana Amélia (PP-RS) e Alvaro Dias (Podemos-PR) são os cinco integrantes do Senado mais bem avaliados da história do Prêmio Congresso em Foco.

Levantamento inédito publicado pela nova edição da Revista Congresso em Foco revela que 28 dos atuais 81 senadores foram premiados ao menos uma vez desde 2006. Eles passaram por pelo menos um dos três filtros utilizados ao longo dos anos: o voto de jornalistas que cobrem o Congresso, o júri especializado e o voto popular, pela internet. Em comum entre eles, nenhum respondia a inquérito ou ação penal no momento da votação, regra instituída para definir os aptos à premiação.

O novo ranking foi elaborado com base na relevância de cada categoria. Cada posição alcançada pelo parlamentar recebeu uma pontuação (veja os critérios mais abaixo).

Em suas 11 edições, o Prêmio Congresso em Foco reconheceu os parlamentares mais bem avaliados do país em um período importante da democracia brasileira, no qual as instituições enfrentam profundo e crescente descrédito popular. Combater a ideia equivocada e nociva de que “todos os políticos são iguais e ruins” virou uma marca do Congresso em Foco, seja na cobertura diária das atividades da Câmara e do Senado, seja naquela que se tornou a premiação mais importante da política brasileira.

Veja o ranking completo dos senadores mais bem avaliados

Conheça os critérios adotados para a pontuação

Júri

Melhores senadores

1º colocado – 6 pontos

Demais classificados – 3 pontos

Categorias especiais

Vencedores – 3 pontos

Demais classificados – 2 pontos

Votação popular na internet

Melhores senadores

1º colocado – 5 pontos

2º colocado – 4 pontos

3º colocado – 3 pontos

Demais classificados – 2 pontos

Categorias especiais

Vencedor – 2 pontos

Demais classificados – 1 ponto

Jornalistas

Melhores senadores

1º colocado – 4 pontos

Demais classificados – 2 pontos

Conheça a premiação

Prêmio Congresso em Foco foi criado em 2006, dois anos após a criação do site. Desde o início, o objetivo da premiação é enfrentar a onda de desqualificação da política, que, de lá para cá, só se acentuou. A premiação destaca a importância de valorizar o Poder Legislativo e a democracia. A cada edição, o Congresso em Foco publica o regulamento do prêmio e o submete à consulta popular. Só podem ser votados os parlamentares que, até o período de votação, não possuam inquéritos ou ações criminais na Justiça. Ao longo dos anos, foram feitos aperfeiçoamentos, como a inclusão de categorias especiais e da votação de um júri especializado.

Levantamento feito por Thalitta Essi sob a supervisão de Eduardo Militão.

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

PF descapitaliza cerca de R$ 1 bilhão de organização criminosa

Publicados

em

Nesta 3ª fase das investigações, constatou-se que a organização criminosa contava com a participação de servidores ocupantes de cargos estratégicos e de direção do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM)
WhatsApp Image 2024-12-09 at 09.50.08 (1).jpeg

Na manhã desta segunda-feira, 9/12, Dia Internacional Contra a Corrupção, a Polícia Federal deflagrou a Operação Expurgare, com ações simultâneas nos estados do Amazonas, Pernambuco e Rondônia. A Operação Expurgare é uma continuação da Operação Greenwashing.

Nesta 3ª fase das investigações, constatou-se que a organização criminosa contava com a participação de servidores ocupantes de cargos estratégicos e de direção do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM). Esses servidores utilizavam suas posições para facilitar práticas ilegais, como a emissão de licenças ambientais fraudulentas, suspensão de multas e autorizações irregulares para desmatamento.

Os envolvidos já haviam sido indiciados em 2019 durante a Operação Arquimedes, que investigou crimes semelhantes. Nesta etapa, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisões preventivas, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal da Subseção Judiciária de Manaus/AM, como parte das estratégias para desmantelar o esquema criminoso.

A Operação Greenwashing já havia revelado um esquema de fraudes fundiárias que se estendeu por mais de uma década e foi iniciado em Lábrea/AM, envolvendo a duplicação e falsificação de títulos de propriedade. Essas fraudes resultaram na apropriação ilegal de cerca de 538 mil hectares de terras públicas.

Entre 2016 e 2018, a organização criminosa expandiu suas atividades ilícitas, reutilizando títulos de propriedade e inserindo dados falsos no Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF), com a colaboração de servidores públicos e responsáveis técnicos. Nos últimos três anos, uma nova expansão das atividades ilícitas do grupo ocorreu na região de Apuí/AM e Nova Aripuanã/AM.

Por meio das medidas já implementadas, foi possível desarticular financeiramente a organização criminosa, que resultou na descapitalização de quase R$ 1 bilhão. A Polícia Federal reforça que operações como a Expurgare são fundamentais para combater a corrupção, proteger o meio ambiente e responsabilizar os envolvidos em atividades ilícitas.

Denúncias anônimas sobre os crimes em investigação podem ser encaminhadas por meio do canal https://forms.office.com/r/UBmPaNbDxM. A PF garante o sigilo absoluto e a proteção da identidade do denunciante.

WhatsApp Image 2024-12-09 at 09.50.18.jpeg
WhatsApp Image 2024-12-09 at 09.50.08.jpeg

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA